China investe bilhões na Huawei para torná-la uma gigante dos chips

A Huawei está desenvolvendo uma rede de chips autossuficiente com a ajuda ativa do Estado chinês, informa a Bloomberg News . De acordo com a pesquisa da publicação, um fundo de investimento do governo municipal em Shenzhen foi fundado com o único propósito de colocar a Huawei como ponto central de uma grande rede com especialistas ópticos, desenvolvedores de equipamentos de chips e fabricantes de produtos químicos.

A decisão de tornar a Huawei a força líder veio com uma ordem direta do topo do governo, disseram duas fontes. O estado chegou a pedir ao fabricante que lançasse o Mate 60 mais cedo do que o previsto anteriormente, em resposta à visita da secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, à China.

Os smartphones Huawei Mate 60 apresentam um chipset Kirin 9000S de 7 nm fabricado na China. Enviamos várias perguntas aos representantes da Huawei sobre o SoC, mas eles sempre se recusaram a comentar. Insiders disseram que o chipset de 7nm, construído pela SMIC, revela que a China está cerca de cinco anos atrás da tecnologia mais avançada atual.

Os controlos de exportação por parte dos Estados Unidos visavam manter a China atrasada pelo menos oito anos. A principal razão pela qual a Huawei e todo o negócio de chips na China estão sendo alvo dos Estados Unidos é a preocupação de que a tecnologia norte-americana adquirida pelos fabricantes chineses possa ser aplicada em chips como o 9000S para alimentar drones controlados por IA, supercomputadores para quebra de códigos e vigilância. .

O Shenzhen Major Industry Investment Group foi criado em 2019 com financiamento estatal e recebeu pedidos diretos para apoiar os esforços de chips da China. Investiu em cerca de uma dezena de empresas da cadeia de abastecimento, revelou dados de uma plataforma pública sobre informações cadastrais de empresas. A Bloomberg encontrou uma empresa de ferramentas para fabricação de chips chamada SiCarrier, que formou um “relacionamento simbiótico próximo” com a Huawei, e ambos os lados trocaram talentos.

A SiCarrier está usando engenheiros para trabalhar no projeto Huawei, enquanto o fabricante de chips transferiu uma dúzia de patentes, incluindo tecnologias para máquinas eletrônicas e projetos de data centers. Ambos os lados não responderam aos pedidos de comentários da Bloomberg News .

Uma instalação da SiCarrier fabrica componentes para equipamentos de fabricação de semicondutores, incluindo engrenagens de fontes de luz acionadas por laser, válvulas de controle de pressão e bombas, de acordo com um mapa de evacuação na parede.

Há também a Zetop Technologies, uma empresa que fabrica máquinas ópticas que colocam camada após camada de transistores em um wafer de silício, e a Huawei é um dos principais acionistas, juntamente com o Instituto de Óptica, Mecânica Fina e Física, uma afiliada da Academia Chinesa. de Ciências.

A ASML Holding, uma empresa holandesa que detém praticamente o monopólio da venda de máquinas de litografia, não vende os seus produtos a empresas chinesas. No entanto, a Huawei e seus parceiros conseguiram contratar vários ex-funcionários da ASML para ajudar a trabalhar em máquinas de fabricação de chips.

Analistas revelaram que a China não está apenas criando fundos e construindo instalações de fabricação de chips de US$ 30 bilhões. O estado também ajuda com terrenos, não exige imposto de renda e até constrói prédios de apartamentos para campi de funcionários. O país não pretende estabelecer a auto-suficiência total. Funciona apenas na criação de alternativas internas em domínios onde os EUA e os aliados podem sufocar os fornecimentos, como a litografia, a produção de wafers e a informação de design electrónico.

Fonte Fonte
da imagem: ASML

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!