Jogos mobile impulsionam democratização do entretenimento e mercado de microtransações

A democratização do entretenimento por meio dos games para dispositivos móveis tem sido um fenômeno crescente no mercado de jogos. Com a facilidade de acesso e baixo custo, esses jogos se tornaram a porta de entrada para muitas pessoas que antes não tinham acesso ao universo dos games.

A popularidade dos jogos mobile é evidenciada pelo grande número de downloads e pelo aumento das microtransações no mercado. As microtransações são compras realizadas dentro do jogo que permitem ao jogador desbloquear personagens, acumular pontos de experiência e acessar outros conteúdos adicionais.

De acordo com o Décio Penna, Gerente de E-commerce LATAM na Level Up, é importante explicar que em geral os jogos que oferecem microtransações são os chamados F2P ou Fremium. Jogos Free to Play (Gratuitos para jogar) são aqueles que em geral são gratuitos, mas oferecem itens pagos que podem ser pequenos upgrades, efeitos visuais ou acesso a pacotes de itens exclusivos. Já os games Fremium são aqueles gratuitos que permitem que o jogo seja desfrutado normalmente, mas se o usuário quiser acessar conteúdos exclusivos, precisa pagar.

“Isso por si só já facilita esse processo de alcançar mais pessoas já que não há uma barreira de entrada inicial como nos jogos tradicionais que exigem sua compra para a experimentação. Com isso, pessoas diversas, de classes, idades, experiência e tempo para devotar aos jogos diversos podem experimentar o jogo além de poderem se sentir mais confortáveis com o conceito de investir dinheiro dentro do game ao qual já estão se dedicando”,

comenta Décio Penna, Gerente de E-commerce LATAM na Level Up.

O mercado de jogos mobile tem se expandido rapidamente em todo o mundo, especialmente no Brasil, onde o número de aparelhos conectados à internet ultrapassou a população do país em 2020, segundo a Anatel. Os downloads de jogos para celular tiveram um aumento de 33% em todo o mundo em 2020, de acordo com a pesquisa Global Web Index. Os avanços na tecnologia dos smartphones também têm contribuído para o sucesso dos jogos mobile. Os jogos estão se tornando cada vez mais imersivos e interativos, mesmo em telas menores, o que aumenta ainda mais a experiência do usuário.

Falando de acesso, à medida que a tecnologia avança, mais e mais jogos tornam-se cada vez mais complexos, mas as economias locais de cada país muitas vezes não são capazes de acompanhar esse desenvolvimento. Isso ficou muito claro no Brasil nos últimos anos, quando jogos de muita qualidade, mas bastante leves e capaz de rodarem em celulares low end tiveram grande destaque e atraíram enormes quantidades de jogadores. O mesmo acontece em outros países. Portanto, permitir essa maior acessibilidade de plataforma é essencial.

ressalta Décio Penna, Gerente de E-commerce LATAM na Level Up

No Brasil, as microtransações em jogos mobile são responsáveis por 41% dos USD 2,7 bilhões gastos em games mobile, segundo a pesquisa Global Market Report 2022, da Newzoo. Os valores dessas transações são muito baixos, geralmente variando de R$ 1, R$ 2, R$ 5 ou R$10, o que permite aos jogadores experimentar vários jogos sem gastar muito dinheiro.

Apesar do grande mercado, o segmento tem desafios como o próprio desenvolvimento do jogo. Segundo Dennis Ferreira, Diretor da Razer Gold para América Latina, é um investimento muito caro e as microtransações dependem de alta audiência para trazer o maior número possível de usuários pagantes.

“De qualquer forma, os criadores e estúdios de desenvolvimento de jogos têm conseguido fazer projetos muito bons, com games que atraem um grande público e até evoluem para outras mídias e plataformas, muitas vezes graças às microtransações, que além do lado financeiro, democratizam o acesso a milhões de pessoas a partir de eventos in-game e outras ações que agregam novidades aos títulos e mantêm os usuários engajados”,

aponta Dennis Ferreira, Diretor da Razer Gold para América Latina.

Ainda de acordo com Dennis, para as microtransações, os desenvolvedores podem publicar games gratuitos e obter seus lucros a partir das vendas de itens dentro dos jogos. Dessa forma, eliminam o desafio de oferecer mais acessibilidade aos usuários por meio de títulos que não têm custos iniciais ao consumidor e que podem ser jogados em smartphones, plataforma móvel e mais barata que PCs e consoles.

As microtransações também permitem que os desenvolvedores obtenham o retorno de seus investimentos apostando em modelos a longo prazo, já que o usuário terá sempre novos conteúdos para consumir e diferentes formas de engajar com determinado game. Com jogos mais acessíveis e inclusivos para todos os jogadores, haverá cada vez mais títulos sendo lançados e que alcançarão mais jogadores, .

diz aponta Dennis Ferreira, Diretor da Razer Gold para América Latina.

Outro diferencial dos jogos mobile é a praticidade dos dispositivos móveis que permite aos jogadores levarem seus jogos para qualquer lugar e aproveitem o tempo livre para jogar. Essa portabilidade é uma grande vantagem em relação aos jogos para PC e consoles, que requerem investimentos financeiros maiores.

Os jogos mobile são uma forma democrática e acessível de entretenimento que tem conquistado cada vez mais fãs em todo o mundo. Com a expansão do mercado de jogos mobile e o aumento das microtransações, a tendência é que esses jogos continuem a crescer em popularidade e em faturamento. Além disso, à medida que mais consumidores se tornam jogadores de títulos relevantes, de graça, toda a indústria de jogos se beneficia, pois os usuários acabam atualizando mais seus dispositivos e abrem caminho para investimentos em outros nichos, como o mercado de periféricos, de plataformas para jogos, apps, entre outros.

Esse cenário leva ao aumento da receita e a uma maior base de clientes. Ao tornar os games mais acessíveis a um público maior, os desenvolvedores de jogos podem explorar novos mercados e aumentar a demanda geral por seus produtos. Isso pode ser particularmente benéfico para desenvolvedores de jogos menores que às vezes não têm recursos para competir com empresas maiores. Além disso, ao projetar jogos mais acessíveis e inclusivos, os desenvolvedores podem promover uma reputação positiva de suas marcas e estimular a fidelidade de seus consumidores,

Finaliza Dennis Ferreira, Diretor da Razer Gold para América Latina.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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