People Analytics é um recurso muito importante para as empresas, porque ajuda a administrar os dados gerados pelos colaboradores durante o cotidiano, relacionados ao desempenho.
Elas precisam transformar essas informações em indicadores para extrair todo o potencial dos funcionários e melhorar as condições de trabalho.
Trabalhar com dados é uma tarefa cada vez mais comum no cotidiano das organizações, algo que está muito além dos resultados de mercado.
As pessoas são observadas constantemente pelo departamento de recursos humanos e isso acontece porque precisam apresentar um bom desempenho. O people analytics tem uma função muito importante nesse processo dentro das organizações.
Gerir os colaboradores exige uma observação eficaz e estratégica para saber como eles se comportam, seu nível de engajamento e como produzem. Os dados de desempenho são cada vez mais acessíveis, o que traz muitos benefícios.
Mas para trabalhar com essa análise, é necessário saber um pouco mais sobre o assunto para que a companhia possa aproveitar todos os recursos oferecidos pela estratégia.
Para entender um pouco mais sobre esse processo, o artigo vai apresentar o conceito de people analytics, como aplicá-lo do jeito certo e quais são os benefícios de usar a ferramenta.
Conceito de People Analytics
Muitas pessoas acreditam que people analytics é um software e, na verdade, o termo se refere a uma prática de estudo constante sobre o desempenho dos funcionários, usando para isso dados gerados durante as atividades.
Ele passa por todas as etapas do trabalho, como coleta, organização e análise, algo realizado pelo departamento de RH, considerando parâmetros estratégicos e básicos. A avaliação é necessária para entender o papel de cada profissional na companhia.
Uma empresa de lavagem de tapetes grandes precisa da gestão estratégica para atingir as metas e os colaboradores precisam estar envolvidos. Além de exercerem suas funções, precisam manter o nível de produtividade.
É fundamental que estejam engajados com a cultura organizacional e com os propósitos dos setores. Considerando que cada colaborador tem seu papel para as metas da corporação, o people analytics acompanha o desempenho deles.
A metodologia verifica se estão alinhados aos propósitos da corporação, possibilitando que os gestores tenham mais controle da equipe e colaborem com seu desenvolvimento.
Como aplicar o People Analytics
Qualquer tipo de negócio pode colher, gerenciar e analisar dados dos funcionários, mas precisa se preparar desde a aquisição de um software até a análise de resultados.
Tudo deve fazer parte de um planejamento que segue etapas determinadas, e dentre as principais estão:
Adquirir um software
Escolher os dados dos colaboradores é a primeira coisa a ser feita para trabalhar com people analytics, o que requer o uso de um software baseado em tecnologia big data.
O recurso precisa ser capaz de captar um grande volume de informações de Fontes diferentes para formar uma base completa. O software se encarrega de processar todas as informações, filtrando dados realmente importantes.
Nesse processo, uma empresa de pintura de fachada de loja precisa usar uma tecnologia conhecida como Business Intelligence para extrair percepções estratégicas.
Toda a análise é feita dentro do software e algumas plataformas avançadas oferecem dashboards personalizáveis para que os gestores possam criar indicadores adequados.
A avaliação de desempenho considera informações relevantes para a companhia, mas existe outra etapa fundamental.
Treinar os colaboradores
Os profissionais precisam estar familiarizados com essa nova realidade quando começar a ser aplicada. Contratar especialistas nem sempre é o suficiente para a companhia, uma vez que muitos profissionais estão envolvidos no trabalho.
Os treinamentos são indispensáveis para que novas práticas sejam absorvidas pelos funcionários. Eles precisam abordar de que maneira as plataformas devem ser operadas, tendo em vista que os dados só podem ser coletados e geridos com elas.
Cada colaborador envolvido nesse processo será preparado e capaz de apresentar um bom desempenho. Também é muito importante investir em treinamento operacional sobre o processo de trabalho com dados.
Dentro de uma empresa faxineira, os colaboradores responsáveis precisam ser orientados sobre o fluxo de demandas e seu funcionamento, seguindo um processo padronizado, assim, o RH terá todos os dados que precisa.
Benefícios do People Analytics
Trabalhar essa prática no cotidiano da organização é fundamental por conta das vantagens que pode trazer. Muitas delas são estratégicas e ajudam a corporação a se desenvolver melhor.
Analisar dados dos colaboradores permite que se desenvolvam, algo que traz impactos positivos para o negócio. As vantagens são direcionadas a vários fatores, inclusive aos recrutamentos. São elas:
1. Melhora as condições dos colaboradores
A metodologia tem como propósito extrair o melhor de cada funcionário e avaliar sua atuação constantemente. Escolher dados de desempenho é uma maneira de entender o que as pessoas precisam para melhorar seu desempenho.
Resultados ruins devem ser vistos como estímulos para compreender suas causas, visto que a insatisfação pode ser provocada pela própria organização.
Se uma loja de moveis planejados para loja de roupas tiver estratégia para lidar com os dados, poderá providenciar condições melhores para seus funcionários.
2. Fortalece a gestão estratégica
A gestão estratégica é um processo que depende do acompanhamento de resultados e para que funcione, os departamentos devem estar alinhados com as metas da companhia, ao mesmo tempo em que os colaboradores conhecem seu papel.
Por meio da captação e análise de informações, os resultados trazem uma base sólida para que os gestores tomem boas decisões. Tudo o que for feito terá mais firmeza e a organização consegue seguir seus propósitos de crescimento.
3. Aumenta o nível de engajamento
Para ter bons resultados, é necessário se esforçar, principalmente quando o assunto é gestão estratégica. Os funcionários precisam compreender os objetivos que a companhia deseja alcançar e a partir disso se envolver com eles.
Por meio do people analytics, uma empresa especializada em pintura eletrostática epóxi pó consegue manter seus funcionários focados, uma vez que estão cientes em relação à avaliação constante.
Algumas organizações costumam bonificar quem se desenvolve mais e isso ajuda a fortalecer o engajamento. Dentre as bonificações que podem ser oferecidas estão:
- Pagamentos em dinheiro;
- Folgas;
- Ingressos para cinema;
- Brindes.
Tudo depende das características da companhia e daquilo que mais agrada os profissionais dentro dela.
4. Ajuda a identificar chances de turnover
Muitas empresas enfrentam taxas de rotatividade muito altas, e cada vez que um colaborador sai, precisa procurar outro profissional, que após a contratação, deve ser integrado.
Tudo isso gera esforços e investimentos, porque acaba atrasando o alcance das metas da organização. Empresas com altas rotatividades sofrem consequências negativas para seu planejamento.
Por meio do people analytics, um fabricante de papelão ondulado duplo consegue diminuir os índices de rotatividade porque consegue identificar profissionais com perfil propenso a abandonar seus cargos.
Durante a avaliação do currículo e das informações dos candidatos, o software identifica fatores que mostram as chances de turnover. Cruzando essas informações, o analista identifica quais candidatos podem pedir demissão rapidamente.
5. Define melhor os parâmetros de cada posição
Quando a organização está procurando profissionais do mercado, está ciente do tipo de candidato que deseja encontrar. É fundamental definir as qualificações de maneira estratégica para acertar na escolha.
A metodologia do people analytics oferece todo o suporte necessário para determinar quais são os parâmetros de exigência e tornar a busca mais precisa. Com isso, o processo de recrutamento se torna mais estratégico.
No caso de uma loja de móveis projetados para cozinha pequena, fica mais fácil de considerar as capacidades dos candidatos. Em outras palavras, somente os profissionais que possuem as características definidas vão participar do processo seletivo.
Ao colher as informações sobre os candidatos, a organização vai cruzar as informações para comparar qualificações e exigências.
Usando softwares de apoio fica muito mais fácil escolher essas informações e compará-las com as exigências da vaga. Como resultado, o RH terá a certeza de que o candidato é exatamente aquilo que a empresa precisa no momento.
A metodologia não se baseia apenas em administrar os colaboradores dentro da empresa, tendo em vista que o departamento de recursos humanos também precisa captar talentos.
Um fabricante de acessórios para cachorro shitzu vai fazer a gestão e análise de dados na hora de preencher os cargos oferecidos. Com isso, vai contratar quem realmente está pronto para a vaga, com base em suas qualificações profissionais.
Considerações finais
Utilizar o people analytics dentro da empresa ajuda o RH a ter mais controle sobre o desempenho dos funcionários. É uma forma de garantir que estejam sempre empenhados, produtivos e engajados com as metas.
Mais do que isso, é um recurso que melhora as condições de trabalho, algo importante porque envolve o nível de satisfação dos colaboradores. Quanto mais satisfeitos eles se sentem, mais produtivos serão, algo que traz muitas vantagens para a empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.