Os dados e a inteligência desempenham um papel fundamental na automação e implementação de uma estratégia bem-sucedida de trabalho híbrido. No entanto, é preciso adotar uma abordagem abrangente para maximizar as vantagens. Durante o VMware Explore São Paulo, a VMware anunciou integrações modernas de inteligência artificial (IA) à plataforma Anywhere Workspace, parte do portfólio VMware Cross-Cloud services, que otimizam automaticamente a experiência do funcionário, impulsionam novos casos de uso de controle de vulnerabilidades e simplificam o gerenciamento do ciclo de vida de aplicações.
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O VMware Anywhere Workspace é a única plataforma de trabalho híbrido que integra experiência digital do funcionário (DEX), apps e infraestrutura de desktops virtuais (DaaS e VDI), gerenciamento unificado de endpoints (UEM) e segurança para proporcionar um espaço de trabalho seguro e contínuo em qualquer dispositivo ou local.
“No ano passado, anunciamos nossa visão sobre espaço de trabalho autônomo como um caminho para as organizações enfrentarem os desafios trazidos pelo formato híbrido”, afirma Shankar Iyer, vice-presidente sênior e gerente geral da área de End-User Computing da VMware. “Estávamos entusiasmados para revelar os novos avanços para nossos clientes que expandem fontes de dados e insights, integram-se a parceiros de tecnologia para melhorar a segurança e unificam a estratégia de fornecimento de aplicações em todos os apps e desktops virtuais. Essas inovações continuam a promover nossa missão de proporcionar a próxima evolução dos espaços de trabalho digitais.”
Plataforma integrada e orientada por IA dimensiona o gerenciamento de experiências
A VMware continua utilizando dados, inteligência e automação para melhorar a experiência dos funcionários e da equipe de tecnologia da informação (TI) ao introduzir novas informações e playbooks com base em dados amplamente expandidos e algoritmos de aprendizado de máquina que aprimoram os recursos de correção da DEX. Essas atualizações ampliam o acesso aos dados, ajudam a fortalecer o VMware Insights e permitem a correção de mais problemas.
Agora, a VMware permitirá a entrega de novas pontuações de desempenho de apps, além das já existentes de experiência em dispositivos móveis, desktops e ambientes virtuais. Se o serviço de uma aplicação de software como serviço (SaaS) ficar inoperante, a TI será alertada proativamente e os colaboradores serão notificados automaticamente. Assim, será possível resolver rapidamente a interrupção sem a necessidade de lidar com tíquetes de suporte e sem que os funcionários percam tempo tentando acessar os serviços indisponíveis.
Mas apenas fornecer à TI mais dados não é suficiente para capacitá-los a trabalhar de maneira mais inteligente. O recurso Insights, orientado por IA, da VMware agora fornece detecção de anomalias que informa a equipe responsável sobre possíveis problemas de experiência em dispositivos de linha de frente e espaços VDI, além de ambientes móveis e de desktop. Já o anúncio de novos playbooks, feito no VMware Explore São Paulo, permite que a TI crie fluxos de trabalho de correção passo a passo para resolver incidentes com mais eficiência e use técnicas de análise de taxa de sucesso para automatizar o processo de resolução e otimizar a execução ao longo do tempo.
“O Workspace ONE Intelligence é um divisor de águas para nós quando o assunto é a automação do gerenciamento do ciclo de vida no gerenciamento unificado de endpoints (UEM). Nós o utilizamos para marcar dispositivos automaticamente e atribuí-los a grupos de inteligência. Usamos também vários templates de painel para monitorar a postura de segurança e ajudar a corrigir as ameaças de alto risco à segurança”, explica George March, gerente da área de espaço de trabalho digital e desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação do USA Health. “O próximo passo no plano de desenvolvimento é implementar o conector IT service management (ITSM). Com a adição de guias estratégicos de correção, estamos muito entusiasmados com a maneira como isso otimizará os fluxos de trabalho das equipes de suporte de help desk.”
Integração exclusiva com parceiros capacita novos casos de uso de segurança e capacidade de gerenciamento
Garantir segurança e capacidade de gerenciamento completos para a atual força de trabalho geograficamente distribuída é fundamental e exige uma abordagem abrangente para lidar com as vulnerabilidades, o que inclui: avaliação, priorização, correção, suporte fora de banda e geração de relatórios. A colaboração com um ecossistema de parceiros de ponta que oferece velocidade, abrangência e profundidade no gerenciamento de vulnerabilidades é necessária para a proteção contra vetores de ataque sofisticados. A VMware está comprometida em inovar junto com os parceiros de tecnologia para proporcionar aos clientes experiências híbridas mais seguras e uniformes.
No evento, a VMware também anunciou uma parceria expandida com a Intel por meio de uma integração exclusiva e nativa da nuvem do Workspace ONE ao Intel vPro®. Essa junção “chip-to-cloud” facilita a proteção e o gerenciamento remoto dos dispositivos de trabalho totalmente a partir da nuvem, sem a necessidade de uma infraestrutura local e de software de gerenciamento adicionais. Com o controle de linha de visão e fora da banda dos dispositivos com tecnologia vPro, as equipes de TI têm informações sobre as vulnerabilidade no âmbito service option(SO) e visibilidade para reduzir com rapidez e eficiência o impacto de possíveis exploits. Usando o Workspace ONE, os clientes têm visibilidade centralizada dos PCs com tecnologia-Intel vPro e aceleram os ciclos de correção de patches dos dispositivos localizados fora dos perímetros do escritório, mesmo que eles estejam inativos ou desligados. Isso melhora a segurança e a conformidade ao aumentar a saturação dos patches com menos etapas de correção e reduz as possíveis interrupções na produtividade dos funcionários.
Gerenciamento de aplicações modernas simplifica os ambientes virtuais
O gerenciamento e o fornecimento de aplicações em ambientes de VDI, DaaS e apps publicados se tornaram cada vez mais complexos e ineficientes devido aos silos das ferramentas legadas utilizadas. Recentemente, a VMware lançou o Apps on Demand, com tecnologia VMware App Volumes, para unificar o gerenciamento e implantação de aplicações de maneira inteligente em hosts de apps publicados ou ambientes de desktop não persistentes, tudo com base na usabilidade em tempo real.
A VMware também anunciou a expansão adicional do suporte do App Volumes a fim de fornecer apps sob demanda para desktops virtuais persistentes. Os clientes com ambientes persistentes do VMware Horizon poderão usar o App Volumes, disponível agora em versão beta, para capturar os apps uma vez e fornecê-los a muitos desktops virtuais persistentes. Isso automatiza o processo de fornecimento de apps com até 99% de compatibilidade, além de reduzir o tempo e os custos de gerenciamento para qualquer ambiente de desktop ou app publicado. O VMware App Volumes é a única solução que pode ajudar as organizações a fornecer e gerenciar apps em implantações e desktops virtuais do VMware Horizon, da Citrix, da Microsoft e da Amazon como parte da visão Apps Everywhere da VMware.
Boeing: “inovadora da força de trabalho com modelo de trabalho híbrido”
A empresa The Boeing Company (Boeing) utilizou o VMware Workspace ONE nos Estados Unidos e em mais 65 países para respaldar sua força de trabalho global, composta por 140 mil funcionários que desenvolvem, fabricam e fornecem aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para os clientes. Durante o VMware Explore 2023 Las Vegas, em agosto, a companhia foi nomeada “inovadora da força de trabalho com modelo de trabalho híbrido” no VMware Customer Achievement Awards de 2023 para as Américas pela capacitação de sua força de trabalho, que pode atuar em qualquer lugar do mundo, o que aprimorou a experiência dos usuários e reforçou a segurança de dispositivos e aplicações.
“O VMware Anywhere Workspace nos ajuda a gerenciar e proteger endpoints, fornecer uma plataforma comum para acessar apps e ferramentas, além de proporcionar uma experiência digital para nossos funcionários”, comentou Kristina Ross, diretora da área de Pesquisa & Tecnologia da Boeing Workplace Solutions. “O Workspace ONE ajudou a otimizar nossa transição do gerenciamento tradicional do ciclo de vida dos PCs para o gerenciamento moderno do Windows 10, que foi possibilitado pela migração para uma solução baseada em SaaS na empresa. Hoje, temos uma visão unificada para supervisionar todos os requisitos dos endpoints. Além disso, a adoção do SaaS melhorou nossa escalabilidade e capacidade de mudar o foco da infraestrutura para as soluções voltadas aos negócios.”
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.