Ericsson cria patente para autorreparo de redes de micro antenas maleáveis

Ericsson

A implantação eficiente de redes 5G, que atenda os principais requisitos de cobertura e de demandas de dados dos usuários, tem exigido uma maior densificação da rede, ou seja, fazer uso de um número maior de antenas por área para fornecer serviço de comunicação aos usuários. Espera-se que este cenário de implantação seja muito mais desafiador para as futuras redes 6G, onde o uso de frequências de operação bem mais altas, reforçará a necessidade de uma ultra densificação da rede, com o uso de antenas ainda menores e ainda mais distribuídas.

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) lançou em 2019 no Mobile World Congress (MWC) uma solução chamada de “Radio Stripes”, que une dezenas, centenas e até milhares de micro antenas maleáveis através de uma fita adesiva. A solução, que ainda está sendo desenvolvida, foi projetada para ser usada em ambientes com grande volume de pessoas, sendo aplicáveis a aviões, ônibus, grandes escritórios, estádios de futebol e casas de show. Por serem muito discretas, podem ser aplicadas em tapetes, paredes, tetos e outras superfícies de qualquer dimensão, com grande alcance e quase nenhuma poluição visual. Quanto maior o número de antenas na fita utilizada, maior a conectividade e a capacidade de conexões simultâneas de alta velocidade.

Apesar de não estar sendo comercializada, os recursos para habilitar a implantação da Radio Stripes estão sendo desenvolvidos. Neste sentido, a empresa acabou de criar uma inovação chamada Self-healing, ou “autorreparo” em tradução livre, que visa compensar de forma automática possíveis falhas na fita ou nas micro antenas que possam degradar a qualidade de serviço aos usuários. Esta funcionalidade, registrada como uma patente de invenção, garantirá uma maior robustez ao sistema, estabilidade da conexão e garantia de qualidade de serviço aos usuários.

De acordo com o pesquisador da Ericsson e um dos integrantes do time de inventores, André Mendes Cavalcante, a patente Self-healing foi criada pensando em resolver o problema de conexão caso parte da fita seja rompida ou uma micro antena seja danificada. “A tecnologia Radio Stripes pode ser implantada em diversos lugares, por exemplo, em um estádio de futebol. Se parte da fita do sistema for rompida ou uma micro antena sofra algum dano, os usuários próximos a essa área afetada perderiam total ou parcialmente o sinal. A Self-healing, nesse caso, atua para que os usuários comprometidos sejam automaticamente conectados a outras partes da fita em funcionamento, compensando a degradação gerada por tais falhas”, explica André Cavalcante, complementando que a tecnologia deverá estar disponível em 2030.

Alta conectividade em grandes eventos

A Radio Stripes deve acabar com um problema comum para frequentadores de estádios, seja para shows ou para acompanhar o time do coração: falta de conectividade devido ao número grande de usuários num mesmo local. Principais queixas são a dificuldade de contatar, por exemplo, um amigo ou pedir um carro de aplicativo, além de publicar conteúdo como fotos e vídeos em tempo real.

“A Radio Stripes poderá ser alocada em arquibancadas, estruturas de iluminação, na cobertura do estádio, criando uma grande malha de cobertura de sinal. Com a Self-healing existirá uma maior garantia que nenhum usuário com seu dispositivo móvel ficará sem conectividade, caso alguma falha na rede de micro antenas maleáveis ocorra em alguma parte do estádio”, explica André Cavalcante.

A patente é 100% brasileira, feita por inventores da Ericsson Brasil e com apoio de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma das instituições parceiras da empresa em pesquisa no país. A parceria reforça o compromisso da empresa com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o que contribui para a liderança global da Ericsson em patentes de celular, com mais de 60.000 registros concedidos desde 1999.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!