Hubble identifica par de galáxias conectadas

telescópio espacial Hubble capturou uma imagem do sistema galáctico Arp 248, conhecido como Wild’s Triplet, que fica a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra na constelação virgem. As galáxias espirais parecem estar conectadas por uma ponte estelar luminosa. “Esse fluxo alongado de estrelas e poeira interestelar é conhecido como cauda de maré e foi formado pela atração gravitacional mútua das duas galáxias em primeiro plano”, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Wild’s Triplet leva o nome do astrônomo australiano Paul Wild, que estudou a interação do sistema galáctico na década de 1950. À medida em que as galáxias se aproximam uma da outra, elas começam a interagir gravitacionalmente e é possível que se tornem uma só.

Google news

O telescópio tem estudado galáxias peculiares com o objetivo de encontrar candidatos para estudos futuros do James Webb e do próprio Hubble. “Com tamanha riqueza de objetos astronômicos para estudar no céu noturno, projetos como este, que orientam observações futuras, são um valioso investimento de tempo de observação. Além dos méritos científicos de observar essas galáxias estranhas e maravilhosas, elas também foram – muito incomum – selecionadas como alvos do Hubble por causa de seu apelo visual para o público em geral”, explicou a ESA.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares da Motorola. Celular em promoção da familia G, família E e família Edge na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

1 comentário em “Hubble identifica par de galáxias conectadas