Telescópio revela estrela anã branca com peculiaridade única: ‘duas faces’

Em um estudo recente publicado na revista científica Nature, cientistas relataram uma descoberta inédita de uma anã branca com uma característica extraordinária: ela possui o que pode ser chamado de ‘duas faces’. Esta estrela peculiar, denominada Janus em homenagem ao deus romano de mesmo nome, apresenta uma superfície completamente diferente em cada um de seus lados.

A equipe de cientistas utilizou dados do observatório astronômico Zwicky Transient Facility (ZTF) nos Estados Unidos, em conjunto com informações de outros telescópios, para desvendar os mistérios desse novo objeto cósmico.

Anãs brancas são estágios finais da evolução estelar, ocorrendo após uma estrela não ter energia suficiente para se tornar uma supernova. Ao esgotar seu combustível nuclear, essas estrelas se tornam densas, com massa comparável à do Sol, embora emitam pouca luminosidade.

A estrela anã branca Janus é notável por apresentar duas regiões distintas em sua superfície, girando em torno de seu próprio eixo a cada 15 minutos, e exibindo uma temperatura de aproximadamente 35 mil graus Celsius.

Até o momento, os cientistas não compreendem plenamente como esse fenômeno de ‘duas faces’ se manifestou. Algumas teorias sugerem que a estrela passou por diversas mudanças em sua história, enquanto outras apontam para o poderoso campo magnético do objeto cósmico como a possível origem desse fenômeno.

Continuando sua investigação, a equipe planeja utilizar o observatório ZTF para buscar outras estrelas com características semelhantes, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre o processo responsável por criar essas ‘duas faces’ intrigantes.

Rafael Oliveira

Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.