Primeiro aplicativo brasileiro de combinação de cores, o ColorApp nasceu com a proposta de usar a tecnologia e a teoria das cores para ajudar pessoas no dia a dia, tanto para decidir o look como decorar a casa, entre outras alternativas.
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Com mais de 600 mil downloads e faturamento na casa do R$ 1,2 milhão desde o lançamento (set/19), o aplicativo é gratuito, com possibilidade de compras in-app de recursos premium. A aposta é de um crescimento de 50% até o fim do ano.
O ColorApp sempre apostou na inovação e na criação de ferramentas inéditas. Uma das mais requisitadas pelos usuários é a exclusiva ColorApp ID, que ajuda a identificar quais tonalidades combinam com a cor de roupa fotografada na hora ou a partir de imagens salvas no smartphone.
“Utilizamos inteligência artificial para analisar e identificar tons que nossos olhos podem entender como uma combinação harmônica”, explica o co-founder e head de tecnologia Adriano Dias.
A análise mostra a qual estação do método sazonal a cor pertence, permitindo que o usuário descubra as tonalidades mais indicadas para compor o look do dia ou a decoração de um ambiente, a partir do momento que acessa os pacotes de combinação (Harmonia e Neutros), vendidos à parte.
Outra ferramenta é #PaletaDoDia, que gera uma sequência das cores do visual escolhido para o dia. “Com essa ferramenta, a pessoa pode editar a paleta da imagem, escolher o formato das fotos e compartilhar as suas cores com o mundo”, detalha Kisley, co-founder e head de marketing.
O ColorApp também se propõe a ser inspiração. Um dos recursos do aplicativo funciona como curadoria para a composição de looks, baseada em tendências da moda, cores do ano, pontos cromáticos, brilhos e em mais de 60 tonalidades.
“Mais do que nunca, as cores vistas hoje nas passarelas, nas ruas, nos ambientes e nos meios digitais estão refletindo o nosso espírito do tempo, desempenhando funções e nos emocionando. É isso que queremos repassar aos usuários, com nossa curadoria”, comenta.
Além disso, há uma vitrine de produtos, também classificada por tons do momento, frios, quentes, neutros e coloridos, com itens de vestuário e decoração da casa, facilitando o processo de compra em lojas parceiras.
Compras in-app
Disponível em cinco idiomas – além do português, inglês, espanhol, francês e chinês -, o ColorApp ultrapassa 290 mil downloads na Apple Store e outros 315 mil na Google Play Store. Em ambas as lojas, os reviews se revelam muito positivos – na Apple, o aplicativo tem nota 4.7 e mais de 2.300 avaliações, enquanto mais de 1 mil usuários de Android classificam como 4.6,
O perfil do usuário é, majoritariamente, feminino. No perfil do Instagram, rede em que o ColorApp tem 140 mil seguidores conquistados organicamente, 98% são mulheres, na faixa entre 25 e 65 anos.
O aplicativo tem um público-alvo amplo, que vai do consumidor final, interessado em combinar as cores de maneira correta e prática, a consultoras de estilo e imagem que trabalham com colorimetria, profissionais da área de arquitetura e decoração, lojistas e toda a indústria ligada a cores, direta ou indiretamente.
O ColorApp ainda contabiliza mais de 20 mil pacotes de combinação comercializados via compra in-app. O número representa as vendas desde o lançamento, sendo que 25% delas foram efetuadas para usuários que residem fora do Brasil.
Os pacotes Harmonia e Neutros são vendidos a R$ 59,90 cada, valor cobrado uma única vez. A expectativa dos fundadores é fechar o ano superando a casa dos 30 mil pacotes comercializados.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.