O meio digital é cada vez mais procurado por empresas que querem colocar seus produtos e serviços à disposição do público online. Se antes elas tinham que organizar o ambiente da sua loja, no digital, é preciso ter atenção redobrada para a User Interface.
Esse termo em inglês pode ser encontrado também com a representação da sigla UI ou em português sendo chamado de interface do usuário. E pode ser definido como o espaço em que o usuário interage dentro de um site, um programa, um aplicativo ou outras plataformas.
Ao observar com mais profundidade a relevância desse fator, é preciso compreender a importância da interface de usuário na interação entre empresa e consumidor em potencial que está navegando nos espaços virtuais desde os sites até as redes sociais.
O estudo da interface do usuário se desenvolveu, então, como uma área de estudo do design que explora tanto elementos técnicos e conceituais para apresentar os melhores aspectos para a melhoria dessa interação de contato entre usuários e os softwares.
Parte do trabalho do profissional que estuda interface do usuário está em realizar uma análise do perfil do site, do seu público-alvo e dos objetivos dessa plataforma para escolher os melhores botões, cores, fontes, mensagens e formatos mais adequados.
O objetivo final desse recurso é sempre desenvolver o site de uma empresa especializada na venda de batedor sorvete e a partir dele proporcionar a melhor experiência de navegação possível dentro dos meios digitais com a tecnologia existente nos dias de hoje.
Essa profissão existe mesmo que de forma inicial e até básica desde o início da exploração dos canais digitais pelas empresas, mas conforme a internet foi habilitando novos recursos, ele também passou a criar mais concorrência e assim exigindo um melhor uso dos recursos.
O que é a User Interface?
O termo User Interface pode ser traduzido de forma livre para a língua portuguesa como Interface do usuário e também pode ser encontrado por meio da sigla vinda do inglês UI, em linhas gerais ele faz a intermediação entre a realização de uma ação online.
Toda a estrutura de um site tem uma grande quantidade de códigos e sistemas integrados que só quem já viu os bastidores de um site sabe como pode parecer confuso, poluído, complexo e até desorganizado, mas nada disso chega até o usuário.
A interface do usuário é a máscara vestida pelo site que apresenta a sua melhor versão para o usuário que chegou até ele pesquisando sobre habilitação PCD moto, não só para parecer mais bonito, mas para organizar e até guiar a navegação.
Esse conceito é muito utilizado no contexto do marketing digital, mas ele está presente no dia a dia das pessoas a muito tempo, desde o teclado do microondas até o layout do painel de um carro moderno utilizar esses aspectos para propor uma boa utilização.
Quem está presente na internet já a um tempo maior, em especial antes da década de 2010, sabe como um site poderia parecer desorganizado e até caótico sem uma navegação muito fácil, essa condição mudou especialmente graças ao design de interface do usuário.
Muitas pessoas podem confundir o conceito de UI, interface do usuário com um outro conceito do design digital, o UX que representa a experiência do usuário. Ambos os conceitos são chave para otimizar as estratégias de design e marketing digital.
No site de uma empresa especializada em impermeabilizar laje exposta o UX vai se focar em fazer o usuário ter uma experiência agradável enquanto o UI vai dar um passo a frente pensando em como guiar e influenciar essa experiência de forma mais positiva.
Qual é a importância da User Interface?
Ao pensar a partir do prisma de design com a interface influencia o comportamento do usuário, se faz necessário analisar esse processo de construção desde os seus menores elementos até conjuntos maiores elementos visuais e de mensagens dentro de um site.
Na construção de uma interface, é crucial analisar uma grande quantidade de fatores que faz com que a empresa interfira de forma mais positiva na navegação dos seus usuários que podem ser um comprador em potencial.
O designer que atua nessa área busca compreender a interação e o comportamento do usuário na relação com o seu produto, desde o formato do botão, sua cor e seu posicionamento até os elementos ao redor podem influenciar uma decisão.
Além das questões técnicas de princípios do UI design, essa área tende a analisar o comportamento de um determinado público e sobre ele agir de forma direta, um site de frutas para empresas recebem um tratamento diferente de uma loja virtual de roupas.
Com um tempo maior de amadurecimento desses conceitos e a presença cada vez mais unânime de sites, plataformas e aplicativos estruturados nas melhores normas de UI design, muitos dos seus conceitos já se tornaram até óbvios para a maioria das pessoas.
A ideia geral e final do User Interface Design até de que o site de uma empresa especializada em pista fria tenha uma navegação fácil, eficiente e agradável, mais do que isso, ele visa reduzir esforços dos usuários de maneira intuitiva e fluida nesse contato.
Para garantir esses pré-requisitos, os profissionais da área utilizam uma série de métodos que colocam o olhar sobre o usuário para a partir desse olhar aproximado criar uma atmosfera mais convidativa à interação e agradável para navegação.
Como criar uma User Interface mais eficiente
Depois de entender o que é a interface de usuário, sua relevância em um mundo cada vez mais digital e como a experiência do usuário pode ser afetada a partir do ambiente digital construído no entorno dele, é essencial apresentar como isso pode ser feito na prática.
Um bom ponto de partida para explorar esse assunto é abordar alguns dos principais elementos presentes em uma interface, ou seja, os princípios dos designs aplicados na interface de um site de aluguel de geladeira expositora e seus reflexos no usuário.
Esse leque de elementos é bastante amplo, mas, em linhas gerais, é possível separar esses pontos em quatro grupos diferentes para estudar a sua interação com o público e as melhores aplicações dos mesmos. Esses grupos podem ser divididos em quatro diferentes:
- Presença de botões, formas e outros componentes;
- Adequação de tipografia e uso estratégico dos textos;
- Presença dos ícones e personalização;
- Uso das cores de acordo com a identidade da marca.
As interfaces como se analisam para as estratégias de marketing de uma empresa de pallet para exportação estão presentes em suas maiorias no marketing digital e por consequência no marketing digital, mas também estão presentes fisicamente no dia a dia das pessoas.
Os botões são indispensáveis para o funcionamento de qualquer interface, por isso é a partir deles que os usuários têm a sua interação com a plataforma, ou seja, é a partir desse elemento que as plataformas atuam nos gatilhos de contato, aproximação e até de venda.
Tanto a fonte quanto a linguagem escolhida para a comunicação de um site podem interferir de forma direta na experiência do usuário, ao mesmo tempo que se busca uma fonte legível e harmonizada com o ambiente é preciso passar informações com clareza e persuasão.
Nem tudo precisa estar escrito, cores e elementos gráficos como ícones podem ser muito eficientes em apresentar mensagens claras e deixando o visual mais agradável limpo e com mais destaques para os pontos de maior interesse do público.
Considerações finais
Um dos elementos mais importantes de qualquer interação entre consumidor e empresa dentro de uma plataforma digital é a interface do usuário. A criação de uma boa interface baseada nas melhores práticas de BI pode ser a chave de virada para o sucesso.
Existem alguns padrões do UI Design que podem até não ser regras absolutas mas são princípios que devem ser observados para que o consumidor que entrar em contato com uma página de web tenha a melhor experiência possível.
Existem várias formas de deixar o site de uma empresa especializada em máquina de café expresso para restaurante mais convidativa e interativa, boa parte dessas práticas parte por dar mais independência enquanto o layout guia o olhar do consumidor indiretamente.
É muito importante que a página consiga ter a partir da identidade de marca e do propósito dessa interação criar uma relação com o mundo que cerca o usuário, essa correspondência ajuda na ambientação do consumidor dentro do ambiente virtual proposto na plataforma.
Por muito tempo, os usuários queriam ser guiados em sua experiência, como o ambiente digital é cada vez mais receptivo as empresas precisam propor mais liberdade de navegação ao mesmo tempo que ao invés de controlar, passem a guiar o seu consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.