Os hábitos de consumo evoluíram e para se adequar ao novo perfil do mercado, o varejo teve que se reorganizar para oferecer a melhor experiência de compra e potencializar as vendas. Para atender essa demanda, surgiu o Direct, uma plataforma que ajuda lojistas a resolverem seus desafios mais complexos de logística, estoque e relacionamento com os clientes, por meio de recursos omnichannel, CRM e PDV.
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A plataforma foi lançada pela Vnda, plataforma de e-commerce que faz parte do Grupo Olist e em pouco tempo o Direct ganhou escala e já conta com aproximadamente 300 lojistas ativos em seu portfólio, como Keune, Zissou, Vinci Shoes, Yuool e Spirito Santo. O time de colaboradores da Vnda praticamente dobrou, crescendo principalmente nas áreas de tecnologia, atendimento e comercial, com foco também nas demandas da nova solução.
O Direct age especialmente em duas frentes: eliminando vendas perdidas por meio da integração das operações do varejo e permitindo ao lojista potenciar o papel do vendedor de loja, que ganha recursos para fazer um melhor atendimento e ser pró-ativo comercialmente.
Inteligência de dados e facilidades para o consumidor
No Direct, os varejistas têm acesso à ferramenta de prateleira infinita para controlar todos os estoques digitalmente e integrados, o que possibilita que o consumidor compre um produto na loja física, mesmo sem ter o item localmente. O vendedor pode consultar diversos estoques (e-commerce, outras lojas, parceiros, centros de distribuição, etc) e o cliente recebe o pedido em casa.
“Com a prateleira infinita, o lojista melhora a experiência do consumidor presencial e como consequência reduz os “abandonos de carrinho” na loja física”, comenta comenta Denis Osório, co-fundador da Vnda que, junto com Gustavo Reis, sócio da Vnda, encabeçou a concepção do Direct.
Além disso, a plataforma ajuda a reduzir ou zerar filas do ambiente presencial com o PDV conectado. O vendedor passa a realizar transações no próprio celular, com acesso à cobertura de conciliação fiscal ou criar carrinhos de qualquer lugar, encaminhando o cliente ao caixa somente para pagamento, ou até mesmo gerando um link ou QR Code personalizado para que o próprio cliente finalize a compra em casa.
Reis também destaca que a inteligência de dados é outra vantagem competitiva de quem adota a plataforma. “Com o uso do CRM, o Direct fornece dados inteligentes sobre tendências de compra, tráfego, tíquete médio e outros insights que colaboram nos processos de tomada de decisão do negócio e na definição de estratégias”.
A plataforma também permite que o vendedor crie campanhas personalizadas para os clientes e mantenha relacionamento ativo, diminuindo a ociosidade na loja.
“Estamos com os olhos voltados para o físico, integrado ao digital, e nossa missão é engajar os consumidores em uma experiência de compra cada vez mais conectada e interativa e tornar o vendedor um consultor da marca”, finaliza.
O Direct é uma plataforma completa, de fácil acesso e uso (modelo plug-and-play). É integrado a mais de 60 ERPs, possibilitando que os pedidos sejam integrados e faturados no momento da venda, e contempla ferramentas como o “clique e retire”, controle e automatização do processo de comissionamento, e interação com redes sociais e whatsapp.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.