A SpaceX, empresa de transporte espacial fundada por Elon Musk, lançou com sucesso na quarta-feira, dia 26 de abril, o satélite de internet Starlink-27. Esse lançamento, feito a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, foi o 26º lançamento de satélites Starlink da SpaceX e o segundo lançamento da empresa em uma semana.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O satélite Starlink-27 tem a maior capacidade já lançada pela empresa, e faz parte do plano de Musk de fornecer acesso à internet de alta velocidade em todo o mundo. A meta da SpaceX é fornecer cobertura global até o final do ano, e o lançamento bem sucedido do Starlink-27 é um passo importante para alcançar esse objetivo.
A SpaceX tem enfrentado críticas de grupos astronômicos e ambientais devido à preocupação de que o grande número de satélites Starlink possa afetar a observação do espaço e a vida selvagem. A empresa afirma que está trabalhando para minimizar os efeitos negativos e já tomou medidas, como reduzir o brilho dos satélites.
A tecnologia usada nos satélites Starlink é chamada de constelação de satélites em órbita baixa (LEO, na sigla em inglês), que usa uma rede de pequenos satélites para fornecer internet em todo o mundo. A SpaceX espera que o serviço Starlink seja uma alternativa viável para áreas que não possuem acesso à internet de alta velocidade, como áreas rurais ou remotas.
A SpaceX já lançou mais de 1.500 satélites Starlink, e espera lançar mais de 10.000 para fornecer cobertura global. A empresa também está planejando usar a tecnologia Starlink para fornecer internet para aviões, navios e veículos terrestres.
Além da internet de alta velocidade, a tecnologia Starlink também pode ser usada para ajudar em missões de exploração espacial e para fornecer comunicações mais confiáveis em áreas afetadas por desastres naturais ou crises humanitárias.
O sucesso do lançamento do satélite Starlink-27 é um marco importante para a SpaceX e para o objetivo de fornecer acesso à internet em todo o mundo. A empresa continua a trabalhar para melhorar a tecnologia e minimizar os impactos negativos, e espera continuar a expandir sua rede global de satélites Starlink nos próximos anos.
A SpaceX também está trabalhando em outros projetos ambiciosos, como o programa Starship, que visa enviar humanos a Marte. A empresa também é responsável pelo transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional em parceria com a NASA.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.