Relatório da Ball destaca crescente preferência dos consumidores por embalagens sustentáveis

Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, divulgou hoje um relatório que destaca a crescente demanda dos consumidores por opções de embalagens que gerem menos impacto no meio ambiente. As novas impressões trazidas pelos consumidores destacam a preocupação das pessoas com os resíduos gerados a partir de suas escolhas e a importância dos atributos de sustentabilidade defendidos pelas marcas. Os consumidores brasileiros ainda citam as declarações “infinitamente reciclável”, “natural” e “lixo zero”, presentes nas embalagens, como as mais propensas a motivar a compra.

Quase metade (48%) dos consumidores entrevistados no país concordaram com a afirmação de que “se tivessem a opção, sempre escolheriam embalagens sustentáveis de produtos domésticos”. Esse número sobe para 50% quando perguntados se “gostariam que embalagens de produtos domésticos nestes formatos estivessem mais disponíveis e fossem mais fáceis de comprar”. O relatório, que sintetiza dados de uma pesquisa de consumo multinacional, revela a oportunidade de mercado para as marcas de produtos domésticos e de cuidados pessoais diversificarem suas opções de embalagens com o alumínio e atenderem às preferências de sustentabilidade dos consumidores.

Os resultados apontam para os atributos de sustentabilidade e a reciclagem dos produtos como motivadores de compra importantes para consumidores ao redor do mundo. Quase metade (45%) dos consumidores entrevistados no mundo inteiro citou “sustentável” como fator extremamente importante quando se trata de produtos domésticos e de cuidados pessoais. Além disso, 40% deles observaram que declarações de “melhor para o meio ambiente” e “usa menos plástico” nas embalagens os motivam a comprar um produto, sendo que 50% declararam que preferem embalagens de produtos domésticos e de cuidados pessoais que sejam fáceis de reciclar.

 “Vemos uma demanda crescente por embalagens mais sustentáveis, com pessoas muito mais preocupadas com suas escolhas de consumo e como elas podem impactar o meio ambiente. Os consumidores buscam produtos seguros, premium e sustentáveis, mas que também sejam práticos. Na divisão de latas de alumínio da Ball, conseguimos reconhecer que a embalagem é a preferida dos brasileiros pela união de todos os atributos do envase. A partir isso, nossa tarefa como fornecedores de embalagens é trabalhar com as marcas para que elas entendam o mercado e possam oferecer soluções simples, que facilitem a rotina das pessoas e, ao mesmo tempo, minimizem o impacto ambiental de seu uso”, comenta Estevão Braga, Diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sull.

De modo geral, a partir do relatório, conclui-se que os consumidores demonstram preferência por embalagens de produtos domésticos e de cuidados pessoais que não sejam apenas sustentáveis, mas também práticas, premium e seguras. O estudo também destaca o alumínio como solução de mercado para os dilemas das marcas com relação a embalagens. Afinal, o material pode ser infinitamente reciclado, não importando cor, formato ou tamanho. Com isso, 75% do alumínio já produzido no mundo continua em uso hoje, e no Brasil, a taxa de reciclagem de latas de alumínio, por exemplo, é de 99%, colocando o país em destaque mundial sobre o ciclo de vida do material.

“O novo relatório da Ball revelou que os produtos domésticos e de cuidados pessoais não são exceção no que se refere à crescente demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis. Os consumidores estão buscando alternativas para as embalagens de produtos que eles usam atualmente”, comenta Estevão. “É questão de tempo e amadurecimento de mercado para que os consumidores da América do Sul, como um todo, recebam de nós e das marcas soluções sustentáveis em garrafas de alumínio, cuja adoção generalizada em bebidas, ambientes domésticos e de cuidados pessoais apresenta a oportunidade de usar uma embalagem verdadeiramente circular em qualquer situação”, completa.

O relatório da Ball baseia-se em uma pesquisa realizada em 2021 com mais de 1.500 consumidores finais nos EUA, México, Brasil, Reino Unido, França e Alemanha. Em cada país, a pesquisa foi conduzida com uma amostra equilibrada de consumidores representativos em termos nacionais que compraram algum produto doméstico ou de cuidados pessoais nos últimos 60 dias. Os entrevistados foram convidados a compartilhar suas opiniões, preferências e comportamentos relacionados à compra e ao uso de produtos domésticos e de cuidados pessoais.

Relatório sobre Garrafas de Alumínio pode ser encontrado na íntegra no site da Ball, além de mais informações sobre as ofertas de embalagens sustentáveis da empresa.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!