A análise Pestel é um conceito muito importante para as pessoas que pretendem abrir uma empresa ou querem tomar uma decisão bem embasada no mercado atual.
É uma análise que oferece um estudo para conhecer a fundo a situação do segmento em que o empreendedor deseja atuar. Além disso, é uma forma de se antecipar aos problemas e encontrar soluções estratégicas para o negócio.
Dentro do ambiente empresarial, muitas oportunidades podem surgir e elas vêm de todos os lados, como no caso do surgimento de novas tecnologias que ajudam as organizações a impactarem novos clientes.
Também podem surgir novas maneiras de investir que trazem mais rentabilidade para o fluxo de caixa e que ajudam a investir em equipamentos melhores. Até mesmo novas políticas governamentais podem proporcionar novos mercados.
Mas assim como as oportunidades, as ameaças também chegam e independentemente de qual seja a situação atual da empresa, ela precisa que suas tomadas de decisões sejam baseadas em dados e em informações.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será visto qual é o conceito de análise pestel, para que serve, a diferença entre ela e a análise pest, quais são os benefícios e como colocá-la em prática.
Conceito e utilidade da análise Pestel
Análise Pestel é uma ferramenta muito importante para compreender os fatores externos que cercam o negócio, em cada letra de seu nome se refere a um aspecto, sendo eles:
- Políticos;
- Econômicos;
- Sociais;
- Tecnológicos;
- Legais.
Por meio da matriz Pestel, é possível analisar quais são as ameaças e oportunidades do negócio, entretanto, não existe uma fórmula única porque cada documento deve ser direcionado às particularidades da corporação.
Tanto é que os fatores tecnológicos e legais podem ser deixados de lado, considerando o tipo de empresa.
Os fatores políticos mostram o lugar onde a empresa de instalação ar condicionado dutado vai operar, qual é a estabilidade do governo e ainda ajuda a analisar se o mercado é atrativo e quais são os seus incentivos.
Também são fatores relacionados ao comércio exterior, restrições comerciais, legislação trabalhista, dentre outros envolvidos com as questões governamentais.
Quanto aos fatores econômicos, ramos sobre juros, taxa de câmbio, inflação, índice de desemprego, dentre outros aspectos, estão diretamente relacionados à saúde financeira do estado ou país, bem como ao poder de compra da população.
Os fatores econômicos são divididos entre microeconômicos e macroeconômicos, em que os microeconômicos estão relacionados ao cotidiano das pessoas, e os macroeconômicos estão relacionados às condições do mercado.
Os fatores sociais consideram hábitos culturais, valores, crenças, entre outros aspectos presentes na sociedade e ajudam a compreender como é o ambiente onde a companhia está inserida.
Para uma empresa de manutenção de empilhadeira, essas informações são úteis para compreender e nortear as campanhas de marketing digital, compreendendo melhor quem é o público-alvo dos produtos e serviços em questão.
Dentre os principais dados levantados estão os demográficos, opiniões sobre determinados temas, crenças, costumes, grau de escolaridade e por aí vai.
Quanto aos fatores tecnológicos, determinam de que maneira a corporação vai desenvolver seus produtos e o modo como são distribuídos. Por essa razão, envolvem inovação, automação, incentivo tecnológico, entre outros.
Quando a empresa compreende o contexto digital, consegue entender se é viável lançar produtos ou se é melhor trabalhar com o mercado Internacional.
Quanto aos fatores ecológicos, pensam nos aspectos relacionados ao meio ambiente, tais como conservação, mudanças climáticas e compensação ambiental.
Os fatores legais, por sua vez, abrangem os direitos do consumidor, segurança do produto, direitos autorais, leis trabalhistas, patentes e assim por diante.
A ferramenta serve para direcionar a avaliação de estratégias e determinar melhores caminhos para a companhia, também é uma forma de detectar oportunidades, ameaças significativas e outras possibilidades que podem interferir no rumo planejado.
Para um fabricante de criolipólise para emagrecer, essa análise também ajuda a desenvolver uma visão objetiva do ambiente onde a organização deseja se inserir.
Diferença entre análise Pest e Pestel
Algo que todas as pessoas e organizações estão percebendo é que o mundo está mudando intensamente e rapidamente nos últimos anos.
Isso fez com que os especialistas sentissem a necessidade de incluir fatores externos em suas análises PEST, incluindo mais dois acrônimos, sim do E (Environment) e L (Legal).
O fator do meio ambiente envolve as questões que estão em evidência, como aquecimento global, crescimento sustentável, poluição e desmatamento, e procuram desenvolver estratégias de negócios que respeitem esses fatores.
É assim que a corporação consegue se posicionar de forma ativa em tudo o que estiver relacionado à tecnologia e meio ambiente, e com isso fortalecer seu relacionamento com os consumidores.
Para uma empresa de segurança desarmada, também é uma forma de trabalhar os fatores legais, e assim entender melhor as legislações e regulamentações que pertencem a diversos nichos e se precaver contra assunções.
Benefícios dessa análise
Essa análise traz muitos benefícios para as organizações, e um dos principais é o custo, isso acontece porque ela pode ser concluída por meio de um simples documento, com papel e caneta.
É algo direto que a quantidade de pesquisa necessária é opcional, mesmo assim, traz uma compreensão profunda sobre os ambientes que afetam de maneira direta ou indireta os negócios.
É possível analisar muitos fatores influentes que possam afetar o lançamento do produto. O recurso ajuda a analisar as empresas por meio de um sentido mais amplo, ou usada de modo estreito para os produtos e planos de marketing.
Por fim, a análise Pestel é crucial para estudar ambientes externos e encontrar oportunidades que fortalecem os negócios.
Como fazer a análise Pestel
Para usar esse recurso, é necessário entender cada um de seus fatores, algo que ficou bem claro ao longo deste conteúdo. Feito isso, uma distribuidora hortifruti deve trabalhar as seguintes ações:
Fazer brainstorming político
A primeira coisa a ser feita é marcar uma reunião de brainstorming para pensar sobre cada um dos fatores. Cada um deles exige uma análise com perguntas que podem ser feitas para explorar melhor as oportunidades e ameaças.
Por exemplo, ao analisar os fatores políticos, é necessário pensar nos regulamentos do setor. Pense sobre a situação política atual do país, os impactos que pode trazer, quando será a próxima eleição e quais são as restrições impostas pelo governo.
Fazer brainstorming econômico
A companhia não deve se mostrar desinteressada pelos fatores macro e microeconômicos, visto que essa situação pode significar que um deles não é tão relevante.
Mas independentemente disso, uma empresa de aluguel de gerador de energia hidráulica deve se certificar de que a economia está estagnada, crescendo ou em declínio.
Deve-se ver também se a renda da persona está crescendo ou diminuindo, como está a taxa de desemprego, se as taxas de câmbio estão estáveis e se os consumidores têm acesso ao crédito.
Fazer brainstorming social
A equipe também deve se reunir para discutir os aspectos sociais, e só assim se será possível desenvolver boas estratégias de marketing, com base na segmentação demográfica e desenvolvimento de estratégias para a empresa.
Entender esse contexto ajuda o negócio a criar campanhas que possam engajar as pessoas e transformá-las em clientes. Conheça as crenças do público, culturas, entre outras informações para criar materiais compatíveis com suas características.
Se uma empresa de projetos de smart house Itu conhecer as características das pessoas, poderá encontrar inúmeras oportunidades. Veja qual é o crescimento populacional e a média de idade e regiões com maior volume populacional.
Fazer brainstorming tecnológico
Ao fazer o brainstorming tecnológico, verifique se existem tecnologias disponíveis que ajudam a automatizar os processos da corporação.
A companhia deve se informar sobre quais inovações tecnológicas podem afetar diretamente a indústria, esses seus principais concorrentes já contam com esses recursos no dia a dia ou se as ferramentas deles são mais avançadas.
Fazer brainstorming ambiental
Nesse momento, verifique se os clientes dão preferência para produtos sustentáveis, se as operações do negócio afetam o meio ambiente e de que maneira isso ocorre, se é possível reduzir os danos causados e se existem fontes de energia renováveis.
Fazer brainstorming legal
Por fim, uma empresa de higienização e impermeabilização de sofá deve analisar se existe legislação pendente que possa impactar o negócio, se a corporação opera de acordo com a legislação vigente e se a lei do consumidor é atendida.
Considerações finais
A análise Pestel é um conceito muito importante para que a empresa consiga entender o cenário em que está inserida como um todo.
É assim que identifica ameaças e oportunidades que podem interferir em suas atividades e até mesmo no relacionamento que possui com os clientes.
Neste artigo, foi possível entender um pouco mais sobre o assunto e de que maneira colocar em prática essa metodologia inteligente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.