*Por Thiago Falanga, Head de Produtos da Corebiz
No cenário hiperconectado em que vivemos, é inegável a influência crescente dos smartphones na vida cotidiana da maioria das pessoas. Em meio a essa revolução digital, o App Commerce surge como protagonistas, oferecendo conveniência, personalização e praticidade aos consumidores. Os novos tempos refletem diretamente essa transformação, evidenciando uma nova dinâmica de consumo impulsionada pela tecnologia móvel.
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Com mais de 249 milhões de smartphones em uso no Brasil e 1,2 celular por habitante, segundo dados recentes da FGVcia, não é surpresa que os consumidores estejam cada vez mais recorrendo a esses dispositivos para realizar compras. O fato de poder adquirir qualquer coisa, de qualquer lugar e a qualquer momento, tem impulsionado a popularidade do app commerce. Desde produtos de supermercado até roupas de grife, a variedade de itens disponíveis para aquisição por meio dessa ferramenta é vasta.
Além de ser uma vitrine de produtos ao alcance de um clique, os aplicativos também geram uma conexão mais próxima com os clientes. As lojas podem oferecer descontos exclusivos e promoções específicas para usuários do App. Logo, têm o potencial gigantesco de fidelização e conversão.
Quais são as vantagens do App Commerce?
Ter um App próprio da loja, pode trazer uma série de benefícios para qualquer e-commerce:
Diferencial competitivo
Não são todas as empresas que têm o próprio aplicativo de e-commerce. Sendo assim, ao lançar uma loja no App, é possível se destacar da concorrência, com uma experiência de compra mais próxima e personalizada. Inclusive, oferecer descontos e promoções exclusivas pelo App.
Mais chances de vender
Os celulares têm grande potencial de conversão de vendas na internet – 93% dos brasileiros já experimentaram fazer compras utilizando o smartphone, segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box. Por isso, ter um aplicativo móvel aumenta de forma significativa as chances de transações. Não podemos esquecer ainda a praticidade de acesso, que favorece a decisão de compra.
Melhoria na experiência do cliente
O app commerce é um canal naturalmente mais prático e intuitivo, possibilitando ao usuário acessar os produtos da sua loja favorita com muito mais facilidade. Além disso, as possibilidades de personalização que o canal de vendas possibilita, tornam a experiência do cliente muito mais agradável, aumentando o potencial de fidelização. Por meio de algoritmos sofisticados e análises de dados, é possível entender as preferências individuais de cada usuário e recomendar produtos que correspondam aos seus interesses.
Fidelização
As pessoas normalmente estão em busca daquilo que é mais prático para elas, o que vai ao encontro do objetivo do App Commerce. Trabalhando estratégias de forma inteligente, é possível cativar os usuários. Assim, na hora de fazer uma compra, a tendência é consultarem a ferramenta primeiro em busca de condições mais favoráveis.
Como implementar?
Para migrar o e-commerce para o App de maneira assertiva, a dica é escolher a plataforma que melhor atenda as necessidades do seu modelo de negócio, e escolher um parceiro com expertise no assunto para apoiar no processo de implementação.
Oferecer condições especiais para os clientes atuais também é fundamental para atrair mais usuários e aumentar o volume de vendas no canal; assim como as notificações push para que o cliente receba novidades, promoções, descontos e lançamentos da marca.
Como é possível perceber, os novos hábitos de compras estão intrinsecamente ligados à disseminação dos smartphones e ao surgimento do App Commerce. Essa nova geração de consumidores valoriza a conveniência, a personalização e a praticidade proporcionadas pela tecnologia móvel, moldando assim o panorama do varejo no Brasil e impulsionando a inovação no setor. Nesse contexto, as empresas que souberem se adaptar às novas demandas estarão mais bem posicionadas para prosperar em um mercado em constante evolução.
*Thiago Falanga, Head de Produtos da Corebiz, empresa que faz parte do WPP e é referência na implementação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado, com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO
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Redação tecflow
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