Hubble detecta buraco negro descontrolado em galáxia distante

O telescópio espacial Hubble identificou um buraco negro que parece estar descontrolado em uma galáxia a cerca de 700 milhões de anos-luz da Terra. A descoberta foi feita por astrônomos da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que estavam observando a galáxia conhecida como SDSS J124726.03+552231.4.

De acordo com os pesquisadores, o buraco negro em questão é um quasar, que é uma fonte de energia muito brilhante gerada por matéria que está caindo em direção a um buraco negro supermassivo. No entanto, o quasar em questão parece estar se movendo em uma direção oposta à que deveria, indicando que o buraco negro central pode estar descontrolado.

Os astrônomos ainda não sabem exatamente o que causou essa anomalia, mas acreditam que pode estar relacionada a uma fusão de galáxias ou a uma interação entre duas ou mais galáxias.

De qualquer forma, a descoberta é importante porque ajuda a entender melhor como os buracos negros se comportam e como afetam as galáxias que os cercam.

Amazon

Além disso, a descoberta também pode ajudar a entender melhor como as galáxias evoluem ao longo do tempo. Como os buracos negros desempenham um papel importante na formação e evolução das galáxias, compreender melhor o comportamento desses objetos pode ajudar a explicar como as galáxias se formaram e se transformaram ao longo de bilhões de anos.