LGPD: como não violar a lei e evitar multas pesadas

Muitas empresas deixaram para última hora e agora a conta chegou em forma de multa. Nos últimos anos, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começou a ser implantando e as punições estão sendo aplicadas no Brasil já há algum tempo.

Uma grande construtora, por exemplo, foi a primeira empresa condenada pela LGPD ainda em 2020 quando compartilhou dados de um cliente com parceiros comerciais sem consentimento e foi punida com indenização de R$ 10 mil.

Desde esta primeira punição até hoje, muita coisa mudou e foi adaptada, como explica Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação:

“O tratamento de dados pessoais em sites no Brasil mudou e isso irá ser intensificado. As empresas que decidirem usar tais informações vão ter que seguir estas regras claras”.

Recentemente, a Coordenação-Geral de Fiscalização da Autoridade Nacional de

Proteção de Dados (ANPD) publicou no Diário Oficial da União que uma empresa de telecomunicações infringiu os arts. 7º e o 41 da LGPD, além do art. 5º do Regulamento de Fiscalização da ANPD e foi punida em R$14.400,00.

Para o especialista da KAKOI, a punição vai servir como alerta para as empresas redobrarem os cuidados com dados pessoais de terceiros: “Desde a implantação da LGPD, os sites não podem coletar dados pessoais sem o consentimento do usuário e muito menos utilizar estes dados para outras finalidades”.

Como proceder para não ter multas?

A primeira ação é criar uma página de política de privacidade para o site cujo conteúdo deixe claro para quem acessa qual é a política de gestão destas informações.

O texto tem que informar quais os dados são coletados, aonde vão ficar armazenados e como serão utilizados. Este texto também precisa englobar os Termos de Uso e informar objetivamente quais informações serão utilizadas. Pode ser o nome completo, o e-mail, o número de celular, tanto faz:

“Essa deve ser a primeira ação do internauta ao acessar o site. Quanto mais simples estiver a descrição, melhor. Simplificar a linguagem evita entendimentos equivocados, principalmente quando objetivo da empresa é realizar ações de marketing digital no futuro, como remarketing. Investir nessas adaptações agora evita multas salgadas no futuro”, completa Giordani.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!