O papel da tecnologia no setor de vendas tem se tornado cada vez mais importante para garantir um bom posicionamento no mercado, agilizar operações e conquistar clientes. Perante um cenário digital em constante mudança, com novas ferramentas sendo lançadas com frequência, estar atualizado é um fator indispensável para oferecer a melhor experiência ao cliente e estar à frente dos concorrentes.
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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima que este ano, as vendas relacionadas à Copa gerem o impacto de R$1,4 bilhão no faturamento do comércio varejista. As áreas de eletrodomésticos, móveis, artigos pessoais e eletrônicos estão cotadas como as mais promissoras.
Hoje, não estar presente no universo digital significa perder grandes oportunidades, especialmente em temporadas de eventos especiais. Desde estratégias de comunicação nas redes sociais, até o uso de plataformas de gestão de atendimento, existem inúmeras ferramentas capazes de potencializar qualquer negócio. Até mesmo o WhatsApp tornou-se um forte aliado no comércio. Este foi o caso da loja especializada em produtos esportivos, Velocità. Com o aumento dos pedidos online, a empresa entendeu que a operação precisava ser otimizada e implantou a plataforma de atendimento conversacional da Octadesk, um sistema capaz de centralizar os canais de venda e o time em um único lugar, organizando as informações e automatizando processos repetitivos. Com isso, os vendedores ganharam tempo para realizar vendas mais consultivas e iniciar a técnica de venda ativa. Isso permitiu a padronização do atendimento e garantisse um aumento de 15% nas vendas no digital.
Rodrigo Ricco, CEO da empresa, conta que no último mês, a Octadesk lançou uma nova funcionalidade em sua plataforma, o chat-commerce, que permite criar lojas virtuais dentro do WhatsApp.
“A configuração do acontece de forma prática, e dispensa a necessidade de configurações complexas. Ao iniciar uma conversa, o chat-commerce acelera o atendimento por meio dos chatbots, que automatizam a comunicação e os processos repetitivos. Além disso, o consumidor tem acesso rápido a catálogos personalizados direto no WhatsApp, e pode finalizar a compra ainda dentro do chat, por envio de QR Code de Pix”, explica o especialista.
Para mais, o Mobile Marketing Cloud, da CM.com, é uma solução omnichannel de engajamento, que utiliza os dados do cliente para personalizar a experiência com as marcas. O recurso inclui todos os canais de mensageria, como e-mail, SMS e WhatsApp, possibilitando que o consumidor escolha o seu favorito para receber notificações e alertas.
“Por meio da coleta de informações acerca do comportamento do usuário dentro do ecossistema digital, é possível personalizar campanhas de marketing, aumentando as taxas de engajamento e conversão. Todos os dados ficam armazenados em nuvem e são regulados de acordo com a LGPD”, comenta Glaucia Hora, gerente de Marketing Digital Sênior da CM.com.
Já para aumentar a eficiência das vendas digitais, o serviço por assinatura oferecido pela Logstore, o Phygital, é uma solução que combina as rotinas das lojas físicas com a digital para aumentar a recorrência de compra e engajamento com a marca. Por meio dos dados de compra do consumidor no digital, é possível melhorar o controle de rupturas no físico, ajustar o estoque, aumentar a taxa de aquisição e NPS (índice de satisfação do cliente). Além disso, utilizando os pontos de venda físico também é possível criar novos canais de entregas com prazos reduzidos de até 3hs utilizando-se dos dados do melhor ponto para a entrega e recursos disponíveis para a preparação do pedido. Todo o processo ocorre em uma única plataforma que centraliza toda a gestão dos pedidos da marca em uma nuvem e que permite que os dados gerados sejam utilizados em tempo real.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.