Meta encerrará a aba de “notícias” do Facebook em alguns países; entenda

A Meta anunciou sua decisão de encerrar a aba de “Notícias” do Facebook em países como o Reino Unido, França e Alemanha. Esta aba, conhecida como “Facebook News”, anteriormente dedicada exclusivamente a notícias, será descontinuada em dezembro deste ano. A empresa justifica essa mudança com sua nova prioridade de investimento, que agora se concentrará em vídeos curtos na plataforma. Isso ocorre em um contexto em que links de notícias estão sendo bloqueados em alguns países, incluindo o Canadá, e o interesse dos usuários por esse tipo de conteúdo está diminuindo.

Em uma postagem de blog, a Meta explicou que essa mudança visa alinhar melhor seus investimentos com o que seu público está solicitando, ou seja, vídeos curtos. A empresa enfatiza que as pessoas não acessam o Facebook em busca de notícias e conteúdo político, mas sim para se conectar com outras pessoas e explorar novas oportunidades, paixões e interesses.

A Meta também observa que menos de 3% dos usuários em todo o mundo acessam links de notícias por meio de seu feed, uma constatação que foi evidenciada no Canadá após o bloqueio desses conteúdos.

É importante destacar que a remoção da aba de notícias do Facebook não afetará outros produtos da Meta nos países afetados. A funcionalidade estava anteriormente disponível nos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, França e Reino Unido, mas em 2024, estará disponível apenas na Austrália e nos EUA. Os usuários ainda poderão acessar notícias em seus feeds conforme amigos ou páginas compartilham esse tipo de conteúdo.

Na prática, a mudança impactará o tipo de conteúdo promovido na rede, com a Meta já priorizando conteúdo em formato de vídeos curtos para competir com o TikTok. A empresa encorajou organizações de notícias a compartilharem seus conteúdos em vídeo ou publicidade, incluindo anúncios direcionados.

A Meta também esclareceu que não encerrará acordos com os editores de conteúdo que faziam parte do Facebook News, mas não celebrará novos contratos até que os acordos existentes expirem. Em relação à desinformação, a empresa afirmou que trabalha com verificadores de fatos independentes, que classificam a desinformação tanto na aba de Notícias quanto no feed, e que a remoção da aba de Notícias não deve impactar negativamente nesse sentido.

Esta decisão da Meta vem após o bloqueio de links de notícias no Facebook e Instagram do Canadá em resposta a uma lei que obrigava as grandes empresas de tecnologia a remunerar veículos de mídia por suas publicações nas plataformas. A Meta argumentou que os links de notícias representavam menos de 3% do conteúdo das redes sociais e não tinham valor econômico, uma alegação que foi respaldada por pesquisas encomendadas pela Reuters cerca de um mês depois, uma vez que o uso do Facebook não diminuiu.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Rafael Oliveira

Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!