IA no Google Ads: como essa ferramenta pode revolucionar os anúncios das empresas?

*Por Renan Cardarello

Toda empresa quer aparecer nos primeiros lugares de pesquisa online, e uma das melhores formas de atingir este feito é através da promoção de seus produtos ou serviços no Google Ads. Independentemente de seu porte, essa é uma ferramenta extremamente poderosa para o destaque da marca em seu segmento – a qual pode gerar resultados ainda maiores neste objetivo caso as marcas saibam utilizá-la estrategicamente e, ainda, com o apoio da inteligência artificial na elaboração das campanhas desejadas.

Não é de hoje que a IA se tornou uma enorme aliada do buscador. Afinal, o próprio formato de entradas nos leilões de classificação de um resultado de busca via anúncio utiliza mecanismos como o machine learning e outras ferramentas similares visando melhorar as ações de forma autônoma por meio da coleta e análise de dados na plataforma.

Com estes algoritmos inteligentes, as empresas podem aumentar as conversões pagando muito menos pelo clique no anúncio, uma vez que conseguirão compreender com maior assertividade o comportamento e as preferências dos usuários, para que possam adaptar estratégias e, com isso, obter um maior retorno sobre o investimento feito, melhor classificação nos anúncios e uma maior otimização dos reforços nessa tarefa.

Em 2022, como exemplo, dados divulgados pela própria gigante de tecnologia mostraram que os serviços de suas plataformas de busca, publicidade, vídeos e similares, movimentaram cerca de R$ 153 bilhões na economia brasileira – considerando, dentre tantos fatores, o retorno que as empresas obtiveram para seus negócios através dos investimentos destinados a essas ferramentas.

Por mais que toda nova feature feita no Google Ads acabe sendo implementada em outros países, como os Estados Unidos, para que apenas depois chegue aqui, a maior parte das features relacionadas à inteligência artificial no Google Ads já estão em pleno funcionamento, o que facilita que as empresas, seja qual for seu tamanho ou segmento, possam iniciar essa estratégia e colher excelentes resultados com essa ferramenta.

No entanto, é necessário destacar certos pontos de atenção importantes que devem ser levados em consideração nessa jornada – especialmente, a necessidade de validar a aplicação desta ação de acordo com o orçamento corporativo, assim como a mensuração dos resultados obtidos através das ações de IAs. Afinal, toda estratégia colocada em prática deve ser acompanhada em tempo real, mensurando o que for conquistado com as funcionalidades dispostas por essa tecnologia. Assim, se algo precisar ser reajustado, as companhias poderão tomar essa decisão com maior velocidade e segurança.

São diversas as possibilidades de aplicação da IA no Google Ads, assim como os benefícios a serem adquiridos pelos empreendimentos em prol de uma análise mais robusta do comportamento dos usuários com a marca, ajuste em tempo real dos anúncios com base nestas informações obtidas e criação de métodos mais dinâmicos visando a otimização e maximização de tudo que for feito no buscador.

Aquelas que investirem nessa estratégia, certamente, poderão conquistar feitos excelentes para uma maior eficiência, escalabilidade e confiabilidade. Mas, esse é um caminho que deve ser trilhado sempre com o pé no chão – até porque, nem todo recurso poderá ser vantajoso para os seus objetivos. Cada empresa possui suas próprias necessidades, as quais devem ser analisadas juntamente à sua realidade para que consigam fazer o melhor uso possível da IA no Google Ads e, com isso, alavancar sua posição na plataforma perante seu crescimento e destaque competitivo.

Renan Cardarello é CEO da iOBEE, ecossistema de soluções em marketing digital e tecnologia.

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Redação tecflow

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