A Claroty, empresa de proteção de sistemas ciberfísicos (CPS, Cyber-Physical Systems), compartilha o crescimento explosivo da interconectividade, juntamente com o cenário Claroty em 2023. De acordo com Galina Antova, cofundadora e diretora de desenvolvimento de negócios da Claroty, a geopolítica continuará a ter impacto na segurança cibernética e na postura de segurança das organizações em 2023. Confira:
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
A ameaça geopolítica
Com o cenário geopolítico em rápida evolução e os criminosos oportunistas, cria-se uma situação perigosa. Estamos lidando com os suspeitos de sempre, principalmente da Rússia e China, com o Irã emergindo. Mas a Rússia está no topo da lista, pois eles demonstraram que são capazes e, no clima atual, estão motivados para agregar ataques cibernéticos ao seu arsenal. Agora, na era da guerra híbrida, o aumento dos ataques às infraestruturas críticas e o impacto do conflito geopolítico no mundo são significativos.
À medida que a Rússia perde mais terreno na invasão da Ucrânia e a pressão dos EUA e dos aliados continua aumentando, é provável que vamos observar os ataques cibernéticos, sendo cada vez mais usados como arma. Os sistemas ciberfísicos (CPS) e as redes em que operam são alvos obviamente atraentes, por causa de seus níveis de criticidade e potencial de sabotagem.
Os defensores cibernéticos se unirão para lutar melhor contra os invasores
Embora os detalhes ainda estejam sendo elaborados, em termos de requisitos de relatórios sobre incidentes cibernéticos e pagamentos de ransomware, a premissa básica dessa coordenação e colaboração permitirá uma visibilidade muito mais ampla das redes de infraestrutura crítica, pois essa é uma das maiores desvantagens dos defensores. Em muitos casos, simplesmente não temos telemetria de segurança suficiente dos ambientes para fornecer assistência e orientação, com o intuito de evitar que outras organizações sejam vítimas de um incidente semelhante ou para identificar tendências no sentido de ajudar a antecipar as ameaças futuras.
Os líderes empresariais demonstraram aos acionistas o valor da transformação digital, mas uma onda de ataques e uma resposta multifacetada do governo dos EUA refletem a vulnerabilidade dos nossos ambientes de CPS críticos. Agora, precisamos mostrar que estamos tomando as medidas certas para proteger esses sistemas de alto valor, que estão em perigo.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.