A câmera de infravermelho próximo do Telescópio Espacial James Webb capturou imagens inéditas e deslumbrantes da Nebulosa de Orion. A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou essas fascinantes imagens nesta segunda-feira, 2 de outubro. A Nebulosa de Orion, também conhecida como Messier 42 e localizada ao sul do cinturão de Orion (Três Marias), é um verdadeiro berçário de estrelas.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
As imagens estão disponíveis na aplicação ESASky da ESA, que oferece uma interface amigável para visualização e download de dados astronômicos. As fotos foram capturadas pela câmera de infravermelho próximo do Webb, conhecida como NIRCam, e foram transformadas em dois mosaicos, um representando o comprimento de onda curto e o outro o comprimento de onda longo.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, esses mosaicos estão entre os maiores já observados pelo Webb até o momento. Graças à alta resolução e à ampla área coberta, eles foram incorporados ao ESASky para facilitar a exploração das numerosas fontes astronômicas interessantes contidas neles.
O mosaico de comprimento de onda curto apresenta uma resolução angular máxima, revelando belos detalhes em discos e jatos. Para criar essa visão, foram combinadas 2,4 mil imagens individuais tiradas em cinco filtros de comprimento de onda curto da NIRCam.
Ele exibe a Nebulosa de Orion interior e o Aglomerado do Trapézio, localizado no núcleo da nebulosa, com uma extensão de quatro anos-luz, que é um pouco menor que a distância entre o Sol e a estrela Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.
Por outro lado, o mosaico de comprimento de onda longo, obtido com 712 imagens individuais em seis filtros, destaca uma complexa rede de poeira e compostos orgânicos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Além da poeira, o infravermelho revela o gás e moléculas com uma sensibilidade sem precedentes, embora com uma resolução espacial um pouco mais baixa em comparação com a imagem de comprimento de onda curto.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.