O gamescom latam BIG Festival, principal competição de games independentes da América Latina, premiou neste domingo (30) os melhores jogos do ano em sua edição de 2024. O evento avaliou os 114 melhores e mais inovadores jogos do mundo inteiro, que foram testados pelo público e avaliados por um júri especializado. Essa foi a segunda etapa do anúncio dos vencedores, que teve algumas categorias já reveladas na sexta, segundo dia de evento aberto ao público.
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Com sete categorias, os momentos finais do evento marcaram os corações de todos. Muita emoção, jogos de tirar o fôlego e expectativas altas para o próximo ano marcaram a Cerimônia de Premiação. As apresentadoras agradeceram a participação do público e representaram toda a animação e ansiedade do momento.
Na categoria BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade o clima refletiu a data recente do orgulho e da diversidade. Guilherme Albuquerque, gerente de novos negócios do IGN Brasil disse: “É uma honra estar no palco. Diversidade é algo muito importante e os jogos nos representam. Quando você é o personagem você conquista aquele mundo”. A vencedora foi Sibel’s Journey, da Alemanha, e enviou um recado: “Estou muito contente em receber o prêmio, esse reconhecimento é muito importante para a gente. É o tipo de jogo que gostaríamos de ter jogado quando éramos pequenos. Queremos contribuir para a diversidade, para fazer com que os jovens se sintam incluídos. Este prêmio não é só para a gente, é para todos os jovens que vão crescer no mundo”.
Na categoria BIG Impact: Educacional, o poder do aprendizado prevaleceu e orgulhou o público. Lyara Oliveira, presidente da SPCine, esteve presente e declarou: “A SPcine é uma empresa pública daqui de São Paulo, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui e estamos juntos no BIG Festival já faz alguns anos. Convido vocês a conhecerem as nossas ações e editais culturais”. O prêmio foi para Loddlenaut, dos Estados Unidos, um jogo que ensina sobre física e exploração espacial de forma divertida e interativa. O time ganhador agradeceu: “Estamos muito felizes e acreditamos que é muito importante ter essa inspiração”.
No momento do BIG Impact: Questões Sociais, o gerente da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, Sabesp, Alan Saadi, esteve presente: “É uma honra estar aqui hoje, é muito importante para nós, da Sabesp, valorizar essas iniciativas, os games têm um papel importante na vida das pessoas e acreditamos nisso”. O ganhador foi Crab God, da Austrália, um jogo que chama a atenção para os problemas da pesca predatória e da poluição marinha.
O vitorioso enviou uma mensagem: “É fantástico ver o reconhecimento do jogo, não apenas por ser o melhor jogo, mas por conta do impacto social. Se você gosta de causas sociais, por favor, jogue”, agradeceu.
A convidada para apresentar o prêmio de Melhor Jogo Estudante, Andrea Ciparullo relatou estar muito feliz: “Estou muito feliz por duas razões, primeiro por acreditar que essa galera é o futuro da nossa indústria e segundo por saber que já estamos reconhecendo o potencial dessas pessoas”. Os desenvolvedores do jogo ganhador na categoria FOLGORE são franceses e enviaram uma mensagem para agradecer “Estamos muito felizes por ganhar este ano e gostaríamos de agradecer aos nossos amigos e familiares”. Os ganhadores ainda fizeram uma menção honrosa aos outros indicados pelo prêmio.
Na categoria Melhor Jogo Infantil, o Fernando Mazza, diretor sênior de operações da Tencent Games no Brasil declarou: “Essa categoria tem muito cuidado e muito carinho”. O ganhador é brasileiro, Turned Turtles, e seu sócio de trabalho agradeceram: “Que alegria, muito obrigada a gamescom e aos jurados. Esse reconhecimento é muito importante para nós. Nossa tartaruguinha tunada é o vencedor de melhor jogo infantil”. O ganhador fez um discurso de peso e ressaltou a importância da representatividade e diversidade na indústria.
Em o Melhor Jogo Inédito, o grupo Navox animou o público com arte musical e chamou ao palco Eddy Antonini, head de games da Tectoy. “Muito obrigada a todos por estarem na gamescom latam, é uma honra e um privilégio poder falar do melhor jogo inédito”, disse. O jogo ganhador, Luna Abyss, do Reino Unido, não foi apresentado para evitar spoilers, mas o diretor de criação agradeceu a seleção e disse: “Aos devs e a tudo que fizemos nos últimos cinco anos, muito obrigada por jogarem nosso jogo”.
Na categoria mais aguardada pelo público da gamescom latam 2024, Melhor Jogo Voto Popular a plateia encheu as cadeiras e encerrou a premiação com grande estilo. A apresentação foi feita pelo criador de conteúdo BRKsEdu e ele disse: “São muitas limitações na indústria, aqui temos a oportunidade de dar visibilidade para o jogo, que foi o favorito do pessoal. É minha primeira vez no evento e estou muito honrado”. O time brasileiro do jogo Astro pig, Garoa Studios agradeceu: “Isso aqui é impagável, estar aqui depois de 6 anos ganhando como voto popular é o fechamento de um ciclo para nós. Obrigada por quem votou e queremos que vocês continuem valorizando os jogos brasileiros. Estamos muito felizes porque o ganhador foi um jogo brasileiro”.
O BIG Festival confirma seu papel como referência na indústria de games independentes da América Latina, reconhecendo e premiando jogos que abordam temas importantes, inovam na jogabilidade e proporcionam experiências únicas para os jogadores.
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Redação tecflow
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