Ao realizar um serviço, qualquer empresa preza pela boa qualidade. Seja dentro de casa, contratando por meio de um regime de trabalho ou optando por uma terceirização de TI, o fato é que tecnologia e programação são de grande importância no mercado corporativo.
Segundo reportagem da CNN Brasil, a pesquisa mais recente, que indicava um crescimento exponencial dessa área, mostrava que o aumento da procura de profissionais de tecnologia cresceria mais de 670% em 2020.
Com o avanço da transformação digital em diversos negócios, desenvolvedores e programadores passaram a ser profissionais indispensáveis desde as pequenas às grandes organizações.
Ainda de acordo com a reportagem, desde o início da pandemia apareceram mais de 85 mil novas vagas para quem é formado ou tem experiência com tecnologia.
É uma febre que mostra como o meio empresarial, seja de moldura em gesso para parede ou qualquer outro tipo de negócio, tem se desenvolvido e buscado novos avanços.
Porém, quando se ouve a palavra “febre” já se pensa que é algo passageiro, mas a procura por profissionais de TI é uma constante que só vai crescer cada vez mais durante os próximos anos.
A oferta por vagas e posições nessa área é gigantesca nos dias de hoje. Nunca se viu tanto espaço para esse tipo de profissional no mercado.
E a demanda é altamente disputada porque pesquisas recentes mostram que há até uma sobra por causa da falta de mão de obra qualificada.
A Mckinsey, renomada consultoria dos Estados Unidos, mostrou em um levantamento que a Índia, por exemplo, país expoente em tecnologia, forma um profissional dessa área para cada três administradores ou advogados.
Nos Estados Unidos, essa proporção fica de um profissional de tecnologia entre cada 5 profissionais. E, no Brasil, a redução é clara, sendo 1 um profissional para cada 11 contratantes.
Uma outra pesquisa, desta vez feita pela Brasscom, revelou que em 2021 o Brasil tinha cerca de 160 mil vagas de tecnologia em aberto.
Porém, a formação desses profissionais ficou em pouco mais de 50 mil, o que mostra a disparidade entre oferta e demanda no mercado de tecnologia.
O que é terceirização de TI e por que considerar?
A tecnologia da informação, e tudo o que envolve avanço tecnológico de forma geral, está muito em alta. É uma frente fundamental para qualquer negócio não só crescer como sobreviver em um mercado tão competitivo.
E para isso, é preciso que os negócios especializados em cistoscopia masculina, por exemplo, escolham bem quem vai tocar esse tipo de operação dentro deles e contem com ótimos profissionais dessa área para entregar as mais diversas soluções.
É nesse ponto que entra a grande questão que muitos empresários se questionam se é melhor contratar ou terceirizar os profissionais de TI da companhia.
Primeiramente, esse é um setor que só tende a crescer cada vez mais, principalmente depois da pandemia onde muitos negócios precisaram se digitalizar para continuar operando.
Após isso, a demanda por esses profissionais só aumentou porque a tendência é que as empresas que fazem placa drywall para banheiro, por exemplo, vejam o valor de colocar tecnologia em seus negócios.
Isso dá automatização, modernidade e muitas vezes até mais segurança para os negócios, minimizando erros e riscos que humanos acabam cometendo por falhas inerentes a qualquer ser humano.
Dados, informações, nuvens, servidores, sistemas digitais, segurança da informação, sistemas de gestão, sistemas financeiros. São algumas dessas áreas que vêm demonstrando que o profissional de TI é altamente necessário.
Ter uma equipe ou optar pela terceirização?
Considerando que há na mesa a opção de contratar uma equipe em regime CLT, por exemplo, a principal vantagem disso é o controle de atividades.
Com uma equipe ou um profissional atuando diretamente em uma empresa que faz recarga de extintor automotivo, por exemplo, é mais fácil gerenciar as ações e os afazeres desde a concepção de um projeto ao seu desenvolvimento.
Outro ponto que pode jogar a favor de ter profissionais atuando fixamente dentro da empresa é a questão da disponibilidade.
A proximidade física é uma vantagem porque, geralmente, se resolvem problemas de forma mais rápida dessa maneira. Às vezes ter o profissional ali disponível pode ajudar nisso.
Além da disponibilidade, a presença do profissional pode gerar sinergia entre as áreas e com a própria área de TI como um todo. Afinal, afinidade e relacionamento contam bastante no mundo corporativo.
Por outro lado, pensando nas desvantagens de ter uma equipe de TI dentro de casa, os custos de manter profissionais na empresa são muito altos, sem contar no desafio de fazer esse profissional crescer e permanecer motivado dentro da companhia.
Apesar de lidarem com tecnologia, são seres humanos e profissionais como de qualquer outra área. Ou seja, quando se tem profissionais contratados é preciso geri-los e isso demanda mais qualificação e mais investimentos.
E o que é muito comum dentro das empresas é encontrar administradores que gerenciam áreas de TI sem conhecer de fato como funciona o trabalho e a rotina desses profissionais.
Isto é, a demanda pela área e por seu desenvolvimento é grande, mas a capacidade de gestão pode, muitas vezes, deixar a desejar pela falta de especialização nessa área em relação aos gestores.
Além da mão de obra do próprio profissional, que não é algo tão simples de conseguir perante um mercado altamente escasso de qualificação, há também a questão do desenvolvimento e da contratação de softwares.
São despesas extras e, tirando a parte do dinheiro e do orçamento, fica também a complexidade de se criar essas soluções dentro da empresa.
E se forem desenvolvimentos já preparados, o custo realmente pode pesar na conta se juntar ao custo de manter um profissional dentro de casa.
Tendo esse panorama, é possível para alguns empreendimentos pensarem em terceirizar essa função.
É uma indagação totalmente válida dentro de uma lógica empresarial que visa crescimento e que precisa de uma instalação kit GNV 5 geração. Alguns benefícios rápidos são:
- Flexibilidade em diversos sentidos;
- Custos que se diluem a longo prazo;
- Maior especialização para atuar em demandas específicas;
- Sem necessidade de contratar gestores especializados.
Quanto às vantagens de terceirizar e contratar o serviço de uma empresa de TI, o custo disso pode ser bem mais reduzido a longo prazo em comparação à contratação de uma equipe CLT.
Ao fechar com uma empresa terceirizada, não é necessária uma estrutura ou um quadro de funcionários próprios. Além disso, existem modelos bastante flexíveis em que é possível contratar serviços de TI específicos de acordo com a demanda.
Então, não necessariamente precisa ser um pacote. Podem ser trabalhos realmente específicos e durante meses ou pouco tempo.
E isso se mostra uma vantagem, como faz um rolete de impacto nas indústrias, porque às vezes a demanda é grande, mas por um breve período. Nesse caso, a terceirização provavelmente é o melhor caminho.
Ainda pensando nas vantagens da terceirização, há uma maior tendência de as empresas terceirizadas se especializarem cada vez mais em áreas que demandam, de fato, uma atenção maior.
Empresas especializadas nos mais diversos campos de TI podem atuar com a mesma seriedade e competência do que uma equipe interna, oferecendo um serviço ainda mais focado, sem precisar de treinamentos ou cursos extras.
Agora, existem alguns pontos de atenção que também precisam ser levados em consideração quando se fala em terceirização no campo de TI.
A distância de uma empresa terceirizada pode ser um ponto desfavorável para casos muito específicos em que é necessária uma conversa, uma tomada rápida de decisão e uma ingerência mais humana e próxima.
Isso não quer dizer que uma empresa terceirizada vai atuar de forma fria e longe das situações.
Isso pode variar muito entre as companhias, seja com um negócio de telha impermeabilizada ou não, porém essa incerteza de como trabalhar à distância pode ser um ponto de atenção válido para colocar na ponta do lápis.
Uma solução que as empresas de TI terceirizadas já fazem é deixar, dependendo do contrato e da demanda, equipes prontas e dedicadas a um contratante.
Claro que isso aumenta os custos, mas pode ser que valha a pena dependendo das demandas pontuais e presenciais que precisam ser levadas adiante.
Outro ponto de atenção é o ajuste da empresa terceirizada ao modelo de negócio de uma determinada empresa.
Se houver uma solução muito específica ou que tenha muito a ver com a cultura da companhia, de repente contratar pessoas para ficarem o tempo todo ali respirando o ambiente corporativo pode ser uma melhor alternativa.
Mas essa é uma variável muito peculiar e que varia de caso a caso. O importante mesmo é conhecer as demandas e entender como a empresa terceirizada vai atendê-las, sempre considerando o peso, por exemplo, de um saco de gesso de 40 Kg, no negócio.
Considerações finais
De forma indiscutível, a terceirização de TI é uma solução altamente bem-vinda para qualquer empresa que esteja se digitalizando ou pensando em como incorporar mais tecnologia dentro do negócio.
As vantagens são muitas, tanto no quesito de contratação de serviços específicos quanto na mitigação de burocracias. Portanto, considerar isso para um negócio pode mudar o atual patamar em que a empresa se encontra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.