Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, criaram um robô humanoide que muda de forma, ou conforme descrito pelos cientistas, “se-transforma” capaz de derreter e depois retornar a sua forma novamente. Em outras palavras, o robô se parece muito com o protótipo do “T-1000” do filme “Exterminador do Futuro 2” de 1991, provando que você nunca deve duvidar das visões futuristas de James Cameron.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Em um novo estudo publicado na revista Cells os pesquisadores, inspirados por pepinos-do-mar, viram uma necessidade diante do corpo dos atuais robôs, que são duros e pouco maleáveis. Na publicação abaixo, há a possibilidade de verificar a funcionalidade do robozinho que lembra muito os brinquedos de LEGO, satirizando o épico filme de ação de Cameron.
Matéria de Transição
Para conseguir este feito, a equipe criou uma nova forma de material à base de gálio chamado “matéria de transição de fase sólida-líquida magnetoativa” (MPTM). Geralmente, estes materiais requerem uma fonte de calor externa, mas o MPTM, precisa apenas ser induzido por um campo magnético antes de aquecer, graças às partículas magnéticas incorporadas no gálio. Isso, combinado com o baixo ponto de fusão do metal de pouco menos de 86 graus Fahrenheit, torna o robô feito do material se liquefazer de forma relativamente rápida.
“As partículas magnéticas aqui têm duas funções”, explicou o autor sênior Carmel Majidi, engenheiro da Carnegie Mellon University, em um comunicado à imprensa. “Uma é que eles tornam o material responsivo a um campo magnético alternado, para que você possa, por indução, aquecer o material e causar a mudança de fase. Mas as partículas magnéticas também dão mobilidade aos robôs e a capacidade de se mover em resposta ao campo magnético.”
MPTM na medicina
Os pesquisadores acreditam que o MPTM pode ter diversas aplicações úteis na medicina e engenharia futuramente, como na administração de medicamentos ou para remover objetos estranhos, em humanos.
Fonte: Futurism
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.