A AMD (NASDAQ: AMD) anunciou que expandirá o suporte de seu ecossistema de parceiros 5G, abrangendo desde aplicações centrais até redes de acesso por rádio (RAN), oferecendo novos recursos de teste adicionais e revelando novos produtos 5G. O ecossistema de parceiros de telecomunicações sem fio da companhia mais que dobrou no ano passado, reforçado pela integração das linhas de produtos AMD e Xilinx, bem como pela criação de seu novo laboratório de testes Telco Solutions em colaboração com a VIAVI.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Laboratório Telco Solutions
A formação do laboratório de testes Telco Solutions é vital para operadoras e provedores de soluções de telecomunicações testarem, validarem e dimensionarem seus recursos de computação, para atenderem às demandas cada vez maiores de RAN e ponta a ponta. O laboratório de testes oferece suporte à validação de soluções incluindo hardware e software para alavancar o desempenho e as eficiências de energia dos mais recentes processadores AMD, Adaptive SoCs, SmartNICs, FPGAs e DPUs.
Em apoio a essa missão, o conjunto de testes de ponta a ponta da VIAVI foi selecionado para fornecer a solução de teste de rede para analisar, desenvolver e validar o impacto das condições da vida real em toda uma rede de telecomunicações. O laboratório de testes da Telco Solutions permitirá simulação e geração de tráfego em núcleo, CU/DU, borda e RAN, usando as tecnologias AMD atuais e futuras para permitir testes funcionais e de desempenho completos, que atendem aos requisitos atuais e futuros do ecossistema. Com sede em Santa Clara, Califórnia, o laboratório de testes da Telco Solutions trará seus primeiros parceiros do ecossistema 5G a partir do segundo trimestre de 2023.
Novos dispositivos Zynq UltraScale+ RFSoC para mercados emergentes 4G/5G em crescimento
A forte adoção da tecnologia de rádio 4G/5G AMD Zynq™ UltraScale+ RFSoC e MPSoC permitiu novos designs de unidades de rádio remotas integradas e abriu novas oportunidades de negócios para a AMD e seu ecossistema de parceiros. A AMD agora está expandindo seu portfólio de front-end digital (DFE) Zynq UltraScale+ RFSoC com duas adições à família: os dispositivos Zynq UltraScale+ RFSoC ZU63DR e Zynq UltraScale+ RFSoC ZU64DR. Esses novos RFSoCs permitirão a expansão e implantação de rádios 4G/5G em mercados ao redor do mundo, onde rádios de baixo custo, energia e eficiência de espectro são necessários para lidar com o aumento da conectividade sem fio.
“A AMD fez um progresso incrível no mercado de rádio e estamos orgulhosos de apresentar no MWC Barcelona nossa colaboração com mais de 15 parceiros do ecossistema de sistemas de rádio, projetando unidades de rádio remotas baseadas em O-RAN para interfaces abertas usando AMD Zynq UltraScale+ RFSoCs e MPSoCs”, disse Salil Raje, vice-presidente sênior e gerente geral, Adaptive and Embedded Computing Group, AMD. “Com nosso foco em aumentar as implantações de 5G em todo o mundo, os novos AMD Zynq UltraScale+ RFSoCs são especialmente econômicos e eficientes em termos de energia, tornando-os ideais para mercados globais emergentes, incluindo implantações rurais e externas.”
O Zynq UltraScale+ RFSoC ZU63DR visa especificamente quatro aplicações de transmissão e quatro de recepção (4T4R) e de unidade de rádio O-RAN de nível de entrada de banda dupla (O-RU). O Zynq UltraScale+ RFSoC ZU64DR é direcionado para oito aplicações O-RU de transmissão e oito recepção (8T8R) usando a opção split-8 do 3rd Generation Partner Project (3GPP) que suporta arquiteturas de unidades de rádio alternativas e legadas.
Ambos os dispositivos RSoC aproveitam a profunda integração DFE disponível no principal dispositivo Zynq UltraScale+ RFSoC ZU67DR e devem estar em produção total no segundo trimestre de 2023. A AMD apresentará sua família Zynq UltraScale+ RFSoC DFE no próximo Mobile World Congress (MWC) Barcelona 2023.
Ecossistema AMD com a Nokia
Como parte do crescente ecossistema de telecomunicações da AMD, a AMD e a Nokia estão anunciando em conjunto uma colaboração expandida usando servidores baseados no processador AMD EPYC™ de 4ª geração para fornecer soluções Nokia Cloud RAN, para ajudar os provedores de serviços de comunicação a atingirem suas metas de eficiência energética mais rigorosas. A AMD e a Nokia reconhecem os desafios enfrentados pelas operadoras que lidam com custos crescentes de energia e a crescente importância de cumprir as metas de redução de carbono.
“Como parte de nossa ambição de fornecer as melhores soluções Cloud RAN, estamos entusiasmados em estender nossa colaboração com a AMD. Queremos aproveitar os recursos do processador AMD EPYC de 4ª geração para aprimorar ainda mais as soluções Cloud RAN da Nokia”, disse Pasi Toivanen, chefe de soluções Partner Cloud RAN da Nokia. “Os provedores de serviços de comunicação em 5G Core e Cloud RAN exigem cada vez mais novos níveis de desempenho e eficiência energética em suas redes 5G. Nosso trabalho com a AMD reconhece os desafios enfrentados pelo setor de telecomunicações e ajuda a cumprir as metas de eficiência energética mais ambiciosas de nossos parceiros e clientes”.
Inovação 5G no MWC Barcelona 2023
No MWC 2023, a AMD apresentará os mais recentes sistemas baseados no processador AMD EPYC de 4ª geração em conjunto com parceiros de tecnologia, incluindo: Amdocs, Groundhog, Juniper e Nokia. Os parceiros do ecossistema 5G que apresentam soluções de rádio com a AMD incluem: Abside, Astrome, AW2S, CellXica, Comba, Fujitsu, Mavenir, NEC, Solid, Tejas, Ulak, Viettel, VVDN e Zlink.
Visite a AMD no MWC no Hall 2, estande 2M61 de 27 de fevereiro a 2 de março de 2023.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.