Astronauta da NASA quebra recorde com 371 dias no espaço e retorna à terra com tripulação

Astronauta da NASA que quebrou recorde e tripulantes retornam de missão espacial O astronauta da NASA da Expedição 69, Frank Rubio, foi auxiliado a sair da espaçonave Soyuz MS-23 poucos minutos depois que os cosmonautas da Roscosmos, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, pousaram em uma área remota perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão, na quarta-feira, 27 de setembro de 2023. O trio está retornando à Terra após passar 371 dias no espaço como membros das Expedições 68-69 a bordo da Estação Espacial Internacional. Para Rubio, essa missão representa o voo espacial mais longo já realizado por um astronauta americano na história.

Créditos: NASA/Bill Ingalls Após estabelecer um novo recorde americano de 371 dias no espaço, o astronauta da NASA Frank Rubio pousou com segurança na Terra na quarta-feira, junto com seus colegas de tripulação.

Rubio deixou a Estação Espacial Internacional ao lado dos cosmonautas da Roscosmos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin às 3h54 EDT e realizou um pouso seguro assistido por paraquedas às 7h17 (17h17, horário do Cazaquistão), a sudeste da remota cidade de Dzhezkazgan, Cazaquistão.

“O tempo recorde de Frank no espaço não é apenas um marco; é uma contribuição significativa para nossa compreensão de missões espaciais de longa duração”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Nossos astronautas fazem sacrifícios extraordinários longe de suas casas e entes queridos em busca de novas descobertas. A NASA está profundamente grata pelo serviço dedicado de Frank à nossa nação e pelas inestimáveis contribuições científicas que ele fez na Estação Espacial Internacional. Ele personifica o verdadeiro espírito pioneiro que abrirá caminho para futuras explorações da Lua, Marte e além.”

Rubio iniciou seu primeiro voo espacial em 21 de setembro de 2022, ao lado de Prokopyev e Petelin. O voo espacial de Rubio é o mais longo já realizado por um astronauta americano, superando o recorde anterior de 355 dias do astronauta da NASA Mark Vande Hei.

Durante sua missão, Rubio completou cerca de 5.936 órbitas e percorreu mais de 157 milhões de milhas, o equivalente a aproximadamente 328 viagens de ida e volta à Lua. Ele testemunhou a chegada de 15 naves espaciais visitantes e a partida de 14 naves espaciais visitantes, representando missões de carga tripuladas e não tripuladas.

A missão prolongada de Rubio proporcionou aos pesquisadores a oportunidade de observar os efeitos de voos espaciais de longa duração sobre os seres humanos, enquanto a agência se prepara para retornar à Lua por meio das missões Artemis e planeja a exploração de Marte.

Rubio, Prokopyev e Petelin foram lançados a bordo da espaçonave Soyuz MS-22, mas devido a um vazamento de refrigerante, retornaram à Terra a bordo da Soyuz MS-23. A cápsula Soyuz MS-22 afetada retornou sem tripulação após o lançamento da cápsula Soyuz MS-23 como substituta em 23 de fevereiro de 2023.

Após exames médicos pós-pouso, a tripulação retornará a Karaganda, no Cazaquistão. Rubio então embarcará em um avião da NASA com destino a Houston.

Durante sua missão recorde, Rubio passou muitas horas envolvido em atividades científicas a bordo da estação espacial, conduzindo uma variedade de tarefas que incluíram pesquisas sobre plantas e estudos de ciências físicas.

Com a desacoplagem da espaçonave Soyuz MS-23, a Expedição 70 foi oficialmente iniciada a bordo da estação. Os astronautas da NASA Loral O’Hara e Jasmin Moghbeli permanecem na estação orbital ao lado do astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Andreas Mogensen, que se tornou comandante da estação em 26 de setembro, do astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) Satoshi Furukawa e dos cosmonautas da Roscosmos Konstantin Borisov, Oleg Kononenko e Nikolai Chub.

Mogensen, Moghbeli, Furukawa e Borisov retornarão à Terra em fevereiro de 2024, após uma breve transferência com a tripulação da missão SpaceX Crew-8 da NASA. O’Hara está programada para retornar à Terra em março de 2024, enquanto Kononenko e Chub passarão um ano a bordo da estação, retornando em setembro de 2024.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.