Segundo uma pesquisa da Microsoft, utilizando dados do LinkedIn, cerca de 150 milhões de novas posições de trabalho em carreiras digitais surgirão em todo o mundo até 2025. A demanda por profissionais de desenvolvimento de software, por exemplo, representa 66% dessas vagas, chegando a 98 milhões de oportunidades.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O sistema educacional atual não está conseguindo formar profissionais para atender essa necessidade, não somente em quantidade de egressos mas também em relação ao nível de proficiência das competências e habilidades demandadas pelo mercado. Visando enfrentar esse problema, a iTalents, primeira aceleradora de carreiras tech do Brasil, anuncia a aquisição da proDevs, empresa que realiza extensão de times em empresas que buscam a transformação digital e o ganho operacional em suas equipes de TI.
O movimento ocorreu graças ao aporte de R$ 12 milhões da Worldapprocah, holding portuguesa, controlada pelo investidor Isaías Gomes Teixeira. Com o início de carreira no jornalismo, o empresário, ao longo da sua carreira, foi administrador da TVI, CEO de diversas empresas do grupo Media Capital e CEO e acionistas do Grupo Leya, cuja participação vendeu este ano ao fundo de investimento holandês NPM Capital, quando criou ele um family office que investe em empresas e equipes de gestão promissoras.
A organização focada em venture capital já investiu em diferentes iniciativas de sucesso, como a própria iTalents e uma das suas parceiras, a Unyleya, líder brasileira em pós-graduações EAD. O portfólio da empresa ainda é composto pela LeYa Angola, braço da editora que é referência na comercialização de recursos e plataformas educativas, bem como de livros de edições gerais.
Divulgação
Paulo Camargo, Engels Rego, Alexandre Álvaro e Fabiano Dourado, executivos da iTalents.
De acordo com Engels Rego, CEO da iTalents, o investidor português viu no Brasil uma grande oportunidade de “minerar” e “lapidar” talentos para prestarem serviços também para o mercado europeu. “Após o período de distanciamento advindo da pandemia da Covid-19, as barreiras geográficas, que já eram menores na área de TI, ruíram de vez. Um profissional brasileiro, por exemplo, pode trabalhar para um cliente em qualquer lugar do mundo, sem sair de sua casa e ganhando em euro ou dólar. Esta é uma das oportunidades que nos propomos a conectar”, destaca.
Segundo o executivo, a proDevs será uma grande aliada para construir a ponte entre as empresas – que precisam de especialistas para desenvolver suas tecnologias – e aspessoas que têm potencial para prosperar no segmento.
Com um modelo de negócio já validado por seus fundadores, Alexandre Álvaro e Paulo Camargo, a proDevs apresenta resultados impressionantes de efetividade, especialmente na região sudeste do Brasil.
“Queremos ajudar a solucionar os desafios das empresas no que diz respeito à tecnologia e inovação, tanto em seus projetos de curto prazo, quanto em seus objetivos estratégicos para a transformação digital. Fazemos isso por meio de consultoria, alocação direta de profissionais ou squads, processos de recrutamento e seleção, bem como campanhas de employer branding”, diz Camargo, que agora também é Diretor de Mercado da iTalents. “Antes do fechamento do negócio, já atendíamos clientes de diversos setores, desde financeiro e educacional até saúde e agro. Todos têm em comum a necessidade de crescer suas equipes de tecnologia, inovação e produto com rapidez e flexibilidade, objetivo que pretendemos otimizar com o movimento de incorporação”, completa.
Parte do projeto das marcas começou em outubro deste ano, quando a iTalents lançou seus programas de formação online, em que são ofertados cursos livres de curta duração e pós-graduações.
“A intenção é atender tanto àqueles que não têm formação em TI, mas possuem interesse e potencial para a área, quanto pessoas que planejam se especializar em suas atuações ou fazer uma transição de carreira”, explica Rego. “Dada a escassez de profissionais e, consequentemente, aos bons salários pagos atualmente no segmento, trabalhadores oriundos de outras formações têm visto as carreiras digitais como uma excelente alternativa para melhorar suas condições de vida e é nesse sentido que queremos contribuir”, finaliza.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.