Um estudo feito pela Universidade Missouri de Ciência e Tecnologia revelou que 94% dos fatores que influenciam a primeira impressão de um usuário sobre um produto estão relacionados ao design. Diante desse cenário, a Ironhack, escola global de tecnologia, oferece um minicurso gratuito de UX Design, que funciona como um verdadeiro guia para aprender os principais conceitos deste segmento em TI.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
De acordo com Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da empresa, o curso de curta duração visa oferecer uma ideia sobre o futuro caminho profissional em UX (User Experience) e UI (User Interface), uma das subcategorias do setor. “Com um formato de game que contextualiza os conceitos desse mercado, a jornada possui a finalidade de apresentar os desafios de e dar vida ao ramo de produtos digitais”, diz.
O crescimento da demanda por especialistas da área pode ser visto em uma lista das habilidades mais procuradas pelas marcas, publicada recentemente pelo LinkedIn, que traz o UX Design no ranking. Segundo Tibechrani, isso acontece porque estamos vivendo em uma era em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm pouca paciência para produtos ou serviços que não são intuitivos, contexto o qual está diretamente ligado à função desses trabalhadores do segmento tech.
“O UX Designer é aquele que precisa pensar e conceber todos os aspectos da interação entre o usuário e a experiência completa do produto, do início ao fim”, afirma o executivo. “Ele deve manter o foco na usabilidade e na facilidade de navegação, provocando certas emoções e sensações durante o uso dessa interface, além de garantir que as ações realizadas pelo usuário tenham coerência e façam sentido”, complementa.
Já com relação à subcategoria de UI, a qual é preenchida pelo mesmo profissional, é a que traz a organização do produto. “O especialista do segmento vai desenhar cada tela ou página a qual o usuário navegará”, pontua Tibechrani. “Sua tarefa é garantir que o visual da interface comunique a visão do serviço oferecido, influenciando diretamente na primeira impressão do cliente, que é o que determina efetivamente se ele gosta ou não de um site ou aplicativo”, reforça.
Vale frisar que a área de UX Design não requer um diploma universitário, embora haja uma grande lacuna entre o número de vagas ofertadas e o de candidatos qualificados. Dados da Catho mostram que a profissão é cada vez mais valorizada pelas empresas, com uma remuneração média de R$ 4,5 mil e salário médio para o cargo de UX Manager de até R$ 16,5 mil no Brasil.
Para Tibechrani, esse movimento de valorização se refere, principalmente, à capacidade criativa, empática e de escuta desses profissionais para assimilar o contexto do usuário e os processos que ele realiza no dia a dia.
“Ser um bom observador também é essencial para perceber os detalhes que nos escapam à primeira vista na hora de usar um aplicativo, sem deixar de lado as competências de negócio e de comunicação. Isso sem falar na habilidade de saber trabalhar o bom relacionamento com o restante da equipe, assim como pesquisar constantemente sobre tudo que se refere à usabilidade e aprender mais sobre softwares”, finaliza.
Para se inscrever no curso gratuito de introdução ao UX Design da Ironhack, basta acessar o site da escola global de tecnologia.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.