Amazon Web Services e Agência Espacial Brasileira anunciam renovação de acordo

A Amazon Web Services (AWS) e a Agência Brasileira Espacial anunciaram hoje a renovação da Declaração de Intenção Estratégica e Cooperação que tem como intuito continuar apoiando a inovação e o desenvolvimento econômico e tecnológico da indústria espacial no País a partir de um programa de incentivos e mentoria especializado para startups. A assinatura ocorreu durante a feira SpaceBR Show deste ano.

O acordo renova o compromisso da AEB e da AWS, firmado em fevereiro de 2022, e inclui iniciativas voltadas para o crescimento da indústria espacial brasileira, programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), recursos de treinamento e impulsionamento de startups. Também está o Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS, que visa a incentivar a colaboração entre a AEB e seus parceiros para criarem um repositório centralizado de dados espaciais que permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem; além de estabelecer uma política, estratégia e apoio regulatório para o desenvolvimento espacial.

“Renovar esse acordo corrobora nosso compromisso em impulsionar a inovação e o crescimento da nossa indústria espacial, além de contribuir com a expansão do ecossistema de startups do segmento no País”, afirma Paulo Cunha, diretor geral da AWS para o Setor Público no Brasil. Na ocasião, participaram Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira, e Clint Crosier, diretor global da área Aeroespacial na Amazon Web Services. 

Clint Crosier & Carlos Moura

“O desenvolvimento de um efetivo ecossistema de produtos e serviços espaciais requer, entre outras condições, a disponibilização de ferramentas e a interação com entidades inovadoras e dinâmicas. A colaboração com a AWS permite-nos apresentar oportunidades aos nossos empreendedores espaciais”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.

Durante o SpaceBR Show 2023, a AWS, AEB e a MundoGeo promovem, pelo segundo ano consecutivo, uma competição que conta com a participação de 8 startups, e que tem como objetivo mostrar à comunidade da América Latina o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial.

As startups terão a oportunidade de apresentar o seu negócio para potenciais investidores e ao final da competição, a AWS premiará os vencedores com um total de R$ 17,5 mil em créditos de nuvem para desenvolvimento dos projetos. Além disso, as três primeiras colocadas serão contempladas com premiação em dinheiro, bolsas do Space Founder e divulgação no portal da MundoGeo.

Na edição de 2022, oito startups, selecionadas entre 21 inscritas, tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de negócios a potenciais investidores.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!