O Gartner anunciou recentemente uma pesquisa global com Chief Information Officers (CIOs), revelando que os aumentos de orçamento enfrentados estão apenas marginalmente acima da inflação projetada e bem abaixo do crescimento esperado em receita. De acordo com os analistas do Gartner, isso indica uma necessidade contínua de maior eficiência, mesmo com o aumento da demanda.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
A Pesquisa Gartner CIO e Executivo de Tecnologia de 2024 entrevistou mais de 2.400 executivos e CIOs de 84 países, abrangendo todas as principais indústrias. Esses dados representam aproximadamente US$ 12,5 trilhões em orçamentos do setor público e US$ 163 bilhões em gastos com TI. As descobertas e outras tendências serão apresentadas na Conferência Gartner CIO & IT Executive 2024, que ocorre de 23 a 25 de setembro em São Paulo.
Segundo Luis Mangi, Vice-Presidente do Gartner e chairman da conferência, “Os resultados mostram que os CIOs enfrentam uma demanda crescente para entregar valor comercial a partir de iniciativas tecnológicas, mesmo sem recursos adicionais. Os CIOs que fornecem recursos às equipes de entrega digital de ponta a ponta, trabalhando em colaboração com outros líderes (CxO), têm duas vezes mais chances de atingir ou exceder os resultados de seus investimentos em tecnologia, em comparação com aqueles que deixam a entrega de recursos digitais a cargo apenas dos departamentos de TI.”
Perfil de CIOs e sucesso em iniciativas digitais
A pesquisa identifica diferentes perfis de CIOs e seus sucessos relativos em projetos digitais. Os CIOs com perfil de ‘Operator’, responsáveis pela entrega digital em TI, representam 55% dos CIOs, mas apenas 43% de suas iniciativas digitais atingem ou excedem as metas de resultados. Aqueles com perfil de ‘Explorador’, que acreditam que o departamento de TI deve fazer a maior parte da entrega digital com a contribuição das áreas de negócio, possuem um índice maior de sucesso, com 53% de suas iniciativas atingindo ou extrapolando os objetivos. Já os CIOs considerados ‘Franqueados’, que entendem que outros líderes (CxOs) devem ser parceiros iguais no fornecimento de tecnologias digitais, são os mais bem-sucedidos em seus projetos, com 63% das iniciativas atingindo ou excedendo os objetivos de resultados.
Adotando o modelo de franquia para entregas digitais
O Gartner recomenda o modelo de franquia para entregas digitais, onde a responsabilidade é compartilhada com outros líderes. Esta abordagem ajuda a superar restrições de orçamento e talento, ao mesmo tempo em que combate ameaças. Três pilares principais são destacados: Compromisso com a liderança conjunta, incentivando outros líderes de C-Level (CxO) a co-liderar a entrega digital, expandindo suas funções e motivando-os a enxergar isso como uma responsabilidade compartilhada; Entrega conjunta com equipes de fusão, desenvolvendo confiança e transparência com pares e equipes de negócios, criando equipes de fusão, compostas por membros de TI e de negócios, para promover a responsabilidade compartilhada e facilitar o acesso às ferramentas e plataformas tecnológicas necessárias; e Governança conjunta para minimizar riscos, colaborando com pares para adotar uma abordagem de orquestração, reduzindo os riscos associados à entrega digital, utilizando Comunidades de Prática (CoPs) para evitar fragmentação e falta de padronização, além de aprimorar políticas e padrões de governança.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.