Pesquisa Gartner: 61% das empresas reformulam modelos de Data & Analytics devido à IA

Uma pesquisa recente do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, revela que 61% das organizações estão sendo obrigadas a evoluir ou repensar seus modelos operacionais de Data & Analytics (D&A) devido ao impacto das tecnologias disruptivas de Inteligência Artificial (IA). A pesquisa anual do Gartner, realizada entre setembro e novembro de 2023, contou com a participação de 479 Chief Data and Analytics Officers (CDAOs), Chief Data Officers (CDOs) e Chief Analytics Officers (CAOs) de diversas partes do mundo.

Alan D. Duncan, Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner, destaca que os CDAOs estão respondendo rapidamente à evolução das tecnologias de D&A e IA, realizando mudanças em seus modelos operacionais para fomentar a inovação orientada a informações e aumentar a agilidade organizacional, com a governança de dados no centro das atividades. A pesquisa indica que 38% dos líderes planejam revisar a arquitetura de D&A nos próximos 12 a 18 meses, enquanto 29% pretendem reformular a gestão dos ativos de dados e adotar novas políticas, práticas e padrões de governança.

Os CDAOs estão ampliando suas responsabilidades para incluir os principais habilitadores de IA, como governança de dados, ética em D&A e entendimento de dados. Duncan observa que, embora a gestão do modelo operacional de D&A esteja se expandindo, os CDAOs enfrentam desafios orçamentários e de recursos crescentes. Entre as principais responsabilidades dos CDAOs estão a gestão da estratégia de D&A (74%) e a governança de D&A (68%). Além disso, 49% dos CDAOs relataram que a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) faz parte de suas responsabilidades primárias, representando um aumento significativo de 34% em relação a 2023.

A expansão das responsabilidades dos CDAOs implica custos significativos. Entre os que relataram aumento no financiamento de suas funções, 46% ainda enfrentam restrições orçamentárias. Duncan explica que os CDAOs que apresentam melhores casos de negócios aos CFOs (Chief Financial Officers) recebem financiamento mais rapidamente e ganham maior apoio executivo. No entanto, apenas 49% dos CDAOs estabeleceram métricas orientadas por resultados de negócio para acompanhar o valor de D&A, enquanto 34% não possuem métricas comerciais definidas. Duncan conclui que, até 2026, 75% dos CDAOs que não conseguirem gerar influência organizacional e impacto mensurável serão direcionados a funções de tecnologia.

Os clientes do Gartner podem obter mais informações no relatório “CDAO Agenda 2024: Reinvent Yourself or Risk Failure”.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!