‘São bananas’: Telescópio James Webb encontra seis galáxias que desafiam a compreensão atual

Um grupo de cientistas vasculhando o lote original de imagens do Telescópio James Webb descobriu galáxias maduras o suficiente para desafiar as noções existentes de como nosso universo funciona.

As ferramentas de detecção de infravermelho do telescópio são sensíveis o suficiente para detectar luz de galáxias a quase 13,5 bilhões de anos-luz de distância. Quando a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram seu primeiro tesouro de imagens de James Webb em julho de 2022, os cientistas Joel Leja e a Dra. Erica Nelson despejaram os dados esperando encontrar galáxias jovens. Afinal, 13,5 bilhões de anos está bem próximo de nossa compreensão atual de quando o universo começou.

Mas, para surpresa de Leja, Nelson e seus coautores em um artigo publicado na Nature , as seis galáxias que eles descobriram eram tão maduras quanto a Via Láctea é hoje. Os cientistas podem julgar a maturidade das galáxias por seu tamanho e densidade. E estes eram muito maiores e mais densos do que deveriam ser.

Imagens das seis galáxias, vistas 500-700 milhões de anos após o Big Bang. Todas as galáxias são maiores do que os cientistas esperavam, questionando os modelos existentes da formação do universo. Crédito: NASA, ESA, CSA, I. Labbe. Processamento de imagem: G. Brammer

“Esses objetos são muito mais massivos do que se esperava”, disse Leja, professor assistente de astronomia e astrofísica na Penn State, em entrevista . “Esperávamos apenas encontrar galáxias pequenas, jovens e bebês neste momento, mas descobrimos galáxias tão maduras quanto a nossa no que antes era entendido como o alvorecer do universo”.

O universo é muito mais antigo do que pensamos?

Embora Leja exija uma boa dose de cautela científica, ele admite que os novos dados desafiam as teorias existentes.

“Este é o nosso primeiro vislumbre até aqui, por isso é importante mantermos a mente aberta sobre o que estamos vendo”, disse Leja. “Embora os dados indiquem que provavelmente são galáxias, acho que existe uma possibilidade real de que alguns desses objetos acabem sendo buracos negros supermassivos obscurecidos. Independentemente disso, a quantidade de massa que descobrimos significa que a massa conhecida nas estrelas neste período do nosso universo é até 100 vezes maior do que pensávamos anteriormente…

Banana?

Como sempre com o Telescópio James Webb , a descoberta depende do equipamento infravermelho sensível e revolucionário do telescópio .

À medida que a luz viaja pelo cosmos, ela se torna mais vermelha, de acordo com o The Guardian . Foi o tom avermelhado das imagens que indicou à Dra. Nelson que ela havia encontrado galáxias extremamente antigas.

Telescópio James Webb detecta evidências de antigas galáxias ‘destruidoras do universo’ https://t.co/9YrCqaOJCF

— Notícias do Guardian (@guardiannews) 22 de fevereiro de 2023

“A descoberta de tais galáxias massivas logo após o big bang sugere que a idade das trevas pode não ter sido tão escura, afinal, e que o universo pode ter sido inundado com a formação de estrelas muito antes do que pensávamos”, Dr. Emma Chapman, um astrofísico da Universidade de Nottingham, disse ao The Guardian .

Ou, como disse o Dr. Nelson:

“São bananas.”