Whatsapp é a ferramenta mais utilizada por MEIs para negociar produtos e serviços, segundo pesquisa

Uma pesquisa realizada pela MaisMei, plataforma de gestão para Microempreendedores Individuais (MEI), mostrou que o Whatsapp é a ferramenta digital mais utilizada por MEIs para vendas e fechamento de negócios. O aplicativo de mensagens foi citado por 83% dos entrevistados durante o levantamento que analisou o perfil dos microempreendedores brasileiros e ouviu mais de 6 mil usuários da MaisMei ao longo de 2023. 

Em segundo lugar ficou o Instagram, citado por 48,52%, seguido do Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs. Outras alternativas, como ferramentas do Google ou até mesmo o Tik Tok apresentaram resultados bem abaixo, e chama a atenção que apenas 9,20% utilizam marketplaces – em tese os espaços mais apropriados para exposição e vendas de produtos ou serviços, enquanto 7,77% afirmaram que possuem site próprio. 

A explicação para a disparidade do Whatsapp em relação a qualquer outra alternativa, na visão da head de contabilidade da MaisMei, Kályta Caetano, está na familiaridade que as pessoas já possuem com o aplicativo e, principalmente, pela praticidade que ele oferece através da função de pagamentos.

“O Whatsapp é, no Brasil, o meio mais utilizado para troca de mensagens, tanto de caráter pessoal quanto profissional. É difícil encontrarmos alguém que não o utilize, enquanto redes sociais também populares como o Facebook ou Instagram variam conforme o gosto de cada usuário, considerando a finalidade principal delas que é o compartilhamento de fotos e momentos com amigos e familiares. A partir do momento que o Whatsapp disponibilizou um meio de pagamento dentro do próprio app e a possibilidade de criar perfis profissionais, os gestores de pequenos negócios sequer precisam sair dele para concretizar negócios”, explica. 

 A transferência de dinheiro através do aplicativo de mensagens começou no Brasil em 2021. Naquele ano, o mesmo levantamento da MaisMei mostrou maior preferência pelo Facebook, então utilizado por mais da metade dos entrevistados (56%). 

Kályta Caetano ressalta que a pesquisa considerou múltiplas alternativas por parte dos entrevistados, ou seja, muitos disseram que utilizam mais de uma ferramenta em conjunto. “É comum que empreendedores de pequeno porte utilizem o Facebook e o Instagram, entre outras plataformas como marketplaces convencionais, para expor seus produtos ou serviços e linkar o Whatsapp para quem desejar mais informações e negociar condições. Novamente, temos de considerar que é o aplicativo de mensagens instantâneas que os brasileiros têm mais afinidade”, ressalta a contadora da MaisMei. 

Segundo um relatório de fevereiro de 2023 produzido em parceria por We Are Social e Meltwater, 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários. 

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!