Em períodos em que as empresas buscam cada vez mais eficiência em suas operações e custos, a implementação e atualização de tecnologias deve ser bem avaliada e ponderada. A migração para o edge computing é fundamental para atender às demandas atuais e futuras, manter a vantagem competitiva e acelerar a inovação das empresas.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Edge computing é uma realidade e empresas que utilizam esta tecnologia reduzem custos e aprimoram a performance das aplicações. Além disso, elas conseguem melhorar a experiência do desenvolvedor (Developer Experience) ao simplificar processos e disponibilizar as ferramentas para se construir as melhores e mais seguras soluções.
A Azion, plataforma de edge computing, apresenta três casos de sucesso que mostram como o edge pode ser aplicado para diversos objetivos e casos de uso.
1. Exame
O desafio de suportar o volume de dados de uma cobertura de eleições ao vivo
A Exame registrou o seu maior recorde de audiência diária, com 6 milhões de internautas acompanhando as eleições em todos os canais digitais, número equivalente à metade dos acessos que costuma receber em um mês inteiro. A cobertura da Exame ainda contou com uma live de quatro horas, na qual os dados da apuração eram trazidos em primeira mão e em tempo real para mais de 250 mil pessoas em todo o Brasil, que foi transmitida sem interrupções.
Para isso, a Exame utilizou soluções de edge computing da empresa Azion e conseguiu reduzir a sobrecarga na infraestrutura de origem do seu site em 40% e garantir a experiência do usuário com fotos e vídeos sem qualquer tipo de falha no caregamento destes conteúdos.
“O site da Exame suportou um número 40 vezes maior de usuários simultâneos. Antes da migração para a plataforma da Azion, a média ficava em torno de 5 mil usuários. Durante o evento foram atingidos 200 mil usuários por minuto e a plataforma conseguiu suportar a carga excessiva de maneira surpreendente e teve um papel decisivo para o nosso sucesso.”
Célio Rodrigues, Head de Infraestrutura na Exame.
2. Contabilizei
A Contabilizei é o maior escritório contábil do Brasil e da América Latina. Um dos seus maiores desafios é a entrega de alta performance e disponibilidade da plataforma online para dezenas de milhares de usuários, principalmente nas datas-chave do calendário contábil. Com a plataforma de edge computing da Azion, os experts em DevOps da Contabilizei criaram funções e política de cache a fim de aprimorar a sua plataforma em diversos aspectos, como performance, UX e DX.
Implementação de telas de indisponibilidade amigáveis
A fim de garantir a melhor experiência do usuário possível e reduzir o número de chamados em razão de indisponibilidade ou manutenção, a Contabilizei, por meio de uma edge function, redireciona o usuário para uma tela de fuga amigável e informativa, deixando-o ciente de que o serviço retornará em breve. Dessa forma o usuário não precisa abrir um ticket de suporte e nem suspeitar que o problema está na sua rede.
Manutenção de contextualidade
Assim que o serviço é restabelecido, o tráfego é reconduzido para a plataforma com a contextualidade do usuário intacta. Isso acontece em função do cache no front-end, pelo qual são coletados os dados (cookies, sessões, entre outros) necessários para manter o contexto.
O conjunto de configurações de cache e as otimizações do produto Edge Application da Azion conduziram a Contabilizei a um ganho de performance de 73% (reduzindo o tempo de carregamento da plataforma contábil de 29s para 8s) e a uma redução de 96% nos custos de infraestrutura.
“Gosto bastante da riqueza que tenho nas regras de cache e que posso colocar no Edge. Tem coisas que não conseguiríamos fazer utilizando soluções de outros fornecedores. Em termos de performance, aderência a regras e padrões de entrega da Contabilizei.” Marcelo Pacheco, DevOps Specialist na Contabilizei.
3. FourBank
A FourBank é uma empresa de Banking as a Service (BaaS) que oferece um sistema bancário para a criação de internet banking, backoffice e outros tipos de serviços financeiros. Por se tratar de uma provedora de tecnologia na área de finanças, os esforços voltados à proteção de dados e à disponibilidade do serviço têm de ser redobrados. Com a migração para o edge, a FourBank pôde evoluir a postura de defesa com recursos e configurações que não são encontradas nem nos maiores provedores de cloud computing do mundo.
Mitigação de ataques DDoS que exploram APIs
Um dos motivos que levaram a FourBank a migrar suas aplicações para edge computing foi a recorrência de ataques DDoS cuja carga aumentava dentro de APIs. A complexidade envolvida na mitigação desses ataques exige soluções de controle de rede modernas, que permitam a construção de regras flexíveis e de acordo com as necessidades do negócio.
Ao implementar a solução de Edge Firewall da Azion, a equipe FourBank criou regras de firewall que limitam os acessos simultâneos às suas APIs e que também permitem filtrá-los, de modo que o tráfego tenha de se enquadrar nos contextos predefinidos pela FourBank; caso contrário, esses acessos são bloqueados e no edge, mais próximo da origem do ataque em potencial.
“A equipe de suporte da Azion me deu uma ótima aula sobre como a plataforma funciona, como analisar dados de requisições recebidas para construir regras de WAF mais robustas em resposta aos eventos, o que nos ajuda a melhorar as restrições levando sempre em consideração que o nosso cliente não pode ficar offline.”Wellington Terrão, Engenheiro de DevOps na FourBank.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.