Antes mesmo da entrada em vigor da nova lei cambial no último dia 31 de dezembro, com o objetivo de desburocratizar operações de câmbio, os brasileiros já tinham à disposição soluções práticas para enviar e receber dinheiro do exterior, com o apoio da tecnologia — um hábito que pode ser intensificado com o novo marco legal.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Por meio do aplicativo móvel da corretora Nova Futura Investimentos, pessoas físicas residentes no Brasil e empresas que operam em solo nacional têm o poder de concretizar, muitas vezes no mesmo dia ou em até 24 horas, remessas de dinheiro que podem ter como destino contas de diversos bancos mantidas em vários países.
Além disso, por ser feita pelo mesmo canal que dá acesso à conta corrente, essa operação pode ser feita com custos reduzidos para remessas e conversões em relação à média do mercado. É comum que, em muitos casos, os correntistas precisem recorrer a uma plataforma específica para câmbio, fora do aplicativo usado para movimentar a conta.
O app da Nova Futura, que está entre as maiores corretoras independentes do Brasil, está disponível para download gratuito e tem o uso atrelado à abertura (também de graça) de uma conta. Nele é possível contratar operações de câmbio com remessas destinadas aos Estados Unidos, Reino Unido, Suíça e países da União Europeia e da Ásia, entre outros. O canal ainda permite abrir, em pouco minutos, uma conta bancária para investimentos globais através da Suíça – país no qual a Nova Futura oferece conta digital para brasileiros.
“Iniciativas como essa ampliam a praticidade de se fazer transferências e investimentos no exterior por meio do smartphone. Conseguimos reduzir o spread dessas operações quando feitas por meio do app, abrindo caminho para que mais pessoas e empresas façam a contratação de câmbio com muita praticidade, agilidade, custo acessível e boa abrangência geográfica”, diz João Ferreira Neto, CEO da Nova Futura.
Os clientes da corretora podem utilizar o aplicativo não só para realizar investimentos, mas também para fazer qualquer tipo de remessa para o exterior e trazer recursos financeiros de fora para dentro do país.
“Existe uma demanda crescente por diversificação de investimentos. A praticidade de poder abrir uma conta na Suíça com pouco cliques, remeter seu dinheiro e investir tudo por meio do app é um avanço importante. Esse meio também atende aos clientes que precisam realizar pagamento de contas, universidades e outras despesas no exterior”, afirma o executivo.
Alta nas remessas ao exterior
Os aplicativos representam um recurso bem-vindo em meio à alta na demanda por operações de câmbio no Brasil na última década. Dados do Banco Central (BC) apontam para um avanço de 148% no volume de transferências pessoais de dinheiro que saíram do Brasil para o exterior entre março de 2012 (quando o total apurado foi de US$ 86 milhões) e março de 2022 (US$ 214 milhões).
Faz parte desse montante, por exemplo, o envio de recursos para familiares que residem ou estudam no exterior, assim como multinacionais que remetem lucros para a matriz ou quitam despesas geradas pela importação de mercadorias e insumos.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.