Hathor, Vinícola Ferreira e AIDDA se unem para iniciar tokenização de produção de vinhos brasileiros

AIDDA Group (Artificial Intelligence Data and Digital Assets), braço tecnológico da Alvarez & Marsal, e a Vinícola Ferreira se preparam para revolucionar o mercado de vinhos com a rede blockchain da Hathor Network, usada e certificada dentro do Sandbox da CVM.  A partir de 2025, pela primeira vez no Brasil, 11 mil garrafas da safra da Vinícola Ferreira, reconhecida internacionalmente por seus vinhos premiados, serão tokenizadas com a plataforma de Digital Asset da AIDDA.

A tecnologia blockchain criada pela Hathor garante segurança e transparência em cada transação, pois cada token adquirido pelos investidores é diretamente vinculado a uma garrafa específica de vinho no estoque da Vinícola Ferreira. Isso significa uma oportunidade importante de expansão nas vendas. Além de diversificar a base de clientes e suas operações, passa a captar investimentos de forma mais eficiente e estabelecer-se como líder do setor. Enquanto isso, os investidores desfrutam de acesso exclusivo à melhor safra da vinícola, descontos especiais e oportunidades futuras de vivenciar experiências únicas na própria vinícola.

Para garantir também a qualidade do manejo da produção, a vinícola implementou processos de rastreabilidade, controle de qualidade e autenticidade. A integração dessas soluções reforça a confiabilidade de todas as etapas, permitindo que os investidores tenham uma visão completa e detalhada de como cada garrafa é produzida, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento do vinho, proporcionando transparência sobre a origem e a qualidade do produto final.

“Estamos extremamente entusiasmados por fazer parte deste projeto pioneiro, que coloca o Brasil na vanguarda da inovação em um setor tradicionalmente dominado por Argentina e Chile na América Latina. Este projeto é um exemplo concreto de como a tecnologia blockchain pode trazer valor aos negócios mais tradicionais, otimizando a captação de capital e reduzindo custos. Essas economias se traduzem diretamente em benefícios para o consumidor. Estamos convencidos de que este lançamento inspirador será um marco, incentivando muitas outras empresas a seguir pelo mesmo caminho” comenta Diego Guareschi, CMO da Hathor.

A plataforma de Digital Asset da AIDDA utiliza carteira digital e transações em moeda local (BRL), cumprindo todas as regulamentações e leis brasileiras, como um e-commerce convencional. “Temos como propósito e compromisso entregar resultados e receitas de maneira inteligente a nossos clientes. O uso de nossa plataforma, visando a tokenização de ativos do mundo real (RWA), em diversos segmentos, tem permitido a rastreabilidade, segurança e principalmente acesso democratizado a investimentos diferenciados e com alto retorno, oferecendo desbloquear novas oportunidades de negócios para nossos clientes. Nossa plataforma se diferencia por permitir uma gestão do ciclo completo e integrado de toda cadeia de valor, do modelo de negócio, passando pela gestão de clientes e identidades, criação de smart contracts autoexecutáveis, tokenização, payments e culminando em business insights”. Além disso, também utilizamos IA para todo os processo de análise de resultados e atendimento via pessoa digital para impulsionamento de vendas”, destaca Marcos Caruso, co-founder e CEO da AIDDA

A safra de 2025 terá seleção com ampla variedade de rótulos distintos, incluindo tintos, brancos, espumantes e vinhos fortificados. Entre os escolhidos para a primeira fase da tokenização estão vinhos varietais, que destacam uma única casta de uva, e vinhos resultantes de cortes cuidadosamente elaborados, os famosos blends. A diversidade de opções permite à vinícola atender aos diferentes gostos e preferências dos clientes, garantindo uma experiência única em cada garrafa.

“Todo ano, nossos vinhos valorizam após as maiores premiações”, explica Dormovil Ferreira, fundador e CEO da vinícola. “Se o token for comprado antes de o vinho ser premiado, o comprador certamente irá lucrar com os seis rótulos que ele escolheu ter na carteira.” A primeira emissão de tokens contempla a safra de 2024, que, segundo a vinícola fundada em 2010, é a mais promissora até aqui. “A Vinícola Ferreira nunca teve uma produção de uvas tão grande e com excelente qualidade como essa de 2024, o dobro de 2023. Isso permitirá a fabricação dos melhores vinhos que já produzimos até agora”, finaliza Ferreira.

A vinícola tem como meta de produção de uvas 1.5 kg por videira e pretende aumentar de 42 mil para 70 mil videiras. O objetivo é bater a marca de 100 mil garrafas produzidas no ano, expandindo as cepas que são fornecidas atualmente.

Como os investidores podem adquirir os tokens?

Os investidores podem acessar a plataforma por meio do site da Vinícola Ferreira e realizar o cadastro/login. A compra dos tokens pode ser feita utilizando pix ou boleto, e após a aprovação, o token é disponibilizado na carteira digital do investidor.

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Redação tecflow

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