B.I. é ferramenta imprescindível para redução de desperdícios e racionalização de gastos em estabelecimentos de food service com alta da inflação

Mesmo com a volta do atendimento presencial e a retomada do faturamento em bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e outros estabelecimentos do setor de food service, a inflação continua sendo um entrave para o setor. É o que demonstra a pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e pela consultoria Galunion.

Como resultado deste cenário, 62% das empresas que atuam com alimentação fizeram alterações no menu por problemas de abastecimento ou inflação nos últimos três meses de 2022. Devido a esse aumento de custos nos insumos, 63% têm focado em reduzir desperdícios e 57% têm comprado de novos fornecedores para driblar tais desafios e continuar tendo rentabilidade.

A tecnologia também é grande parceira desta equação. Soluções como o 3S Checkout da E-Deploy, empresa brasileira de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para gestão empresarial e fábrica de software, trazem ferramentas de gestão de estoque que colaboram com a redução de desperdícios. Uma delas é o Business Intelligence, muito útil na hora de gerir os estoques.

Com as análises realizadas por intermédio do B.I. do 3S Checkout, os estabelecimentos podem avaliar informações sobre o estoque e ainda receberem sugestões de como melhorar o desempenho.

A ferramenta é disponibilizada em nuvem e tem atualizações a cada 15 minutos, o que possibilita o acompanhamento das atividades em tempo real. Pode ser acessada de qualquer local, via celular, visto que tem versão mobile.

“Em tempos de crise, é fundamental para a sobrevivência dos negócios a análise racional dos custos. Diminuir gastos com insumos e reduzir desperdícios no estoque é muito importante. Realizar essa tarefa sem a colaboração de uma ferramenta tecnológica é gastar tempo demais na tarefa e ainda correr o risco de ter um processo que não seja totalmente assertivo. Com a ferramenta de B.I. do 3S Checkout, esta atividade é possível de ser realizada de forma rápida, constante e precisa”, explica Evelyn Tenan Ribeiro, engenheira de dados da E-Deploy, responsável pela criação da ferramenta.

Além de disponibilizar o Business Intelligence, a solução da E-Deploy é modulada, ou seja, se adequa ao restaurante e às suas necessidades, podendo ter os recursos expandidos caso o proprietário decida ampliar os negócios e/ou abrir filiais. É ideal tanto para um único restaurante quanto para franquias e grandes redes. Todos podem usufruir das vantagens do sistema.

O 3S Checkout também é um Delivery Hub, já que realiza uma integração automática do restaurante com os grandes canais de entrega (iFood, Rappi, entre outros). A solução oferece dados para estratégias de preço para cada canal e para o delivery próprio. Por isso, é uma plataforma que dá liberdade de escolha e realiza integrações democráticas.

O módulo de PDV é instalado localmente e não depende de internet para operar. Caso haja problema de conexão, o restaurante consegue funcionar a venda de balcão normalmente, dentro das limitações usuais. O Backoffice opera na nuvem, com sincronismo de informações do PDV.

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Leandro Lima

Graduado em tecnologia em design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

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