Gustavo Ribeiro Araújo
O Prêmio Nobel de Física de 2022 foi entregue a três especialistas: o francês Alain Aspect, o estadunidense John F. Caluser e o austríaco Anton Zeilinger. A homenagem foi feita em razão de suas pesquisas na área de Física Quântica e aplicações que suas descobertas podem ter para futuras tecnologias.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Parece difícil imaginar uma relação direta e prática entre a física quântica e o dia a dia de uma pessoa. Muitos termos complicados, conceitos aparentemente confusos e uma fama de que apenas gênios conseguem entender minimamente esses fenômenos acabam distanciando o interesse das pessoas dessa importante área.
A palavra “quântica” aparece cada vez mais nas mídias sociais e notícias, tornando-se familiar aos nossos ouvidos, embora, muitas vezes, com significado que não se relaciona com o real conceito de física quântica. Na verdade, ela está mais presente em nossas vidas do que imaginamos, com aplicações diretas e indiretas em muitas situações cotidianas.
O estudo do comportamento das partículas possibilitou o desenvolvimento de muitas tecnologias utilizadas diariamente e vislumbra grandes inovações futuras. Alguns exemplos estão bem na nossa frente e vão desde uma simples torradeira até computadores, celulares e algumas tecnologias presentes neles.
O surgimento da física quântica está relacionado aos estudos a respeito do brilho vermelho, capacidade presente no metal, durante o aquecimento de uma torradeira. Ela foi proposta para explicar o porquê objetos muito quentes emitem aquela luz vermelha específica.
Os computadores, celulares e tecnologias similares de comunicação também são projetados a partir das leis da física quântica. Seus chips e semicondutores, da placa de vídeo à memória, do som à tela, não funcionariam sem as descobertas e desenvolvimento dessa ciência.
Esses mesmos dispositivos, usados por grande parte das pessoas, possuem aplicações baseadas na mecânica quântica, como o exemplo do GPS. Desenvolvido em 1978, o Sistema de Posicionamento Global funciona graças a relógios atômicos embutidos em satélites que orbitam o planeta Terra. O relógio atômico é o tipo mais preciso do mundo, projetado para medir o tempo de acordo com as vibrações dentro dos átomos.
Dessa forma, fica claro que a física quântica aparece no dia a dia de muitas pessoas, mesmo com a existência da barreira do conhecimento teórico, que afasta o assunto do senso comum. É importante reconhecer que o desenvolvimento dessa área da ciência traz inúmeros benefícios e aplicações diretas em nossas vidas, além de mostrar que a física quântica pode ser aprendida e assimilada por qualquer um. Estudar o universo a nível atômico é experimentá-lo. E essas descobertas e estudos sobre o nosso universo estão ao alcance de todos.
Gustavo Ribeiro Araújo, docente de Física e Educação Financeira do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), unidade Higienópolis.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.