Com a chegada da Black Friday, os consumidores podem se deparar com inúmeras promoções, descontos e oportunidades cuidadosamente dedicadas para a última sexta-feira do mês de novembro. Neste ano, mais de 71% dos brasileiros pretendem realizar compras no período — dado que representa um aumento de 32% das intenções, em comparação com 2021, segundo pesquisa encomendada pelo Google junto ao Instituto IPSOS.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Apesar da grande expectativa por parte de consumidores e varejistas, ainda existem desafios a serem superados neste período, especialmente com foco no relacionamento e autoatendimento. O estudo FlashBack aponta que, na última edição da Black Friday, as empresas brasileiras não conseguiram oferecer experiências totalmente positivas a partir de seus respectivos chatbots e assistentes virtuais.
A conexão entre canais proprietários e a promoção de atendimento personalizado costumam ser indicadores importantes durante a jornada de compra entre consumidores. No levantamento Infobip Customer Survey, 74% dos entrevistados consideram que, de maneira geral, as comunicações das marcas ainda carecem de uma dinâmica mais humanizada e personalizada, além de que 54% dos participantes afirmaram se sentir incomodados ao receberem mensagens genéricas e impessoais.
“Contar com canais de relacionamento efetivamente assertivos será um grande diferencial competitivo para as empresas durante a Black Friday. É preciso levar em conta que os consumidores estão cada vez mais atentos à maneira como as empresas se comunicam, portanto, é imprescindível contar com uma estratégia omnichannel bem definida, permitindo que clientes tenham acesso a um atendimento mais humanizado, mesmo a partir de assistentes virtuais”, afirma Yuri Fiaschi, VP Global de Projetos Estratégicos e Desenvolvimento de Negócios da Infobip.
Yuri Fiaschi – Divulgação.
Segurança contra fraudes
Com a chegada do período de ofertas, aumentam também as tentativas de golpes e fraudes durante as jornadas de compras. Dentre as táticas criminosas que mais se destacam está o phishing, modalidade que visa o roubo de identidade a partir de engenharia social, e apresentou aumento de 230% no primeiro semestre de 2022, de acordo com relatório publicado pela ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças.
“Apesar dos perigos que rondam o e-commerce de maneira geral, existem formas de evitar o roubo de dados em aparelhos mobile. O uso de Verificação Móvel Silenciosa (SMV Silent Mobile Verification) é uma ótima alternativa, pois a ferramenta é capaz de autenticar clientes a partir de uma atividade em segundo plano, totalmente silenciosa, utilizando o número de telefone celular e o IP do aparelho no momento da autenticação. Por se tratar de uma nova camada de segurança, pode combater eventuais fraudes em diferentes níveis, sem comprometer o desempenho dos aparelhos e zelando pela experiência positiva dos usuários mobile”, afirma Yuri.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares da Motorola. Celular em promoção da familia G, família E e família Edge na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.