A Associação ConectarAGRO, uma organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar a expansão da conectividade nas áreas rurais do Brasil, está comemorando seu quinto aniversário desde sua concepção na Futurecom 2018. Durante esses cinco anos, a Associação fez avanços notáveis na conectividade rural auxiliando a transformar o cenário agrícola do país.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
A ConectarAGRO nasceu a partir de uma reunião de líderes das empresas AGCO, CNH Industrial, Bayer, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble na Futurecom, que compartilharam a visão de resolver o desafio comum de falta de conectividade no campo. O que começou como uma iniciativa se transformou oficialmente em uma Associação em 2020.
A Associação durante os anos auxiliou a promover a conectividade, via banda larga 4G, em extensas áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando um grande número de pessoas, propriedades rurais, cidades, estados, unidades básicas de saúde e escolas públicas em áreas rurais. O objetivo é oferecer uma solução de conectividade aberta, simples e acessível – o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.
A ConectarAGRO também desempenhou um papel importante ao auxiliar cobertura para soluções de Internet das Coisas (IoT) em uma extensa área. O uso do NB-IoT é essencial para conectar máquinas e sensores, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio. Essa tecnologia pode ampliar significativamente a cobertura em comparação com o uso de smartphones e, ao mesmo tempo, consome menos energia.
A conectividade desempenha um papel fundamental no impulso da agricultura de precisão e da Internet das Coisas (IoT) no setor agrícola. O conjunto de empresas tomou a decisão de consultar os agricultores para compreender suas aspirações. Após perceber que eles desejavam uma tecnologia acessível, conduziu uma análise minuciosa das necessidades, dando início ao trabalho proposto pela ConectarAGRO. Uma das tecnologias de destaque é o 4G, operando na frequência de 700 MHz, assegurando uma conectividade estável em toda a área de produção.
A ConectarAGRO firmou um memorando de intenções com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para criar o ICR – Indicador de Conectividade Rural, visando aprofundar o entendimento da relação entre internet e áreas rurais. O ICR terá ponderações baseadas em tecnologia e valor da produção agrícola e pecuária, com dados do VBP do Mapa ou PAM do IBGE. Serão avaliadas tecnologias como 2G, 3G, 4G e NB-IoT.
O Simulador de Benefícios ConectarAGRO foi atualizado para demonstrar os ganhos potenciais da conectividade e tecnologias digitais na agricultura. Ele quantifica o impacto na performance, incluindo redução de custos e aumento de produtividade, além de oferecer recursos como agricultura de precisão. O simulador é gratuito e acessível no site da ConectarAGRO.
A iniciativa Formação Conectada, em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), busca promover o desenvolvimento social humano por meio de soluções tecnológicas. Oferece cursos de educação tecnológica para trabalhadores, educadores e estudantes da área rural, capacitando profissionais em tecnologias agrícolas e melhorando a educação tecnológica para professores do ensino fundamental e médio. O projeto também visa garantir infraestrutura de alta qualidade para conectividade digital em áreas rurais.
A análise técnica das frequências disponíveis mostrou que a frequência de 700 MHz, em 4G, endereçaria as demandas captadas junto aos produtores rurais garantindo uma conectividade estável em toda a área produção, mas também conectando as pessoas levando para os moradores rurais as mesmas facilidades disponíveis na área urbana.
Há cinco anos o setor agrícola não fazia parte dos temas prioritários do universo de telecomunicações e, sem dúvida, a participação de Ana Helena de Andrade, Presidente da Associação, em um painel de debates no FutureCongress, marcado para o dia 3 de outubro de 2023, das 14h às 15h30 é a prova da construtiva aproximação dos dois universos. O painel intitulado “Verdade (e) ou Desafio: O agro conectado, digital, mais produtivo e com menor desperdício” abordará questões cruciais sobre a digitalização do campo, incluindo soluções de conectividade, IoT, sensores, drones e veículos autônomos, e como essas tecnologias estão fazendo a diferença nos negócios dos produtores de diferentes tamanhos.
Ana Helena de Andrade, uma das debatedoras do painel, compartilhará a visão e os sucessos da ConectarAGRO na transformação digital do agronegócio brasileiro. Ela estará ao lado de outros especialistas do setor, incluindo Tomás Balistiero, COO da Citrosuco, Deise DallaNora, Country Head Brazil & Latam da Varda – Field Data Exchange, e Aldo Clementi, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da IHS Tower. Além disso, Eduardo Polidoro, Diretor de IoT e M2M da Claro, e Paula Rebelo, representando a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, também estarão presentes como convidados.
“A ConectarAGRO continua comprometida em levar a conectividade a áreas remotas do Brasil e impulsionar a transformação digital no agronegócio. A Futurecom é um marco importante para a Associação e representa uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos e experiências e cada vez mais discutir soluções para uma conectividade acessível, simples e interoperável de modo a conectar máquinas, coisas, e principalmente, pessoas com líderes do setor e representantes governamentais” enfatiza Ana Helena.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.