O Telescópio Espacial James Webb encontra intrigante “ponto de interrogação” no universo

O Telescópio Espacial James Webb fez uma descoberta fascinante ao registrar imagens de alta resolução de um par de estrelas bebês, envolvidas em caótica atividade de formação, conhecidas como Herbig-Haro 46/47, localizadas na constelação de Vela, a 1.470 anos-luz da Terra. Durante a observação, o telescópio capturou não apenas as estrelas, mas também uma impressionante e enigmática estrutura em forma de ponto de interrogação, de cor avermelhada.

Os cientistas ainda não têm uma explicação definitiva para esse fenômeno, mas acredita-se que seja provavelmente o resultado de uma fusão ou interação entre duas galáxias extremamente distantes. Descarta-se a hipótese de ser uma mensagem alienígena, pois a natureza do objeto e as informações disponíveis não indicam tal origem.

A câmera infravermelho do Telescópio James Webb permite explorar as profundezas do universo, possibilitando a localização de galáxias tão distantes que remontam ao início do universo após o Big Bang.

Amazon

Desde o início de suas operações, o telescópio tem proporcionado uma série de descobertas impressionantes, com mais de 750 estudos científicos publicados somente em seu primeiro ano de funcionamento, comemorado recentemente.

Essa nova descoberta representa mais um mistério a ser desvendado pela ciência e destaca o potencial do Telescópio Espacial James Webb em revelar os segredos mais profundos do cosmos.

Fonte: Tilt UOL – Google News