O Electronic Entertainment Expo, conhecido como E3, evento anual de jogos eletrônicos, foi cancelado este ano. Ele deveria acontecer em Los Angeles, em junho, como um evento presencial, mas não será mais realizado nem presencialmente nem online. Analistas afirmam que o E3 tem “lutado para se manter relevante” e se adaptar às mudanças da indústria nos últimos anos. A Ubisoft se tornou a mais recente editora a sair do evento, enquanto Nintendo, Microsoft e Sony também estariam prontas para deixá-lo. A Ubisoft disse ao Video Game Chronicle que fará sua própria apresentação ao vivo em vez de comparecer ao E3.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Desde 1995, o evento, operado pela Entertainment Software Association (ESA), reúne desenvolvedores, editores, fãs e mídia de jogos eletrônicos de todo o mundo para ajudar a promover os lançamentos de jogos e consoles mais aguardados. Algumas grandes editoras começaram a realizar seus próprios eventos online para apresentar novos títulos e tecnologias, ao invés de se reunirem em um evento como este com seus concorrentes.
Os fabricantes de consoles foram o ponto focal em E3s anteriores, com revelações de produtos sísmicos, incluindo o Xbox 360, PlayStation 4 e Nintendo DS.
Análise por Steffan Powell, repórter de jogos eletrônicos O E3 no passado – em seu auge – foi um ataque aos sentidos. Havia luzes neon, atores vestidos como personagens de jogos eletrônicos passeando por salões gigantes, fãs tirando selfies com grandes estátuas e pessoas distribuindo camisetas e encorajando você a experimentar seus jogos. Era tão barulhento, com música tocando em todos os estandes. Era diferente, mas criou um zumbido e uma atmosfera de excitação que a indústria de jogos eletrônicos não igualou desde então.
Desenvolvedores líderes no passado me disseram que era um evento tão importante porque ele fornecia uma semana no centro das atenções para a indústria de jogos. Quando Keanu Reeves subiu ao palco há alguns anos para anunciar que ele estaria em Cyberpunk 2077, foi um momento que todos comentaram, e isso é o que o E3 oferecia.
Também trouxe a indústria global de jogos eletrônicos juntos, e isso teve um grande impacto para desenvolvedores menores. Se o seu estande ficava ao lado do da Nintendo, apresentando algo como um novo jogo do Mario, as pessoas também iriam conferir o seu jogo.
As empresas individuais ainda terão eventos – com a PlayStation, Nintendo e Ubisoft apresentando seus próprios shows. Mas não é a mesma coisa, porque essas empresas geralmente estão falando com pessoas que já são convertidas aos seus produtos.
O que o E3 dava às empresas era a oportunidade de atingir novos públicos e pessoas diferentes, e isso pode ser perdido. O impacto a longo prazo é incerto, mas algumas pessoas certamente lamentarão a perda do E3 este ano.
Isso não quer dizer que ele não voltará eventualmente, mas apesar do cancelamento do E3, as empresas ainda planejam realizar eventos próprios para anunciar novidades. A Nintendo, por exemplo, já anunciou que fará uma apresentação durante a E3 2021, enquanto a Sony, que já havia pulado as edições anteriores, deve continuar com sua estratégia de eventos próprios para anunciar seus próximos lançamentos.
Ainda assim, a falta de um evento como o E3 pode ter um impacto significativo na indústria de jogos, especialmente para desenvolvedores menores que dependem da visibilidade que o evento oferecia para mostrar seus projetos para o mundo.
Além disso, o cancelamento do E3 deste ano pode ser mais um indicador de que a indústria de jogos está mudando para uma forma mais digital e menos dependente de grandes eventos. Com a pandemia da Covid-19 acelerando essa mudança, é possível que o E3 não volte a ser o que era antes, e que novas formas de apresentação de jogos e tecnologias sejam adotadas no futuro.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.