North Star Metric: como definir? Conheça 4 pontos de importância

A North Star Metric, ou métrica estrela-guia, é uma das principais métricas utilizadas por startups para auxiliar no crescimento de suas empresas.

Como as metas e objetivos pretendidos variam entre diferentes áreas e gestores internos, a métrica Estrela do Norte permite que os esforços sejam direcionados para uma meta de maior importância.

Ainda pouco compreendida, essa métrica serve como uma forma de orientação para os empreendedores e gestores que atuam com consultoria de engenharia ambiental, por exemplo.

Entendendo o conceito da North Star Metric

É chamada de “Estrela do Norte” porque serve como guia para decisões importantes nos negócios e mantém o foco no essencial.

A métrica North Star é, normalmente, empregada devido à sua capacidade de quantificar o valor que os clientes ou usuários fornecem às empresas que trabalham com áreas que vão desde alimentos até sala comercial para alugar.

É crucial para esses negócios escolher uma métrica North Star que seja relevante e significativa, pois facilita o alinhamento de todos na empresa em torno de um objetivo comum e pode ser usada para medir o progresso do negócio ao longo do tempo.

Ocasionalmente, o conceito é mal interpretado e os empresários acreditam erroneamente que basta definir uma métrica e ela será suficiente para impulsionar uma creche infantil particular.

Mas o objetivo real é que a empresa tenha um número de referência, o resultado de uma série de ações e outras métricas da empresa, que devem ser acompanhadas para garantir o sucesso das operações.

Basicamente, o conceito é ter uma métrica única que esclareça até mesmo para uma fabricante de lavadora Tennant 5680 o que fazer durante instâncias específicas quando não estiver claro qual caminho seguir.

É por isso que é essencial que os empreendedores tenham muito conhecimento sobre seus clientes e como utilizar seus produtos, incluindo os benefícios extras que eles oferecem.

Qual a importância da North Star Metric?

A métrica North Star é uma métrica crucial que as empresas devem utilizar para ajudá-las a atingir suas metas de negócios.

É um indicador incomum que dá às empresas do ramo de instalação de portão de correr duplo a capacidade de acompanhar o progresso em direção ao que é mais importante para elas.

Com tantas métricas diferentes disponíveis para avaliar o desempenho de uma empresa, pode ser difícil ignorar aspectos cruciais.

A métrica North Star promove o foco nas coisas mais importantes, evitando distrações. Facilita o alinhamento de todos na empresa em direção a um objetivo comum, além de fornecer um ponto de referência singular para a tomada de decisões estratégicas.

Decidir sobre a North Star Metric é uma escolha significativa que requer um entendimento profundo das metas de negócios da empresa e como elas são medidas.

A métrica deve ser relevante e significativa, medindo o valor que a empresa oferece aos seus clientes ou consumidores.

Além disso, a métrica North Star deve ser simples de compreender e comunicar a todos na empresa, por isso, seja na venda de um martelete de 20kg ou em serviços de manutenção, os negócios têm de saber exatamente o que vendem e para quem vendem.

Depois que a métrica North Star é criada, ela pode ser empregada para avaliar o sucesso de um negócio ao longo do tempo. Também pode ser empregado para identificar áreas de melhoria e alterações necessárias para atingir os objetivos de negócios.

Além disso, a métrica North Star é benéfica para rastrear o progresso de metas de longo prazo e garantir que, por exemplo, uma empresa que comercialize carrinho para transporte de ferramentas esteja no caminho certo.

Os elementos da North Star Metric

Além da métrica, o NSM também inclui um conjunto primário de entradas que, juntas, funcionam como fatores que influenciam a métrica.

As equipes de produto, e outros departamentos, podem ter um impacto direto nessas entradas por meio de suas atividades diárias. Esse conjunto de métricas e entradas críticas tem quatro propósitos essenciais.

  • Facilita a tomada de decisões com embasamento;
  • Facilita a comunicação e alinhamento dos times;
  • Concentra os esforços das equipes onde realmente importa;
  • Promove melhorias muito mais rápidas e eficazes.

Esses elementos são apenas alguns dos diversos pontos de melhoria que a estrela guia promove para os negócios, mas é facilmente notável todos os benefícios logo após a implementação dessa estratégia.

Quais os reais benefícios da North Star Metric?

Com uma métrica North Star específica e focada, os gestores podem analisar todos os seus setores de uma só vez.

Isso promove uma compreensão do que é mais importante para a empresa e como melhorar a entrega de valor aos clientes, o que terá efeito em outras métricas como o número de vendas, novos clientes, fidelização, entre outras.

Como resultado, o NSM é uma representação precisa das realizações da empresa. Em última análise, isso facilita o alinhamento de todas as equipes em direção a um objetivo comum.

No entanto, isso é possível se houver uma cultura adaptável e se houver ferramentas analíticas adequadas. Isso permitiria que as equipes determinassem se estão se movendo na direção certa.

Ao discutir os benefícios, o principal benefício oferecido aos gerentes e às equipes é o foco. Com um NSM estruturado, as empresas evitarão perder tempo com inúmeras análises e variáveis ​​desnecessárias, ao invés disso, se concentram nas coisas mais importantes.

Como a NSM influencia nos negócios?

Identificar a métrica North Star ajuda os empreendedores e gerentes a entender melhor seus clientes e produtos de uma maneira mais profunda.

Ela promove esforços de crescimento e serve como um meio de maior compreensão do seu produto ou serviço, bem como o que pode ser melhorado para promover o crescimento de longo prazo.

Como resultado, para uma empresa interpretar corretamente NSM depende de muito conhecimento sobre seus clientes, incluindo o tipo de valor que eles recebem e como utilizam os produtos que são comercializados.

A partir dessas informações, até mesmo uma empresa especializada em escoramento de laje com viga I poderá identificar com precisão sua métrica, considerar uma que seja realmente importante e estratégica ao invés de apenas uma métrica aleatória.

Ao reconhecer a métrica North Star, podemos melhorar nossos produtos com mais eficácia e atender às necessidades e expectativas de nossos clientes com mais precisão.

Isso aumentará o valor de cada cliente ao longo de sua vida útil e reduzirá o número de clientes que saem e aumentará a receita e o crescimento.

Como as empresas podem usar a North Star Metric?

Uma maneira de determinar a métrica North Star do negócio é o empreendedor entender o valor que seus clientes mais dedicados obterão ao usar seu produto. Em seguida, tentar converter esses valores em um único valor numérico.

Sabe-se que existem várias métricas para isso, mas tente resumir em uma que seja central. Essa métrica será chamada de NSM, ou Estrela do Norte, uma analogia que faz referência à tradicional estrela usada pelos navegadores do hemisfério norte como guia.

Ter uma métrica central singular significa tentar centralizar o valor gerado para o cliente em uma única métrica e se trata de algo mais eficiente.

É fundamental entender que, às vezes, é mal-interpretado que todas as essas organizações utilizam outras métricas de desempenho para direcionar suas ações, apesar de possuírem um NSM.

Em alguns casos, o conceito é interpretado de forma equivocada e os empreendedores acreditam erroneamente que basta definir uma métrica e ela será suficiente para impulsionar um negócio.

No entanto, na verdade, não é bem assim, pois o objetivo é ter um número de referência, o resultado de uma série de ações e outras métricas da empresa, essas devem ser acompanhadas.

Basicamente, a intenção é ter uma métrica central para que fique bem claro o que fazer em um determinado momento em caso de dúvida sobre qual caminho escolher.

Como resultado, é necessário que a empresa tenha um conhecimento significativo sobre seus clientes e o valor agregado aos seus produtos, pois esse conhecimento é necessário para as informações adicionais.

A partir dessas informações, será possível determinar uma métrica, isso será de grande importância para os negócios que desejam prosperar por mais tempo.

Considerações finais

Quando utilizada corretamente, a NSM pode demonstrar como o negócio está crescendo e como os clientes perceberam o valor de produto ou serviço oferecido, aumentando a receita e o engajamento e aumentando a lucratividade.

No entanto, para que essa métrica seja eficaz todos os setores devem participar e deve existir uma infraestrutura adequada, essa infraestrutura suportará as mudanças necessárias para o crescimento esperado.

Contudo, as companhias conseguiram, de fato, achar que vale a pena seguir para alavancar os resultados do negócio e fazer melhorias de forma muito mais rápida e eficaz conforme for identificado as necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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