Tendências de Mercado: como identificar? Saiba quais são as 4 principais

As tendências de mercado são as metas fundamentais que os gestores e analistas precisam ter no horizonte de visão para que, através de um estudo aprofundado e um olhar aguçado, seja possível não só prever o futuro, mas se preparar para desfrutar o seu melhor.

Desse modo, de nada adianta estar na linha de frente da produção de conteúdo de uma assistência técnica celular apple ou mesmo investir grandes esforços em e-mail marketing sem que, para tudo isso, haja método e visão em relação ao atual cenário.

Isso ocorre em todos os segmentos do mercado independentemente do tamanho das empresas que os componham.

A verdade é que, para que se torne viável a aplicabilidade de qualquer estratégia comercial, é necessário que haja uma compatibilidade com o que a moda abraçou. 

Isso de modo que não se pode vender nem mesmo um zimbro bagas sem que ele tenha caído no gosto do povo.

Por esta razão, e para que fique ainda mais claro a importância de se pensar nesse aspecto, será de grande serventia abordar essas tendências que o mercado apresenta como tema deste artigo destacando as coisas mais importantes em torno deste assunto.

Para que se possa pensar em cada uma delas até mesmo durante a campanha de vendas de um mousepad pvc, será necessário ilustrar o que são essas tendências, bem como dar os motivos plausíveis pelos quais todas as empresas devem estar sempre as explorando.

Além disso, serão apresentados os diferentes tipos de tendência e as peculiaridades de cada uma delas. Por fim, será explicado como é que se deve fazer para identificar as tendências do mercado.

Afinal, o que são essas tendências?

Conforme está definido dentro do dicionário Michaelis, a palavra Tendência possui como significado uma evolução de algo em um dado sentido ou mesmo uma orientação.

Em outras palavras, é possível dizer que, com esse conceito em mente, é possível entender em que consiste uma tendência de mercado. Ela se trata justamente da direção pela qual um determinado setor está sendo conduzido. 

Dito de outro modo, essa tendência significa a observação das ações do presente e, por meio disso, a criação de uma expectativa sobre quais seguirão os grandes destaques de um segmento no futuro, ainda que se venda rastreador veicular com chip.

Ao longo do tempo, sempre houve uma preocupação voltada à identificação dessas previsões, sendo utilizados diferentes meios para alcançar isso.

Atualmente, principalmente por meio da ciência de dados, há a possibilidade de fazer uma análise das principais tendências do mercado de forma muito mais assertiva. 

É claro que essa análise demanda muito mais trabalho e também um custo econômico para a companhia. Entretanto, pode trazer diversas vantagens que possuem a capacidade de compensar qualquer investimento feito.

Por que se deve explorar as novas tendências?

Identificar tendências de mercado é fundamental para a criação de táticas eficientes e personalizadas para as empresas, uma vez que isso significa estar sempre um passo à frente. 

Compreendê-las e estudá-las otimiza de forma significativa as vantagens competitivas, visto que é a partir de dados mercadológicos que as companhias reconhecem necessidades não atendidas e, em consequência disso, também reconhecem as oportunidades.

Se uma pessoa não estiver causando a sua própria disrupção, certamente um outro alguém estará. Desse modo, compreender as tendências consiste na antecipação de um conjunto de mudanças que, mais cedo ou mais tarde, deverão ser tomadas.

Isso significa que a compreensão antecipada desses fatores consiste, por si só, em uma vantagem enorme, visto que será possível sair na frente das demais empresas, mesmo que se atue no nicho das vendas de porta de aço de enrolar automática.

Além do mais, um grande percentual das empresas que existem hoje não existirão daqui a dez anos. Por isso, sem enxergar as tendências do futuro, diversas companhias que lideram os seus setores hoje poderão certamente deixar de existir.

Prever as mudanças antes que elas se tornem realidades e ser pioneiro no próprio mercado é o grande desafio das corporações, e é exatamente por isso que elas devem estar atentas a todos os sinais que o atual mercado emite.

Quais são os tipos de tendências existentes?

A cotação dos ativos poderá apresentar apenas três características em relação às tendências. Ou seja, para que se possa defini-las, é necessário considerá-las como alta, baixa ou indefinida. E é a partir disso que se pode compreender cada uma delas.

Uma linha de tendência de alta, ou Bull Market, como também é conhecida, ocorre quando o movimento comprador se supera perante o do vendedor ao longo de determinado tempo.

Isso significa o mesmo de dizer que o próximo topo deverá estar acima do anterior, e esse movimento irá se repetir para que seja possível confirmar a tendência, ainda que a empresa que se interesse por esse dado trabalhe com aluguel de ultrasom herus.

É preciso se atentar ao fato de que, quanto maior for o tempo de duração da tendência, muito mais significativa ela será e mais difícil será a sua reversão.

Desse modo, nas tendências de alta, é muito mais simples operar comprando, ou seja, ganhar com a alta das cotações.

Além do mais, os traders também observam outros indicadores táticos e formações gráficas para a antecipação da reversão da tendência antes que ela aconteça. 

Já a linha de tendência de baixa funciona justamente como o oposto da anterior. Nesse caso, os comerciantes ganham a queda de braço com os compradores.

Quando o mercado está em queda, é costumeiro que se chame a tendência pelo outro nome como também é conhecido, que é um Bear Market. 

Desse modo, o próximo topo deve estar em um nível inferior ao anterior e esse padrão deverá se repetir várias vezes, confirmando a força da tendência.

Finalmente, há a situação em que o mercado não possui uma direção clara, isto é: não está nem subindo, nem descendo.

No jargão da área, as pessoas costumam dizer que está lateralizado ou mesmo de lado, ainda que seja dentro de uma empresa que trabalhe com preço de roupas de fábrica atacado.

Ao final de todas essas três classificações, ainda se pode destacar também quatro de entre as principais tendências que vigoram no atual momento do mercado. São elas:

  • Economia de colaboração;
  • Mercado saudável;
  • Produtos estilo artesanal;
  • Microfranquias.

Tendo consciência de cada uma dessas possibilidades, é possível realizar uma escolha assertiva para o próximo investimento.

Como identificar as tendências do mercado?

Por fim, existem algumas dicas bastante eficazes que podem ser destacadas no final deste artigo para a identificação das tendências do mercado. A primeira delas é acompanhar influenciadores e publicações especializadas.

É possível indicar pelo menos uma publicação ou influenciador para cada tipo de mercado que existe.

Acompanhá-los de perto é uma excelente maneira de saber das novidades que aparecem e se adaptar a cada uma delas caso seja necessário.

Depois disso, é interessante também pensar na importância de ser um bom ouvinte dos clientes da empresa, uma vez que essa necessidade nunca deixa de ser urgente para nenhum tipo de negócio.

Os clientes são e sempre precisarão ser a principal força na consolidação de tendências, ainda que se trate de algo simples como o uso de uma cobertura de lona atendimento médico.

Afinal de contas, são os consumidores que concretizam as modas. Dessa forma, encontrar maneiras de saber o que eles estão refletindo e falando é uma grande forma de identificar tendências no mercado.

Para negócios já atuantes, o importante é sempre coletar feedbacks dos clientes depois da realização de uma venda. Se for o caso de um negócio novo, é preciso começar com algo mais simples, como um formulário de busca online ou abordagens na rua, por exemplo.

Por fim, é muito importante observar os concorrentes para identificar neles as grandes tendências do mercado.

Observar de perto os concorrentes pode poupar bastante tempo no momento de traçar uma estratégia de antecipação de tendências.

Afinal de contas, muitos deles podem estar fazendo o teste de algum produto ou serviço novo, e a empresa pode coletar diversos feedbacks a respeito nos comentários dos consumidores.

Por isso, é importante observar em especial quais são as necessidades dos consumidores que os concorrentes não estão atendendo.

Pode ser o momento perfeito para se antecipar uma tendência com a criação da solução que esse público insatisfeito deseja.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível conhecer um pouco mais a respeito daquilo que se entende pelo conceito das tendências de mercado de modo a aprofundar a consciência de algo que já é uma grande realidade para todos os negócios.

Por essa razão, é de fundamental importância se atentar às formas de explorar as novas tendências bem como conhecer e saber identificar cada um dos seus tipos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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