A Nokia anuncia os resultados da pesquisa “The Use Cases and ROI for Industrial Digitalization”, que avalia o impacto da implantação de redes privativas sem fio nas empresas. As descobertas mostram que mais da metade dos entrevistados observaram reduções de custo desde a introdução da tecnologia e mais de 79% observaram ou esperam obter o retorno sobre o investimento (ROI) em seis meses.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Para obter uma visão mais profunda das metas e desafios da digitalização corporativa a GlobalData entrevistou os principais tomadores de decisão de 79 empresas multinacionais, que representam os primeiros usuários de redes privativas sem fio nos setores de manufatura, energia e transporte. Os resultados mostram um alto nível de confiança no edge computing e nas soluções sem fio privadas, particularmente em soluções integradas para atingir metas de segurança cibernética, custo, eficiência e sustentabilidade. Entre as que já haviam implantado a tecnologia, mais de 50% já viram reduções de custo total de propriedade (TCO) de 6% ou mais de seus investimentos, com 29% obtendo uma redução de mais de 10%.
Os entrevistados observaram aumento nos insights possibilitados por sensores aprimorados e análises de dados, que permitiram estabelecer operações mais eficientes e seguras. A maioria citou ter registrado mais de 10% de melhoria em suas métricas internas em várias áreas, incluindo tempo de inatividade reduzido e consumo de energia, com muitos obtendo mais de 20% de melhoria.
De acordo com a pesquisa 47% dos entrevistados citaram que uma solução baseada em assinatura é seu modelo preferido, pois a capacidade do conectividade sem fio privada “como um serviço” dá mais flexibilidade na forma como adotam a tecnologia. O modelo baseado em assinatura permite que as empresas aumentem os recursos produtivos conforme suas necessidades e possam atender a novos desafios.
Muitas das empresas pesquisadas entendem a capacidade das soluções de digitalização, como redes privativas sem fio, edge computing, dispositivos e aplicativos, para permitir que serem mais competitivas e alcançarem suas metas de segurança, operacionais e de sustentabilidade. Segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados preferem uma abordagem integrada ou híbrida e citam o gerenciamento simplificado, menor TCO e maior ROI como principais motivos. Aqueles que desejam implementar esse tipo de solução visam trabalhar com fornecedores líderes de mercado, que tenham um ecossistema com uma ampla gama de recursos.
Embora o Wi-Fi continue a ser usado para algumas funções críticas de TI e não comerciais, muitos entrevistados citaram a necessidade das redes privativas sem fio trabalhando em conjunto com outras tecnologias sem fio para uma abordagem holística da conectividade. Quase 80% dos entrevistados implantaram ou planejavam implantar soluções de edge computing para se beneficiar do processamento de dados no local, com baixa latência para casos de uso de missão crítica da Indústria 4.0, bem como por motivos de segurança e soberania de dados.
John Marcus, Diretor de Análises da GlobalData, afirma: “Diante de uma economia global volátil, muitas empresas estão optando por transformar digitalmente as operações para atingir seus objetivos estratégicos. Elas devem identificar fornecedores de soluções que ofereçam uma abordagem modular, permitindo que evoluam em seu próprio ritmo. Trabalhar com provedores que oferecem uma ampla variedade de aplicativos e soluções do setor pré-integrados à plataforma pode simplificar a adoção para empresas, ao mesmo tempo em que oferece benefícios reais em termos de redução de custos ou aumento de eficiência. Ao fazer parcerias com provedores que lhes permitem evoluir em seu próprio ritmo, as empresas podem adaptar a implantação para atender às suas necessidades específicas.”
Stephan Litjens, VP de Soluções de serviços para Cloud da Nokia Enterprise, afirma: “A Nokia é líder em soluções para redes privativas sem fio, portanto, queríamos obter uma visão mais profunda dos comportamentos e motivações dos clientes em torno e além das redes privadas sem fio. Trabalhando com a GlobalData, descobrimos dados que confirmam que nossa abordagem de fornecer uma plataforma pré-integrada para digitalização industrial é a preferida pelas empresas. A plataforma integra uma variedade de aplicativos de ponta para o setor, muitos protocolos industriais ajudando a atender às necessidades de casos de uso distintos de muitos setores, que podem ser facilmente implantados em nosso Mission Critical Industrial Edge (MXIE)”.
A conectividade 4.9G/LTE ou 5G sem fio privada de nível industrial, edge computing, dispositivos industriais e uma ampla variedade de aplicativos da Nokia e de parceiros do setor formam a plataforma exclusiva Nokia one reposicionada para a digitalização industrial e oferecida como serviço. Esses são os elementos essenciais para as soluções integradas, de alto desempenho, confiáveis, escaláveis e seguras que suportam o legado e vários casos de uso da Indústria 4.0.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.