Bard: saiba o que é e como funciona!

Bard é uma aposta do Google para manter sua posição como maior buscador da internet, mas que ainda se encontra em fase de testes. No entanto, já é considerada uma ameaça para o ChatGPT.

Uma das especialidades do Google é justamente estar à frente de seus concorrentes, mesmo diante de alguns fracassos do passado. Ainda assim, o maior buscador do planeta tem um histórico favorável.

Tanto é que muitos especialistas no assunto e o próprio mercado esperam que o serviço de inteligência artificial oferecido pelo Google faça com que o ChatGPT perca espaço rapidamente.

Em primeiro lugar porque o Google continua sendo o maior buscador do mundo e responde por quase 85% das pesquisas realizadas. Por outro lado, a OpenAI, responsável pelo Chat GPT nem mesmo sonha em alcançar esse patamar.

Levando em conta o grande potencial da inteligência artificial conversacional, existem outros aspectos que precisam ser considerados.

É muito importante compreender o que é Bard, como essa ferramenta funciona, como acessá-la e como utilizá-lo do jeito certo, só assim será possível compreender seu potencial e entender se realmente se trata de uma ameaça para o GPT.

O que é essa ferramenta?

O Bard ficou conhecido como a inteligência artificial do Google, embora este não seja exatamente o caso. Assim como o ChatGPT, seu maior concorrente, também se trata de uma inteligência conversacional e com finalidades específicas.

Foi desenvolvida a partir de uma tecnologia criada em 2021 pelo próprio Google, conhecida como Language Model for Dialogue Applications (LaMDA).

De acordo com o próprio buscador, trata-se de uma tecnologia de conversação que já estava sendo desenvolvida antes do ChatGPT.

Pode oferecer respostas sobre qualquer pergunta, sejam para técnicas de reposição hormonal transdérmica, sejam para dicas de moda. Assim sendo, é errado acreditar que se trata de uma resposta à OpenAI.

Além disso, tudo leva a crer que a ferramenta do Google vai simplesmente desbancar o Chat GPT, principalmente levando em conta os motivos que levaram o buscador a desenvolver o Bard.

A ferramenta foi desenvolvida pensando na substituição do atual motor de buscas do Google, mas que ainda será imprescindível por um bom tempo.

Como funciona?

A ferramenta é alimentada por uma versão mais leve do LaMDA, que como falado anteriormente é um tipo de linguagem em inteligência artificial.

De acordo com os pesquisadores que trabalham em cima da tecnologia, as pesquisas são realizadas por meio do uso de fundamentação factual, em que o modelo utiliza fontes externas de conhecimento, recupera as informações, traduz linguagens e faz cálculos.

Se alguém pesquisar, por exemplo, sobre uma lavanderia perto, o modelo trará respostas baseadas em fontes conhecidas, ao invés de respostas meramente textuais. Isso faz com que seja diferente, por exemplo, do Google Assistente.

A plataforma também usa 3 métricas que avaliam as saídas de LaMDA, sendo sensibilidade para medir se a resposta faz ou não sentido e especificidade para avaliar se a resposta é genérica ou específica dentro de um contexto.

Também se baseia em interesse para medir se as respostas oferecidas inspiram curiosidade e são perspicazes o suficiente.

Também é importante lembrar que, durante seu desenvolvimento, os profissionais que trabalharam no recurso recorreram a diversas avaliações feitas pelo público.

Por conta disso, os próprios desenvolvedores afirmam que a ferramenta tem sido muito eficaz para fazer as melhorias necessárias.

Em outras palavras, além de usar o banco de dados do Google, também usa feedback humano para fazer os aprimoramentos.

Como acessá-lo e usá-lo?

Ainda não é possível acessar a ferramenta no Brasil, mas para aqueles que estão muito ansiosos e curiosos, uma plataforma VPN pode permitir acesso seguro a redes de outros países.

Diferentemente do ChatGPT, no Bing, o Google não inclui um chatbot no buscador. Ele está disponível na aba “bate-papo” e aparece quando realmente for oportuno para o usuário.

Também está disponível em 180 países e territórios, e em breve estará disponível para mais de 40 idiomas. Para pesquisar um provedor de internet para condomínios, o usuário deve enviar as mensagens e esperar as respostas.

O funcionamento é bem semelhante ao seu principal concorrente, mas também conta com a possibilidade de escolher respostas com tons de informações diferentes. As outras duas opções, além da definitiva, são conhecidas como rascunhos.

Se o usuário quiser criar uma imagem pelo Bard, só precisa enviar as instruções e a ferramenta conta com Adobe Firefly, disponibilizando algumas imagens prontas para escolher.

Também é possível fazer uma pergunta para o robô e transferir os resultados para uma planilha no Google Sheets, Google Maps ou para o Google Docs.

Futuramente, os usuários brasileiros poderão usar a plataforma para pesquisar sobre qualquer assunto, como recurso de pontos na carteira. Mas é necessário esperar porque, no momento, ela não está disponível.

O país nem mesmo está na lista divulgada pelo Google em maio de 2023, mas, com o tempo, a plataforma vai atender diversos idiomas, incluindo o português.

Principais recursos

Por se tratar de uma inteligência artificial conversacional, a plataforma Bart também funciona como chatbot, e assim o usuário pode obter respostas sobre diferentes questões.

Para que isso seja possível, o recurso conta com habilidade para realizar diálogos complexos, visto que o LaMDA é um modelo poderoso que compreende as características e complexidade da linguagem humana.

Por isso, consegue oferecer respostas relevantes e coerentes dentro de um contexto. O usuário pode utilizá-lo para uma grande variedade de tópicos e conversas, indo desde discussões mais elaboradas até uma conversa simples.

Por exemplo, pode ser usado para elaborar um material de negociação por um cuidador de idosos particular, para que ele possa persuadir a família sobre a importância de todos os cuidados com a terceira idade.

As empresas, de modo geral, podem utilizá-lo para várias necessidades do dia a dia, entre as quais estão:

  • Resolver conflitos internos;
  • Melhorar a abordagem de vendas;
  • Otimizar estratégias de marketing;
  • Falar com os colaboradores.

Outra característica é o fato de que o recurso possui múltiplas finalidades, podendo ajudar as companhias a melhorarem o atendimento e o engajamento ao cliente, fornecendo respostas precisas e rápidas durante a comunicação.

É um excelente recurso para recuperar informações, além de encontrar dados e fatos específicos sobre um tema. Mesmo que ainda esteja sendo desenvolvido e ainda não tenha o mesmo funcionamento do GPT, é inegável o seu potencial.

Os usuários podem esperar um excelente funcionamento porque faz parte dos planos do Google integrar a ferramenta ao motor de busca.

Justamente por isso ele poderá ter diversos funcionamento, desde ajudar a encontrar uma empresa de limpeza de eventos até fazer pesquisas científicas.

Os recursos são ajustáveis às necessidades de cada usuário, fazendo dele uma solução adaptável e escalável.

Também poderá ser integrado a outras plataformas, como no caso de aplicativos de mensagens e ferramentas de inteligência artificial, como machine learning e linguagem neural.

Seu desempenho pode ser monitorado e analisado por meio de várias métricas, como nível de satisfação do usuário, precisão e tempo de resposta. São informações primordiais para que se possa melhorar a eficiência do recurso.

Além do mais, conforme interage com os usuários e processa informações, melhora sua capacidade de entender as entradas e gerar respostas relevantes.

Será possível fazer pesquisas sobre qualquer assunto, como escada em chapa xadrez, em qualquer idioma, algo muito valioso para as organizações que possuem operações internacionais ou clientes em outros países.

As organizações poderão integrá-las a sistemas como CRM, software de automação de marketing, entre outras plataformas que ajudam a compreender o comportamento do usuário.

Por conta do aprendizado de máquina, os recursos para gerar linguagem também podem ser adaptados para diferentes estilos e abordagens, e dependendo do assunto, o usuário pode optar entre tom formal ou casual.

É uma excelente maneira de usar o tom de voz da marca e a personalidade do negócio em suas estratégias de comunicação.

Além do mais, uma empresa de envelopamento de armário de quarto pode treinar o chatbot para lidar com tópicos e domínios específicos, tais como tecnologia, saúde e finanças e até aproveitar modelos prontos e dados personalizados.

Isso mostra que, muito em breve, o Bard será capaz de proporcionar uma experiência tão ou mais completa quanto ao que é oferecido atualmente pelo ChatGPT.

Considerações finais

A inteligência artificial está mudando muitas coisas no mundo todo e uma delas é a maneira como as pessoas pesquisam assuntos na internet e se comunicam.

O Google já conta com sua plataforma de chatbot e promete a melhor experiência aos usuários. Basta aguardar que esteja disponível no Brasil para começar a aproveitar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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