Marketing de experiência é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar a relevância da marca perante os consumidores. Ele surgiu porque muitas mudanças aconteceram na maneira como as empresas interagem com os clientes.
O relacionamento entre ambos é cada vez mais direto, rápido e interfere nas decisões de compra das pessoas. Cada interação entre empresa e cliente pode ser considerada uma experiência, e vai influenciar em seu comportamento.
Isso pode acontecer no momento da compra ou na hora de indicar produtos e serviços para outras pessoas. Trata-se do resultado trazido pelas experiências vividas com a organização ao longo do tempo.
O marketing de experiência também é conhecido como marketing sensorial, pois por meio da percepção do processo de compra, experiências e interações o cliente é influenciado em suas decisões.
A estratégia costuma ser usada por lojas que criam ambientes agradáveis, por empresas que sabem cativar os clientes, entre outras organizações que conseguem se aproximar do consumidor e estabelecer um relacionamento com ele.
Para entender sua relevância, este artigo vai explicar o que é marketing de referência, como aplicá-lo, mostrar sua importância, falar um pouco sobre as vantagens e apresentar seus 3 V’s.
O que é marketing de experiência
Marketing de experiência é um conjunto de estratégias focadas na emoção dos clientes, com o objetivo de conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los.
Com ele, a empresa vai fazer com que o processo de compra crie estímulos que geram respostas emocionais atreladas à experiência de compra.
As organizações têm esse objetivo hoje em dia porque entenderam que qualidade já não é mais o suficiente para fidelizar clientes. Um fabricante de aquecedor Rinnai 23 5 litros, por exemplo, se voltou para as experiências que oferece aos consumidores.
Tudo isso também partiu da ideia do cliente-share, que nada mais é do que analisar o comprador individualmente para compreender o nível de importância que ele dá para um produto ou serviço.
A empresa pode usar sua persona para começar a entender esse aspecto, visto que qualquer negócio que tenha definido sua persona sabe quais são os conteúdos que ela deseja consumir e suas principais dúvidas.
Também é importante entender como o perfil ideal de cliente toma suas decisões e as ações que o convencem a escolher a marca e se tornar um cliente fiel.
Como fazer marketing de experiência
Não é fácil inserir o marketing de experiência no planejamento da empresa, isso porque muitas estratégias de fidelização acabam falhando porque não levam em conta a experiência de compra.
Não é possível fidelizar o cliente se a organização não souber encantá-lo por meio de uma experiência positiva, mesmo que seu produto ou serviço seja de excelente qualidade.
Para ajudar o negócio a alcançar este objetivo, o ideal é seguir algumas boas práticas de marketing de experiência, como:
Variar o ponto de vendas
Um fabricante de peças lataria caminhão VW não precisa vender seus produtos e serviços sempre no mesmo ponto de vendas, o que pode ser uma loja física ou uma loja virtual.
É possível expandir as oportunidades de vendas de várias maneiras, independentemente do tipo de produto ou serviço, e algumas das formas de fazer isso são:
- Eventos;
- Feiras;
- Apresentações;
- Ponto de venda móvel.
Recomenda-se sair do padrão e proporcionar experiências diferentes para os clientes, assim, eles sempre vão se lembrar da marca.
Manter os colaboradores informados
O cliente só terá uma experiência positiva se toda a organização estiver de acordo com a ideia, além disso, o público só vai experimentar algo inovador se os colaboradores acreditarem nele.
Uma loja física pode criar uma vitrine nova, mudar a maneira como os produtos são expostos ou até mesmo reorganizar o layout da loja.
Agora, quem vende pela internet, pode investir na experiência do usuário, promover interações nas redes sociais, além de adotar outras mídias e formatos.
Trabalhar o clima dos produtos
Cada empresa tem um clima diferente, por exemplo, se você for a um fabricante de cabine primária alta tensão, vai notar uma atmosfera diferente de uma loja de roupas para crianças.
Se o estabelecimento possui um ponto de venda fixo ou um marketplace, vai fazer a parte integral da estratégia de marketing de experiência, pois é por meio desses canais que os clientes compram os produtos.
Do mesmo modo que é importante criar experiências positivas para os consumidores, os pontos de vendas precisam seguir a mesma coisa.
Por exemplo, uma loja de roupas infantis pode transformar seu interior em um playground, pois isso está totalmente relacionado ao público e ajuda a criar o ambiente perfeito para os consumidores.
Importância do marketing de experiência
Empresas que investem em marketing de experiência conseguem estabelecer um bom relacionamento com o cliente, muito mais do que aquelas que não utilizam a estratégia.
Quando um fabricante de empacotadora de leite automática vende experiências positivas para seus clientes, eles simplesmente não conseguem trocar de marca e podem até ajudar a promovê-la.
A prática também é importante para reduzir o churn, aumentar o retorno sobre os investimentos, melhorar os indicadores de satisfação, aumentar a receita da companhia e conquistar mais engajamento por parte dos clientes.
Vantagens do marketing de experiência
O marketing de experiência traz várias vantagens para a corporação, e uma delas é sua capacidade de aumentar a conscientização da marca.
Isso é muito importante porque, hoje em dia, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é o aumento da conscientização de marca. Quando uma pessoa está atenta a uma empresa e sabe que ela existe, vai se lembrar dela quando quiser comprar.
Os negócios precisam disso para se tornarem mais conhecidos e aumentarem as oportunidades de vendas.
Se um fabricante de desnatadeira elétrica souber trabalhar o marketing de experiência, também vai reforçar a fidelidade do cliente. Para que o negócio tenha um bom posicionamento no mercado, não basta atrair o público-alvo.
Deve-se ir além e criar um ambiente favorável para as vendas e que mantenha os clientes felizes e satisfeitos, prontos para voltar e comprar mais futuramente. Mais do que isso, é alguém que vai indicar a empresa para amigos e familiares.
Ele também ajuda a aumentar o envolvimento, pois quando a experiência é envolvente, a pessoa se propõe a interagir com a marca e experimentar suas soluções.
Trata-se de uma excelente abordagem para demonstrar as vantagens dos produtos e serviços e de que maneira eles podem resolver o problema do consumidor.
Conhecendo os 3 Vs do marketing de experiência
Para que essa estratégia funcione, uma marca de spray lubrificante alimentício precisa se basear em seus 3 princípios. São eles:
Verdade
Uma das premissas do marketing de experiência é sempre falar a verdade para o público, com isso, o negócio consegue promover experiências genuínas e conscientizar a audiência sobre seus produtos e serviços.
É fundamental contar histórias sempre verdadeiras, falar sobre valores e propósitos reais e nunca prometer algo que não poderá cumprir.
Agir dessa forma evita erros que podem prejudicar a credibilidade da companhia ou até mesmo minar as chances de estabelecer um relacionamento positivo com o consumidor.
Vontade
Outro princípio do marketing de experiência é a vontade, ou seja, a capacidade do negócio em atender às necessidades e desejos do cliente quando ele compra um produto ou serviço.
As estratégias de marketing precisam aguçar a sensação e incentivar a decisão de compra de maneira positiva, por essa razão, a vontade está diretamente relacionada à verdade.
Se uma marca de produtos para impermeabilizar teto de gesso prometer para o cliente que seu produto pode durar 10 anos depois de aplicado, precisa cumprir a promessa.
Isso vai fazer com que o cliente se sinta muito mais satisfeito e feliz, e provavelmente vai voltar a comprar ou indicar a marca para outras pessoas.
Valor
O terceiro e último princípio do marketing de experiência é o valor, e ele está diretamente relacionado à percepção do cliente em relação à experiência que teve com a empresa.
Ele mostra o quanto um compressor Copeland 15TR consegue ser relevante para os clientes, entregando uma solução valiosa para o dia a dia, capaz de ajudá-lo de alguma forma.
Esse fator pode ser explorado por meio das estratégias de marketing de experiência, desde que a companhia mostre qual é seu próprio valor e de que maneira suas ofertas podem beneficiar o comprador.
Considerações finais
Marketing de experiência é uma estratégia que ajuda a atrair e reter clientes, podendo ser usada por negócios de vários portes e segmentos.
Ele ajuda a promover o valor das soluções da marca, por meio de uma experiência valiosa para o cliente.
Se for bem trabalhado, consegue melhorar o relacionamento entre marca e consumidor, de modo a fidelizá-lo.
Isso é fundamental para que ele volte a comprar mais vezes e indique a empresa para seus amigos e familiares.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.