Entre os novos Robôs, TVs, EVs e até impressora de cabelo apresentado na CES, houve um anúncio discreto sobre a próxima geração de carregamento sem fio para telefones e outros dispositivos de bateria recarregável. Qi2 é a continuação do carregamento sem fio Qi encontrado em telefones como o iPhone 14, Samsung Galaxy S22 e Google Pixel 7.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
A próxima versão do Qi promete ser mais eficiente em parte devido aos ímãs que ajudam a posicionar os dispositivos em um alinhamento ideal nas bases de carregamento. Se isso soa familiar, é porque o carregamento MagSafe da Apple, lançado com o iPhone 12 em 2020, é essencialmente isso. Na verdade, a Apple, que é uma das mais de 350 empresas que compõem o Wireless Power Consortium, ajudou a projetar o Magnetic Power Profile que faz parte do Qi2.
Embora o perfil de energia magnética não seja exatamente igual ao MagSafe, ele pode levar à adoção do Qi2 em mais dispositivos, incluindo headsets AR ou VR. Também pode levar a velocidades de carregamento mais rápidas. Atualmente, o carregamento sem fio Qi é limitado a 15 W, que também é a velocidade máxima para o carregamento MagSafe da Apple em iPhones.
“O alinhamento perfeito do Qi2 melhora a eficiência energética, reduzindo a perda de energia que pode ocorrer quando o telefone ou o carregador não está alinhado”, disse o diretor executivo do Wireless Power Consortium, Paul Struhsaker, em um comunicado à imprensa . “Igualmente importante, o Qi2 reduzirá consideravelmente o desperdício de aterro associado à substituição do carregador com fio devido à quebra de plugues e ao estresse colocado nos cabos devido à conexão e desconexão diária.”
Outra vantagem do Qi2 é o potencial para acessórios. Dê uma olhada no número de MagSafe e acessórios magnéticos feitos atualmente para o iPhone. Há de tudo, desde estojos e suportes de carregamento até tripés e carteiras. Os telefones Android que suportam Qi2 podem se beneficiar de uma variedade semelhante de acessórios.
Considerando que os telefones Android vêm em todas as formas e tamanhos, o Qi2 e seu perfil de energia magnética podem ser um equalizador que torna alguns acessórios intercambiáveis entre diferentes telefones e até mesmo dispositivos diferentes. O Qi2 oferece um nível de onipresença semelhante ao que os conectores USB-C fornecem, sem a confusão causada por diferentes tipos de cabo USB-C que parecem todos iguais. É difícil dizer a diferença entre um cabo USB-C compatível com Thunderbolt 3 e outro compatível com USB 4.
O perfil de energia magnética do Qi2 não é o mesmo que o MagSafe, que também usa ímãs, mas dispostos em uma posição diferente. Portanto, você não poderia conectar um carregador MagSafe a um telefone com Qi2. Devo reconhecer que algumas empresas fabricam capas magnéticas para telefones Android que permitem trabalhar com o MagSafe.
O MagSafe também contém um microprocessador, que falta no perfil de energia magnética do Qi2, que permite que um iPhone saiba a que está conectado. Por exemplo, se você remover a carteira MagSafe da Apple do seu iPhone, ela marcará o local onde foi anexada pela última vez e poderá até enviar uma notificação de que está separada do telefone. Imagino que os fabricantes de telefones Android possam adicionar seu próprio microprocessador ao Qi2 para funcionalidade semelhante.
Com a UE forçando a Apple a mudar os futuros modelos de iPhone de carregamento com fio Lightning para USB-C, o Qi2 também pode fornecer à Apple um roteiro para um iPhone sem porta, que há rumores há vários anos. E como o Qi2 é um padrão, pode ajudar a Apple a evitar qualquer ação potencial da UE em relação ao carregamento sem fio.
No geral, o Qi2 é muito promissor. E embora não esteja claro se a Apple substituirá o MagSafe pelo perfil de energia magnética do Qi2, isso prova que até mesmo empresas rivais podem concordar com um padrão que beneficia a todos nós.
Fonte: CNET
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.