Notificações push: 3 motivos para não desativá-las do seu celular

Se você está lendo esse texto em seu celular, é bem provável que, ainda hoje, tenha se deparado com algumas mensagens curtas na tela do seu aparelho. Esses pequenos avisos, enviados pelos aplicativos que estão instalados nos smartphones, são chamados de notificações push. Indo direto ao ponto, há quem ame a tecnologia, mas há também quem a odeie e até desative tais comunicados. Mas, afinal, as notificações push são amigas ou inimigas?

Para Victor Paschoal, Sócio Diretor de Marketing LATAM da CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, as mensagens são mais benéficas do que incômodas: “Ninguém quer que a tela do seu celular esteja poluída com mil mensagens, mas informações extremamente relevantes são passadas pela ferramenta que, muitas vezes, nem sabíamos da necessidade dessa informação”. Por isso, o especialista aponta três motivos para você não desativá-las. 

Não perder promoções e cupons de desconto da sua marca preferida

Para quem tem um aplicativo de comércio eletrônico instalado em seu aparelho, como de delivery de comida ou roupas, ativar as notificações por push é também sinônimo de economia. Um estudo divulgado pela CleverTap apontou que, em média, as pessoas verificam seus telefones 63 vezes por dia. Isso faz com que os celulares sejam o principal canal de comunicação entre clientes e marcas. 

“As empresas conhecem o potencial dos celulares. Por isso, diversas novidades, incluindo cupons de desconto e demais promoções, são divulgadas para os clientes por meio de mensagens diretas enviadas aos celulares. Ativá-las é uma forma de não perder nenhuma dessas informações”, explica Paschoal. 

Receber informações importantes para o dia do usuário

Atualmente, há aplicativos de inúmeros segmentos disponíveis nos celulares, incluindo previsão do tempo e jornais. Por meio das notificações push, o usuário consegue receber uma informação relevante ao seu dia a dia sem nem ao menos no app. É o caso de mensagens por WhatsApp e chegada de novos emails à caixa de entrada. 

“Se o usuário tiver um jornal instalado em seu celular, por exemplo, ele pode receber as notícias do momento e, se julgá-las importantes, clicar no aviso para entender mais sobre aquela informação. As agências bancárias também conseguem informar que uma conta foi aprovada ou mesmo que o usuário recebeu um pix”, analisa Paschoal. 

Relembrar o usuário de afazeres 

Outro ponto relevante da notificação push está relacionado à organização e rotina. Dependendo do aplicativo baixado no aparelho, a tecnologia relembra os usuários de afazeres do dia a dia como a chegada de uma reunião, o pagamento de uma conta ou uma consulta médica. 

“Aplicativos de atividades, como educacionais, físicas ou de jogos, utilizam bastante essa estratégia. As marcas convidam os usuários a voltarem aos aplicativos para terminar uma aula, concluir uma fase ou voltarem a praticar uma tarefa”, finaliza Paschoal. 

Lembrando que, tanto nos aparelhos da Apple como Androids, os usuários podem escolher quais aplicativos são mais importantes e que merecem o recebimento das notificações. 

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!