A plataforma global de comunicação em nuvem, Infobip, acaba de lançar o Experiences, que consiste em um conjunto de casos de uso predefinidos por inteligência artificial generativa, para ajudar empresas a fortalecerem e elevarem os resultados de seus negócios. Iniciando no Brasil e sendo implementado globalmente em outros países nos próximos meses, o Infobip Experiences representa um novo investimento da empresa no país, devido ao potencial como uma economia emergente.
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O Experiences começa atualmente com um assistente de IA generativa, utilizando a tecnologia ChatGPT para aprimorar as interações com os clientes, com o objetivo de permitir que as empresas aumentem as vendas, economizem tempo e garantam a satisfação do cliente. De um serviço de agendamento de compromissos realizado com IA generativa, a uma lista extensa de casos de uso que será criada para dar suporte a uma variedade de verticais de negócios, o Infobip Experiences estará disponível pela primeira vez no WhatsApp, permitindo personalizar as interações virtuais para torná-las semelhantes às interações humanas. Ao aproveitar a tecnologia ChatGPT, é possível tornar a comunicação mais abrangente e humanizada.
O Infobip Experiences pode criar conversas ilimitadas usando o tom de voz correto. Todas as mensagens são pré-preenchidas por IA generativa, e é possível escolher o estilo ideal para cada plataforma. Como as empresas estão atualmente explorando novas formas de inserir a IA generativa em suas jornadas de engajamento do cliente e oferecer experiências mais conversacionais aos consumidores, aprimorando ainda mais suas jornadas, o Infobip Experiences foi desenvolvido para ser utilizado em diversos setores de negócios, como varejo, saúde, logística e transporte, turismo, entre outros.
Ivan Ostojic, Chief Business Officer na Infobip, comenta: “A facilidade de uso e implementação é outro diferencial. Com o Infobip Experiences, a configuração pode ser feita em minutos, e a experiência omnichannel permite que empresas se conectem com seus clientes em uma variedade de chats e aplicativos tradicionais de conversação. Embora estejamos inicialmente com o WhatsApp, o Experiences será construído com a expertise omnichannel única da Infobip e será neutro em relação a canais. Outros canais OTT como Viber, RCS e Apply Business Messenger vão seguir sendo apoiados por canais tradicionais como SMS e notificações por e-mails.”
Na prática, o Infobip Experiences funciona da seguinte forma: uma empresa que usa o programa fornece dados para abastecer o assistente de IA com conteúdo relacionado à sua área de atuação ou ao seu processo. A partir daí, você pode usar esses dados para definir um estilo de mensagem adequado à marca, e o assistente de IA pode responder às perguntas dos consumidores com conversas humanas e bem estruturadas. Caso ele não consiga atender às necessidades dos clientes, a consulta será direcionada a um agente humano.
A falta de personalização prejudica o relacionamento entre marcas e consumidores
De acordo com a Infobip, 68% das pessoas preferem fazer contato ou até mesmo comprar produtos por meio de aplicativos de mensagens. No entanto, 75% dos consumidores se sentem frustrados quando o atendimento ao cliente não é personalizado e as marcas que introduzem um assistente de compras com tecnologia de IA podem resolver esse problema rapidamente. O WhatsApp, por exemplo, destaca-se no cenário do comércio conversacional por meio de aplicativos de mensagens, com um crescimento de 80% nas interações comerciais em 2022 em comparação com 2021. No Brasil, o aplicativo também está na lista dos preferidos para interações com empresas. Essa é uma das razões pelas quais a Infobip está introduzindo seu novo produto nesse mercado considerado em expansão.
Ivan Ostojic conclui: “As empresas devem investir em um sistema que as aproxime de seu público-alvo e supere suas expectativas. O Brasil é um mercado muito receptivo a novas tecnologias, o que o torna perfeito para a implementação do Infobip Experiences. Utilizar um sistema que aproxime o cliente da empresa é uma estratégia de negócios necessária e capaz de gerar resultados consistentes. As pessoas precisam sentir que a empresa se preocupa com suas demandas e sabe como atendê-las, tanto em termos de vendas quanto de suporte para outros assuntos. Isso melhora ainda mais o relacionamento entre as marcas e seus clientes, alavancando a CX.”
Saiba mais sobre o Experiences, clicando aqui.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.